• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

HAIA é ferramenta para líder conquistar o sucesso, garante professor Macantonio Fabra

A prática do HAIA leva o líder a conquistar o sucesso. Quem afirma é o idealizador da técnica, o professor Marcantonio Fabra. Nesta quinta-feira à noite (2/8), ele foi o convidado do mês de agosto do Ciclo de Palestras Trecsson Business. Durante duas horas, ele falou para um público superior a cem pessoas, que lotou o auditório do Centro de Eventos da Trecsson, localizado no Catuaí Shopping Maringá.

Marcantonio explica que o HAIA é a junção das iniciais das palavras Humildade, Autenticidade, Integridade e Amor. Com mais de trinta anos de experiência, como professor de diversas universidades e instituições de ensino superior, ele destaca que, para vencer e convencer, o líder deve estar consciente das limitações dele; reconhecer e pedir perdão pelos erros; fazer elogios sinceros e, jamais, se apresentar como superior aos demais integrantes das equipes sob o comando dele.

O mestre em Logística Empresarial ressalta que o líder deve ser ele mesmo, agir com naturalidade, e precisa estar presente o tempo todo, desde os passos iniciais da elaboração até o projeto ser concluído. ?O líder não é uma pessoa perfeita. Mas tem que ter uma postura ética, ser verdadeiro, e cultivar e desejar o bem a quem está ao lado dele?, afirma.

As mais de duas décadas de vivência como gerente de projetos de Tecnologia da Informação e na implantação de escritórios de projetos em grandes organizações também convenceram Marcantonio de que entender os perfis dos liderados é vital para se estabelecer vínculos e um canal de comunicação permanente. Para compreender os comportamentos individuais, o professor cita o teste da Dominância Cerebral.

Desenvolvido por Ned Herrmann, nos anos noventa do século passado, o teste classifica os estilos de pensamentos em relação ao lado do cérebro dominante, formando quatro modelos de personalidades. ?A partir deste entendimento, o líder consegue criar ambientes saudáveis, de incentivo ao desenvolvimento, de redução de desperdício e age para minimizar os riscos na execução de projetos?, frisa Marcantonio.

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

A prática do HAIA leva o líder a conquistar o sucesso. Quem afirma é o idealizador da técnica, o professor Marcantonio Fabra.

Trecsson, Business, Ciclo, Palestra, Marcantonio, HAIA, Líder

03/08/2018

https://www.trecsson.com.br/files/

https://www.trecsson.com.br/blog/lideranca/haia-e-ferramenta-para-lider-conquistar-o-sucesso-garante-professor-macantonio-fabra