• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

8 dicas para uma liderança de sucesso

A liderança de sucesso tem um papel fundamental no mundo dos negócios e na administração de empresas, independente do tamanho. Empresas e profissionais estão cada vez mais em busca de informações que possam melhorar as práticas de liderança, porém, não basta apenas se reciclar com o conhecimento disponível se a mudança de atitude não acontecer, de fato, dentro das corporações.

Uma liderança de sucesso só acontece quando você consegue ouvir opiniões e até mesmo mudar o seu ponto de vista, se isso se fizer necessário. As crenças limitantes e os velhos hábitos em torno da liderança precisam ser revistos. As dicas a seguir vão te ajudar a ser um líder que comanda uma equipe eficaz.

1 Respeito

Vivemos em uma época em que as pessoas sabem, ou deveriam saber, sobre seus direitos e deveres como trabalhadores. Não é admissível no ambiente de trabalho que o líder humilhe e ofenda os seus funcionários. Líderes que se comportam como capataz e amedrontam a sua equipe, não são líderes e nem são respeitados.

2 Ouvir

É muito importante saber ouvir os seus colegas e aprender com eles, afinal um líder de sucesso não faz nada sozinho, ele conduz a sua equipe ao melhor resultado. Porém, nunca se esqueça que quem toma as decisões é o líder, é importante saber filtrar as melhores sugestões do grupo, sempre considerando a sua experiência.

3 Foco

Para lidar com pessoas, o líder precisa de foco e saber direcionar a equipe para atingir os resultados que deseja. As pessoas precisam de direção, quanto mais clara forem as metas, melhores serão os resultados alcançados.

4 Avaliar

É função da liderança avaliar os funcionários constantemente e fornecer um feedback para que eles possam saber onde estão acertando e em qual área precisam se empenhar mais. Em outras palavras, o líder deve criar metas e acompanhar de perto a execução das tarefas com o objetivo de atingir essas metas. É importante para o funcionário receber orientações e também elogios, quando pertinentes.

5 Aprender

Esteja aberto ao mundo exterior e disposto a aprender cada vez mais com as novas situações que irão surgir. Ninguém é tão bom que não possa melhorar, estamos sempre em eterno aprendizado e é por meio das novas experiências que se pode aprimorar as competências de líder.

6 Desaprender

Esteja disposto a desaprender e a mudar a sua opinião, um líder eficiente e eficaz ouve as opiniões da sua equipe, fazendo com eles brilhem com você e possam tomar decisões certas e encontrar as melhores respostas. É importante valorizar as conquistas e o líder deve ser o primeiro a confiar na sua equipe.

7 Tenha uma comunicação eficaz

É muito importante no ambiente de trabalho que não haja ruído na comunicação, para que a equipe possa entender o que o líder espera dela. Procure dialogar, trocar informações e ideias e fazer com que os colaboradores se comuniquem entre si. Saiba ouvir e também fazer perguntas poderosas quando achar necessário.

8 Desenvolva capacidades

Perguntas perspicazes, assim como instigar a criatividade ajuda no processo de desenvolvimento e comunicação em equipe. Conheça a necessidade de cada funcionário e promova ações a fim de sanar esses contratempos.

A Trecsson tem um curso de curta duração voltado para quem quer se tornar um líder de sucesso. O curso Ferramenta de Mentoria para Líderes tem como objetivo levar o participante a conhecer o que significa o processo de mentoring e a diferença entre Coaching e Counseling.

Quem realizar o curso da Trecsson irá entender melhor essas ferramentas que ajudam a desenvolver competências fundamentais aos líderes atuais, mostrando as vantagens de se desenvolver como pessoa, equipe e colaborador.

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Você sabe o que é necessário para uma liderança de sucesso? Veja oito dicas que vão te ajudar a ser um líder mais eficaz!

liderança de sucesso

11/09/2019

https://www.trecsson.com.br/files/

https://www.trecsson.com.br/blog/lideranca/8-dicas-para-uma-lideranca-de-sucesso