Whatsapp Icone
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Liderança e Gestão
    7minutos de leitura

    Características de um Líder: Confira quais você possui!

    Foto do autor
    Autor Trecsson

    Líder, umas das palavras mais fortes e bonitas de nossa língua, tem origem celta, e traz como significado aquele que vai na frente. Significa dizer que cabe ao líder de uma empresa, ou de uma pequena equipe, estar à frente da empreitada e motivar para que seus membros o sigam, e façam isso de forma espontânea, por conta própria.

    E para que esta missão de liderar pessoas seja bem sucedida, é necessária uma série de características, e comportamentos, que vão condizer com o cargo conquistado em uma empresa. 

    Estas características brotam para definir uma pessoa altamente qualificada, com uma personalidade íntegra e conhecimento de sobra. Estes elementos fazem de um líder o responsável pelo sucesso profissional de uma equipe.

    Neste artigo veremos quais as características de um líder e como estas acabam criando as condições para que uma empresa seja bem sucedida no mercado.

    Sendo um líder 


    Uma das mais marcantes características de um líder é a sua capacidade em ser democrático, em entender que o trabalho em equipe proporciona muito mais sucesso individual e corporativo, colocando em xeque a ideia de que chefiar uma empresa é centralizar decisões em torno de uma pessoa.

    O líder entende que as suas escolhas e as suas decisões são frutos de uma construção coletiva, e que potencializar e dar brecha para que as qualidades e opiniões de sua equipe sejam expostas é um dos atributos fundamentais para que todos sejam bem sucedidos. Mais vale o sucesso de todos que o fracasso de um.

    Nesse sentido, o líder de equipe é generoso em saber lidar com pessoas, em administrar seus potenciais e suas qualidades, e fazer com que cada um dos membros de sua equipe mostre para o mundo tudo o que de melhor cada um deles possui.

    Um bom líder é paciente 

    Paciência também é característica de um líder de sucesso. Entender que administrar diferentes pessoas, com diferentes potenciais e qualidades, requer um trabalho de paciência, que equilibrado ao trabalho de cumprir prazos e entregar bons trabalhos, traz como resultado uma empresa que tende a ser bem sucedida no mercado.

    A paciência é um dom que os grandes líderes corporativos possuem, pois somente eles entendem que o sucesso é consequência de trabalho árduo, coletivo, e acúmulo de boas e más experiências de trabalho. Compreender que o sucesso momentâneo não deve subir à cabeça é tarefa das pessoas iluminadas com a lâmpada da liderança.

    Reconhecer a qualidade da equipe, eis uma missão 


    Uma das mais ricas características de um líder de sucesso se dá com um comportamento nobre e digno de alguém que merece o sucesso: reconhecer o trabalho de seus comandados.

    Um líder genuíno não carrega em sua bagagem o orgulho e nem tão pouco a vaidade. Saber reconhecer uma grande ideia, uma opinião rica em conteúdo, ou até mesmo uma crítica, demonstra que o líder coloca como princípio fundamental de sua vida a capacidade de crescer sempre e de melhorar, como pessoa, e como profissional.

    Admirar a qualidade de sua equipe é uma característica que eleva o líder de uma empresa, e que fornece uma base mais sólida para que aquele grupo seja bem sucedido como equipe. Não há grande empresa no mundo contemporâneo que negligencie essa característica de valorizar cada membro de uma equipe.

    É referência de liderança

    Não há nada mais frustrante para um funcionário perceber que seu conhecimento sobre o leque de assuntos exigidos na empresa é maior que o de seu líder. Por isso que se torna uma grande característica de um líder essa sede de conhecimento. O líder ama o conhecimento, deseja a constante capacitação, e sente prazer em consumir informação, em consumir notícias, e se alimentar de conhecimento.

    Não há nada mais incentivador para uma equipe que saber que à frente desta há alguém capaz, que demonstra dominar por completo o trabalho, mas que ainda assim é humilde o suficiente para pedir ajuda de sua equipe, e oferecer palco para que cada um dos funcionários tenha seu momento de brilho.

    Assim, o líder, além de referência de conhecimento, é também o responsável por trazer a todo o momento as novidades que o mercado busca. Se atualizar é um pré-requisito, porém querer estar a frente do seu tempo é algo que diferencia um líder de sucesso de alguém que somente exerce o cargo semântico de liderança.

    Possui um propósito