• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Características de um Líder: Confira quais você possui!

Líder, umas das palavras mais fortes e bonitas de nossa língua, tem origem celta, e traz como significado aquele que vai na frente. Significa dizer que cabe ao líder de uma empresa, ou de uma pequena equipe, estar à frente da empreitada e motivar para que seus membros o sigam, e façam isso de forma espontânea, por conta própria.

E para que esta missão de liderar pessoas seja bem sucedida, é necessária uma série de características, e comportamentos, que vão condizer com o cargo conquistado em uma empresa. 

Estas características brotam para definir uma pessoa altamente qualificada, com uma personalidade íntegra e conhecimento de sobra. Estes elementos fazem de um líder o responsável pelo sucesso profissional de uma equipe.

Neste artigo veremos quais as características de um líder e como estas acabam criando as condições para que uma empresa seja bem sucedida no mercado.



Sendo um líder 

Uma das mais marcantes características de um líder é a sua capacidade em ser democrático, em entender que o trabalho em equipe proporciona muito mais sucesso individual e corporativo, colocando em xeque a ideia de que chefiar uma empresa é centralizar decisões em torno de uma pessoa.

O líder entende que as suas escolhas e as suas decisões são frutos de uma construção coletiva, e que potencializar e dar brecha para que as qualidades e opiniões de sua equipe sejam expostas é um dos atributos fundamentais para que todos sejam bem sucedidos. Mais vale o sucesso de todos que o fracasso de um.

Nesse sentido, o líder de equipe é generoso em saber lidar com pessoas, em administrar seus potenciais e suas qualidades, e fazer com que cada um dos membros de sua equipe mostre para o mundo tudo o que de melhor cada um deles possui.

Um bom líder é paciente 

Paciência também é característica de um líder de sucesso. Entender que administrar diferentes pessoas, com diferentes potenciais e qualidades, requer um trabalho de paciência, que equilibrado ao trabalho de cumprir prazos e entregar bons trabalhos, traz como resultado uma empresa que tende a ser bem sucedida no mercado.

A paciência é um dom que os grandes líderes corporativos possuem, pois somente eles entendem que o sucesso é consequência de trabalho árduo, coletivo, e acúmulo de boas e más experiências de trabalho. Compreender que o sucesso momentâneo não deve subir à cabeça é tarefa das pessoas iluminadas com a lâmpada da liderança.

Reconhecer a qualidade da equipe, eis uma missão 


Uma das mais ricas características de um líder de sucesso se dá com um comportamento nobre e digno de alguém que merece o sucesso: reconhecer o trabalho de seus comandados.

Um líder genuíno não carrega em sua bagagem o orgulho e nem tão pouco a vaidade. Saber reconhecer uma grande ideia, uma opinião rica em conteúdo, ou até mesmo uma crítica, demonstra que o líder coloca como princípio fundamental de sua vida a capacidade de crescer sempre e de melhorar, como pessoa, e como profissional.

Admirar a qualidade de sua equipe é uma característica que eleva o líder de uma empresa, e que fornece uma base mais sólida para que aquele grupo seja bem sucedido como equipe. Não há grande empresa no mundo contemporâneo que negligencie essa característica de valorizar cada membro de uma equipe.

É referência de liderança

Não há nada mais frustrante para um funcionário perceber que seu conhecimento sobre o leque de assuntos exigidos na empresa é maior que o de seu líder. Por isso que se torna uma grande característica de um líder essa sede de conhecimento. O líder ama o conhecimento, deseja a constante capacitação, e sente prazer em consumir informação, em consumir notícias, e se alimentar de conhecimento.

Não há nada mais incentivador para uma equipe que saber que à frente desta há alguém capaz, que demonstra dominar por completo o trabalho, mas que ainda assim é humilde o suficiente para pedir ajuda de sua equipe, e oferecer palco para que cada um dos funcionários tenha seu momento de brilho.

Assim, o líder, além de referência de conhecimento, é também o responsável por trazer a todo o momento as novidades que o mercado busca. Se atualizar é um pré-requisito, porém querer estar a frente do seu tempo é algo que diferencia um líder de sucesso de alguém que somente exerce o cargo semântico de liderança.

Possui um propósito 


Todo grande líder tem uma visão inspiradora. Essa visão, esse propósito, quando compartilhado com a sua equipe, tem a proeza de fisgar muitos, e fazer com que estes sigam rumo a este propósito. O líder bem sucedido é aquele que faz a sua equipe desejar trabalhar em benefício da empresa, que consegue implantar na cabeça de cada membro o desejo de contribuir para o crescimento daquele projeto.

E para ter sucesso contínuo o líder sempre terá que manter essa conexão entre o propósito e sua equipe. Mesmo que precise dialogar inúmeras vezes com cada um dos colaboradores, o líder nunca desiste de convencer espontaneamente sua equipe a abraçar o projeto.

Desenvolve habilidades de sua equipe 

O líder dedica tempo e esforços para reforçar e potencializar as habilidades individuais que membro de sua equipe possui, e também não mede esforços para que as habilidades coletivas sejam aperfeiçoadas cada vez mais.

Ele entende que incentivar potenciais traz como consequências uma equipe mais capaz e funcionários constantemente dedicados a crescerem, como indivíduos e como coletividade.

O líder transforma um grupo de pessoas em uma equipe

 

Sim, uma das características mais poderosas de alguém em cargo de liderança é a de transformar um grupo de indivíduos diversos, com pensamentos e características plurais, em uma equipe homogênea, com uma meta ou um objetivo a ser alcançado.

Fazer esta equipe lutar pelo objetivo estipulado pelo seu líder é uma das maiores conquistas de alguém nesta função. Para que isso aconteça é necessário que o profissional seja admirado pela equipe, e esta admiração é consequência de um comportamento condizente com valores éticos e morais.

Liderar é exercer a ética 

Ser ético é um dos principais fundamentos de um líder de equipe. A admiração, característica básica para que o líder ganhe a sua equipe, só é conquistada se todos entenderem que aquela pessoa referência é também um modelo de ética, e que carrega valores morais desejados por todos nós.

Se comunica de forma clara 

Uma das principais definições de uma liderança empresarial é dada pela arte de se comunicar claramente. Sim, o líder é aquele que consegue se fazer entender de imediato. É aquele que não deixa margem para entendimentos confusos e que por conta disso faz da comunicação uma arte das mais desejadas por todos.

Leia também:

7 dicas para se comunicar melhor com sua equipe.


Apaga incêndios 


Muitos definem o líder como aquele que consegue evitar incêndios dentro da empresa. Pois bem, um líder também é aquele que consegue apagar tais incêndios. Saber contornar problemas, resolver obstáculos e gerenciar crises são características das mais dignificantes para o líder de uma empresa.

O mercado ama tal comportamento em alguém em cargo de liderança, e recompensa de forma justa quando consegue encontrar alguém com este perfil no mundo empresarial.

Sendo criativo, sendo bem sucedido 

Tomar decisões rápidas nem sempre marca a vida de um líder, pois um de seus preceitos é justamente ouvir a sua equipe, dentro de um sistema de democracia, que faz de uma ação mais confiável e correta.

Porém cabe ao líder ser criativo o suficiente para em momentos desafiadores conseguir apresentar respostas imediatas, e eficazes. Para que o líder tome decisões monocráticas e ainda assim consiga o apoio e a admiração de sua equipe é necessário que ele use toda a sua criatividade e que transborde essa característica para seus comandados.

Oferece feedback à sua equipe 


Forneça sempre informações sobre as ações desenvolvidas por sua equipe e por cada funcionário individualmente. Este detalhe que aparentemente passa despercebido é dos mais relevantes, e faz com que a sua liderança seja considerada saudável pelos seus funcionários. 

É uma peça rara 

Por fim, para ter sucesso em um trabalho de liderança de pessoas, é importante que o líder se mostre peça rara no mercado. É desejável que ele demonstre ser dos poucos, ou único, dentro daquela corporação, que entende o organismo que é uma empresa. Também é importante fazer todos entenderem que a sua presença agrega sobremaneira o trabalho coletivo.

A presença de um líder deve ser sempre notada e admirada e tomada como referência para que estes um dia sejam líderes também.

Leia também:

8 dicas para uma liderança de sucesso.

Inteligência emocional e liderança formam equipes de sucesso!

Tipos de liderança organizacional que fazem total diferença na empresa.

Conclusão

Dentre todas as características de um líder, a mais importante é o desejo pelo conhecimento. Nada melhor que um líder que estuda, que se qualifica, e que se inscreve em cursos de pós-graduação, especialização ou MBA. Um líder só consegue liderar uma equipe se tiver conhecimento e capacidade suficiente para fazer um grupo de pessoas comprarem a sua ideia. 

E ai, gostou de saber quais são as características que definem um líder? Para um maior entendimento, sugerimos que leiam o artigo que diferencia um chefe de um líder.


Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Dentre as principais características de um líder, estão a paciência, ética, visão inovadora e sede de conhecimento. Confira todas as características neste conteúdo.

Características de um Líder

19/05/2021

https://www.trecsson.com.br/files/blog/6ea2ef7311b482724a9b7b0bc0dd85c6/desktop_1103466232.jpg

https://www.trecsson.com.br/blog/lideranca/caracteristicas-de-um-lider