Whatsapp Icone
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Liderança e Gestão
    6minutos de leitura

    Inteligência emocional e liderança formam equipes de sucesso!

    Autor Lídia

    Inteligência emocional e liderança são duas características profissionais que se completam, ou seja, líderes que possuem inteligência emocional, possuem empatia pelo próximo, o que reflete diretamente em suas decisões.

    Não é nada fácil lidar com a emoção de toda a equipe, tendo em vista o ritmo acelerado em que vivemos no ambiente de trabalho. Contudo, quando falamos em liderança, essa característica é crucial que impacta no sucesso da empresa.

    Confira a seguir, qual é a forte relação entre inteligência emocional e liderança. Saiba como aprimorar essas duas principais habilidades do futuro!




    Inteligência emocional e liderança para líderes resilientes

    Qual tipo de líder você é? Aquele que todos respeitam, pois têm medo de perder o emprego ou é considerado o líder amigo de todos?

    Em caso de eventuais problemas, como você se comporta? Transforma tudo em um verdadeiro caos para finalizar a demanda ou motiva todos a passarem por cima dos desafios e atingirem os objetivos?

    Em um ambiente organizacional dinâmico, os colaboradores são diariamente expostos à diversas situações estressantes. Justamente por isso que o líder precisa ser resiliente, capaz de isolar as emoções e jamais agir sem pensar, pois, isso impacta negativamente no ambiente de trabalho.

    O que é a Inteligência Emocional?

    Para dar início a essa explanação, precisamos colocar em pauta que um líder de excelência nunca deixa seus problemas pessoais afetarem seu desempenho profissional. Ao contrário, possui autoconfiança suficiente para encontrar solução para qualquer desafio do dia a dia da sua profissão.

    De modo geral, a inteligência emocional é um conceito da psicologia e uma habilidade que capacita o líder a compreender e administrar melhor suas emoções. Da mesma forma, sabe interpretar e se preocupa com os sentimentos daqueles que estão à sua volta.

    É, portanto, uma característica fundamental para todos que estão em qualquer nível de uma empresa, mas é de suma importância para quem ocupa o cargo de liderança e gestão de pessoas.

    Imagine: qual perfil tem mais chances de prosperidade na carreira profissional? Aquele que transmite todo o estresse para a equipe em momentos de pressão ou aquele que calmamente avalia a situação e lidera a equipe, garantindo resultados de sucesso?

    Em resumo, podemos compreender o conceito de Inteligência emocional, identificando as seguintes habilidades complementares:

    • Automotivação no trabalho e na vida pessoal? Gestão de emoções? Interpretação emocional? Empatia de sentimentos? Excelência em relacionamentos interpessoais

    Como desenvolver a inteligência emocional com foco em liderança

    Como você já deve ter em mente, a primeira coisa a fazer é desenvolver o autoconhecimento. Não há como tentar ajudar o próximo se você não compreende a si mesmo.

    Líderes emocionalmente inteligentes transpassam para os liderados um ambiente seguro e conforto para assumir riscos, sugerir ideias e, acima de tudo, expressar de forma construtiva suas opiniões.

    Isso irá impactar diretamente na cultura organizacional da empresa, a qual trabalhar em equipe não seja apenas mais uma obrigação, mas sim a vontade de fazer a diferença. Essa é a motivação de colaboradores que uma empresa precisa para alavancar sucesso.

    A partir do momento em que o gestor reconhece o comportamento emocional da equipe, poderá atuar melhor como um agente de mudança dentro da empresa. Assim, será muito mais fácil prever a reação do time frente a mudanças, planejando e formulando os melhores caminhos para isso acontecer.

    Neuroliderança para processos de máxima performance!

    Muitos são os desafios impostos pelo ambiente corporativo: pressões geradas pelo competitivo mercado de trabalho, grande fluxo de informações, aumento de demandas etc.

    Nesse cenário, surge a neuroliderança como peça-chave para auxiliar os líderes a formularem um processo de alta performance e desempenho de produtividade. A neuroliderança visa aliar as práticas da psicologia humana com ações profissionais da liderança, treinamento de gestores, gestão da mudança, educação e coaching.

    A Trecsson oferece um curso de curta duração sobre Neuroliderança e Inteligência emocional que tem como objetivo preparar os gestores para uma carreira de forte impacto, auxiliando no desenvolvimento pessoal e profissional do aluno.

    Como você pôde perceber, a inteligência emocional e liderança andam de mãos dadas e são essenciais para que um líder consiga exercer plenamente sua função. E você, já está preparado?

    Compartilhar:

    Artigos Semelhantes

    Ferramentas de gestão de pessoas: 10 estratégias para liderar
    Liderança e Gestão
    8 minutos de leitura

    Ferramentas de gestão de pessoas: 10 estratégias para liderar

    Com as evoluções acontecendo do mundo corporativo, foram surgindo ferramentas de gestão de pessoas para auxiliar líderes a alcançar ambientes mais produtivos. Confira 10 estratégias que o ajudarão a extrair o melhor de sua equipe.

    Ler artigo
    Formação de líderes: Prepare seus colaboradores para liderar!
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    Formação de líderes: Prepare seus colaboradores para liderar!

    Sua empresa precisa desenvolver um processo de formação de líderes. O mercado mudou, os desafios mudaram e a necessidade de novos líderes surgiu. Confira!

    Ler artigo
    Características de um Líder: Confira quais você possui!
    Liderança e Gestão
    7 minutos de leitura

    Características de um Líder: Confira quais você possui!

    Dentre as principais características de um líder, estão a paciência, ética, visão inovadora e sede de conhecimento. Confira todas as características neste conteúdo e veja quais você possui.

    Ler artigo
    Diferença entre líder e chefe: Qual perfil você se encaixa?
    Liderança e Gestão
    7 minutos de leitura

    Diferença entre líder e chefe: Qual perfil você se encaixa?

    Saber exatamente a diferença entre líder e chefe é primordial para entender mudanças e evoluir num ambiente de trabalho. Neste conteúdo detalhamos as diferenças entre essas duas personalidades do mundo empresarial. Confira qual é o seu perfil.

    Ler artigo
    Líder de equipe: Como ter sucesso em liderar pessoas
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    Líder de equipe: Como ter sucesso em liderar pessoas

    Um bom líder de equipe possui comportamentos típicos que podem ser observados através das grandes empresas de sucesso. Neste post você verá quais são essas características e como você pode replicar em sua carreira.

    Ler artigo
    4 Erros que o (a) Sucessor (a) deve evitar se quer se tornar um (a) Gestor (a) de Sucesso no negócio da Família
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    4 Erros que o (a) Sucessor (a) deve evitar se quer se tornar um (a) Gestor (a) de Sucesso no negócio da Família

    Confira neste artigo escrito por nossa especialista Julia Cavalheri Tittoto, 4 erros que você deve evitar ao assumir o negócio de família, claro, se você quiser ser um gestor (a) de sucesso.

    Ler artigo
    Ver todos os artigos