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Qualidades de um bom profissional: Conheça as Principais

Há no imaginário das pessoas aquela ideia romântica que o bom profissional nunca terá problemas em encontrar bons empregos nesse mundo. Exageros à parte, o certo é que qualquer empresa deseja ter em sua equipe um colaborador qualificado, com uma série de características que o torna indispensável para o negócio crescer ou se manter no topo. 

Nesse artigo veremos quais são as qualidades de um bom profissional. Uma peça rara no mercado, desejado pelos RH de muitas empresas, e que possui uma probabilidade muito maior de permanecer trabalhando por muito tempo, sendo promovido de cargo, inclusive.

Qualidades de um bom profissional 


São inúmeras as características que fazem de um profissional alguém desejado por uma empresa, que se destaca na multidão e que possui muito mais chances de crescer no seu ambiente de trabalho. 

Temos as qualidades que são essenciais:

Capacitação técnica específica 

Sim, de nada adianta um profissional possuir dezenas de qualidades pessoais se a principal, a sua capacidade de realizar bem a sua função, não é feita de modo correto. 

Se você não tiver as condições necessárias para realizar aquele trabalho desejado então dificilmente você será bem sucedido no seu objetivo de ser um bom profissional. E como você consegue ser capacitado para a sua função: com uma boa formação, técnica ou acadêmica, com cursos de MBA e Pós-graduação, de mestrado, e cursos de capacitação técnicas contínuas. 

A capacidade que um colaborador tem para se atualizar permanentemente será a chave de seu sucesso numa empresa.

Capacidade de aprender continuamente 

É muito difícil uma empresa recrutar um profissional perfeito, sem margem alguma para melhora. Pensando nisso, uma das qualidades mais desejadas por empreendedores e líderes para o seu quadro de funcionários é a capacidade de aprendizado que eles devem possuir. 

Conseguir aprender diariamente, com erros e acertos, com observação e cursos de capacitação, com estudo e com conversas. O bom profissional consegue aproveitar cada momento de trabalho para aprender algo novo, que o melhor como profissional e como pessoa.

Visão global 

Além da capacidade técnica e capacidade de aprendizado, uma das qualidades mais valorizadas atualmente é a de visão global, ou seja, o colaborador consegue - além de ser bom no que faz - compreender como o seu trabalho impacta no todo dentro do ambiente daquela empresa. 

Conseguir enxergar esse quadro mais geral é um diferencial que faz de qualquer profissional alguém muito qualificado. O profissional que possui esta visão global de sua função para a empresa consegue se comunicar melhor com os outros colaboradores, além de seus superiores.

Capacidade de trabalhar em grupo 

Uma das características que mais fazem mal aos profissionais dentro do ambiente de trabalho é o individualismo exacerbado e o egoísmo. 

Sendo assim, toda empresa valoriza muito a capacidade que um colaborador tem em trabalhar em grupo e entender que o coletivo sempre se sobrepõe ao individual. Se uma empresa vai bem, todos vão bem. 

Porém, mesmo que você tenha uma atuação técnica impecável, se a empresa não seguir este ritmo, todos caem igualmente. Ou seja, brigue pela empresa, pelo seu ambiente de trabalho, e pelos seus colegas colaboradores. 

Muito conhecimento específico e geral 

Estamos na era da informação e quem não se atualiza constantemente se perde. É com essa ideia em mente que uma das qualidades mais exigidas por recrutadores é o conhecimento de mundo e de seu trabalho. 

Óbvio que na hierarquia o conhecimento que você possui da sua função fica em primeiro lugar. Mas não se engane: cada vez mais empresas exigem que seus funcionários, sobretudo os que possuem cargos mais estratégicos, possuam conhecimento de mundo, e saiba o que está acontecendo ao redor, no campo social, cultural, econômico e político. 

Como representante da empresa, você deve dominar os assuntos que a sua função exige, porém deve também ter conhecimentos mais gerais, para que essa representação seja digna para a empresa que paga o seu salário.

Domine tecnologias e redes sociais 

Estamos na era digital, onde uma palavra dita de forma errada numa rede social pode estragar a imagem da empresa que você representa. 

Assim, qualquer empresa deseja um funcionário que tenha a qualidade de compreender a importância que as redes sociais possuem hoje em dia no mundo e no universo profissional. 

Além disso, entender novas tecnologias será um dos grandes diferenciais para o mercado de trabalho no futuro próximo.

Saber se comunicar através da fala e da escrita 

Não interessa o cargo que você possua, se você de alguma forma representa uma empresa, então saber se comunicar é uma qualidade muito desejada por gestores. 

Ter alguém com uma escrita e uma comunicação oral impecáveis é o sonho de qualquer empresa, então você deve ao menos trabalhar para chegar a um nível satisfatório, que eleve a marca que você representa tanto no ambiente de trabalho quanto fora dele. 

Saber ler, escrever, falar e interpretar lhe fornece um diferencial gigantesco dentro do mercado de trabalho atualmente. Certamente esta é uma das qualidades mais admiráveis por todos que vivenciam uma corporação.

Ter autoconfiança 

Autoconfiança é uma qualidade que o dia a dia na empresa pode ajudar a potencializar, mas vai depender muito de você se permitir crescer e amadurecer esta qualidade dentro de sua personalidade. 

Empresas querem funcionários que tenham confiança em si, pois este é o passo inicial para que um colaborador seja capacitado e qualificado para aquela função escolhida. 

Alimente sempre esta qualidade em você, seja através de um trabalho psicológico, seja através de capacitações profissionais, de especialização, de cursos e de experiências diversas acumuladas através do tempo. 

A autoconfiança está ligada à sua capacidade e ao seu conhecimento adquirido, então busque sempre crescer para que a sua autoconfiança seja observada facilmente por gestores e líderes.

Ter inteligência emocional 

Uma das qualidades que vem se mostrando essencial nestes novos tempos de tensão e pressão contínua é a inteligência emocional. O colaborador que conseguir apresentar uma capacidade de gerir suas funções de modo equilibrado e de resolver problemas com inteligência emocional, não se deixando abater com os obstáculos que certamente aparecerão, terá muita vantagem para conseguir e para manter o emprego. 

Além disso, em processos de promoção de cargo, um dos aspectos mais observados por líderes na escolha é o de inteligência emocional. Quanto mais equilibrado você for, mais chance terá de crescer profissionalmente.

Proatividade 

Se você for um daqueles colaboradores que fica esperando receber ordens para realizar suas funções, e espera receber sugestões para realizar qualquer trabalho extra que melhore a produtividade de seu trabalho, então você terá menos chances de crescer como profissional, além de não estar no topo da lista na hora das promoções. 

Ser proativo é uma exigência desse novo mundo, repleto de novidades diárias e com muitos imprevistos na rotina de uma empresa. Seja alguém que pense de maneira autônoma e rápida, e sempre que achar necessário tome iniciativas que vá de encontro aos interesses da empresa. 

Ter a capacidade de tomar decisões que visam beneficiar o coletivo, a empresa e seus colegas, é uma das qualidades mais comemoradas por gestores, pois revela que ali habita um potencial líder.

Ser fornecedor de soluções e não de problemas

Sim, toda e qualquer empresa deseja um funcionário que traga soluções e não problemas. Isso não significa que problemas não acontecerão, porém o modo como você lida com eles vai mostrar que tipo de profissional você se tornou. 

Se você é daqueles que cresce com os problemas, que ganha conhecimento e que, sobretudo, busca resolvê-los, então você está preparado para ser um ótimo funcionário. 

Agora se você for daqueles que só reclama dos problemas e procura os culpados, então o seu perfil é um dos menos interessantes para trabalhos em grupo.

Outras qualidades desejadas para um bom profissional 


Se você achou que terminamos por aqui, saiba que há muitas outras qualidades de um bom profissional desejadas por gestores para preencher seus quadros de funcionários numa empresa.

Bom humor 

Ter bom humor facilita muito a capacidade de comunicação e também para lidar com os problemas do dia a dia da empresa. Tenha a capacidade de rir e de criar um ambiente de trabalho saudável, com reforço positivo e com energias otimistas.  

Responsabilidade 

Parece óbvio, mas ser responsável é uma qualidade muito desejada no mercado de trabalho. Ser responsável com horários, entregas e metas faz de você um colaborador acima da média atualmente. 

Seja original 

Busque sempre ser original, seja nas suas funções, seja no ambiente de trabalho. Não busque copiar outras pessoas, mesmo que seus exemplos sejam bons. O mais adequado é você construir a sua identidade ao longo da vida e se mostrar alguém único. 

Seja criativo 

Criatividade é uma qualidade rara no mercado, então se você possui, potencialize ao máximo, e se você ainda não tem, então busque formas de exercitar a criatividade que existe dentro de você.


Conclusão 

São dezenas e centenas de qualidades que fazem de você um profissional qualificado e desejado no mercado de trabalho. Busque entender quais são os seus potenciais e desenvolva-os. Além disso, busque melhorar onde há margem para isso e queira sempre ser alguém melhor. 


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