Quais as diferenças entre MBA e Pós Graduação?
Muitas pessoas não sabem quais as diferenças entre MBA e Pós-Graduação, títulos de alguns dos cursos oferecidos por diversas instituições, como a Trecsson Business FGV.
Essas dúvidas acontecem por diversos motivos, dentre os quais destaca-se o fato de ainda ser relativamente nova a consolidação de cursos de Pós-Graduação no Brasil, além de sua natural elitização, problema que somente agora vem sendo resolvido com a ainda inicial popularização do ensino superior como um todo.
Há também dúvidas sobre os conceitos que cada termo carrega, como stricto sensu, lato sensu, MBA, dentre outros. Esses termos, que antes eram artigos de luxo para quem os faziam, se mostram hoje em dia mais que necessários para o profissional que pretende ser bem sucedido no mundo empresarial, ou acadêmico.
Academia x Mercado
O Mestrado e o Doutorado acabam se adequando mais aos profissionais que possuem um interesse maior em permanecer no ambiente acadêmico, trabalhando como professores ou pesquisadores (mas não somente isso), enquanto que as especializações, como o MBA, por exemplo, possuem um viés mais de mercado, produzindo conhecimento direcionado ao mundo empresarial.
E aqui vale um destaque especial para o MBA, que seria o "Master in Business Administration", ou traduzindo, o Mestrado em Administração de Empresas. Mas se o MBA carrega em sua nomenclatura a palavra Mestrado, porque ela não é considerada stricto sensu? Bem, esta é uma peculiaridade do Brasil, que readequou este tipo de curso, tornando-o uma especialização lato sensu.
É por conta destes detalhes que este artigo se mostra importante, para deixar bem claras as diferenças entre os termos mais comuns e o que significa cada um deles, para que assim você consiga aproveitar melhor a leitura e planejar o seu ingresso em um curso superior com mais sabedoria.
Posto isso, vamos retornar ao ponto inicial.