Whatsapp Icone
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Cursos
    6minutos de leitura

    7 competências cruciais que o MBA em Gestão de Agronegócio desenvolve

    Autor Lídia

    Em todo segmento de negócio, a gestão é um fator determinante para o sucesso. Quando falamos em um MBA em Gestão de Agronegócio, já podemos esperar um grande crescimento no ramo, uma vez que os conhecimentos adquiridos são aprofundados e práticos com foco nos principais desafios do setor.

    É por meio de uma gestão de qualidade que o profissional poderá visionar grandes oportunidades, monitorar as mudanças de mercado e possíveis ameaças que possam dificultar a atuação da empresa.

    Veja a seguir 7 competências fundamentais para um gerenciamento de excelência do agronegócio!

    >> Conheça a importância da gestão no agronegócio

    7 competências desenvolvidas por um MBA em Gestão de Agronegócio

    1 - Aplicação tecnológica para aumento da produtividade

    O agronegócio envolve uma vasta e complexa rede de produção, distribuição e revenda. A gestão de todo esse processo traz inúmeros desafios, dentre eles, a estabilização e o aumento da produtividade.

    Para a otimização, a maioria das empresas de produção agropecuária utilizam conceitos tecnológicos. Isso ajuda muito na prevenção de perdas na produção e aumento da produção diária.

    Conhecimentos práticos em gestão de agronegócio irão ajudar o gestor a aplicar melhor os recursos tecnológicos, com o objetivo de trazer maior efetividade no cumprimento das metas e objetivos.

    2 - Gestão de custos e finanças

    Para que o agronegócio se torne competitivo e rentável no mercado de hoje, deve existir um direcionamento inteligente, no que diz respeito à gestão de custos e finanças.

    Há uma necessidade em alinhar as informações financeiras, custos operacionais com os objetivos de lucratividade e produtividade. Um gestor atento, sabe identificar os desafios, os riscos de todos os processos e modificá-los para garantir os padrões de competitividade.

    3 - Gestão de pessoas com foco em competências

    Dentre os principais desafios do agronegócio, a gestão de pessoas é o principal gargalo. Afinal, é por meio de um trabalho em equipe que os objetivos são alcançados.

    Uma empresa de produção agropecuária não precisa apenas de um time preparado, com conhecimentos técnicos. A gestão de pessoas estratégica ajuda a identificar competências compatíveis com os principais objetivos como o aumento da produtividade e rentabilidade do agronegócio.

    4 - Logística empresarial no agronegócio

    O MBA em Gestão do Agronegócio desenvolve a competência de lidar com a logística empresarial do setor. A logística empresarial surgiu da necessidade de melhorar processos operacionais com o objetivo de gerar eficiência da produção com menos custos.

    Quanto mais complexa se torna a atividade do agronegócio, maior a necessidade de controlar todas as etapas do processo produtivo. Dentre os principais pontos de atuação da logística empresarial no agronegócio podemos citar:

    • Logística de suprimentos;
    • Logística de apoio à produção agropecuária;
    • Logística de distribuição.

    É, portanto, fundamental para que a empresa tenha maior produtividade, que os produtos sejam entregues dentro do prazo e, acima de tudo, com alta qualidade.

    5 - Marketing e gestão de vendas

    Uma vez que o gestor adere às práticas tecnológicas, fica cada vez mais importante a aquisição de conhecimentos sólidos em Marketing e Gestão de Vendas.

    A gestão do agronegócio aliada ao marketing potencializa as vendas, mantém os clientes bem informados, trabalha o pós-venda e estreita o relacionamento com o consumidor, além de aumentar o reconhecimento da empresa.

    6 - Controle e previsibilidade

    Qualquer empresa que almeja um crescimento contínuo jamais conseguirá se manter rentável sem controle e previsibilidade.

    Fatores como condições climáticas e pragas podem arruinar toda a produção e é nesse cenário que a gestão se faz primordial. O gestor ajudará o negócio a se manter forte e saudável mesmo diante desses grandes desafios.  

    7 - Planejamento de metas a longo prazo

    Um dos maiores benefícios em investir na gestão do agronegócio é a possibilidade de fazer planos e previsões futuras. Tendo em mente um monitoramento constante do setor financeiro com expectativas de produção é possível identificar momentos de crise, implementar soluções preventivas e planejar ações otimizando recursos em um espaço de tempo determinado.

    Gostou de conhecer quais são as principais competências desenvolvidas por um MBA em Gestão de Agronegócio? Então, conheça o impacto de um MBA no mercado de agronegócio atual

    Compartilhar:

    Artigos Semelhantes

    Lato Sensu e Stricto Sensu: Diferenças, Conceitos e exemplos
    Cursos
    7 minutos de leitura

    Lato Sensu e Stricto Sensu: Diferenças, Conceitos e exemplos

    As diferenças de Lato Sensu e Stricto Sensu, é uma dúvida muito comum para quem deseja dar continuidade em seus estudos. Veja suas diferenças.

    Ler artigo
    MBA live ou MBA online: entenda as diferenças!
    Cursos
    4 minutos de leitura

    MBA live ou MBA online: entenda as diferenças!

    Sem dúvidas, a internet revolucionou a forma como adquirimos novos conhecimentos. Diante desse cenário, as Instituições de Ensino enxergaram novas possibilidades e foi aí que surgiu a modalidade de MBA online. Confira!

    Ler artigo
    Pós-Graduação e MBA fazem alguma diferença no mercado de trabalho?
    Cursos
    5 minutos de leitura

    Pós-Graduação e MBA fazem alguma diferença no mercado de trabalho?

    Pós-Graduação e MBA tem sido o diferencial que as organizações buscam nos profissionais. Veja como a especialização destaca você em sua área de atuação.

    Ler artigo
    Por que fazer uma Pós-Graduação?
    Cursos
    4 minutos de leitura

    Por que fazer uma Pós-Graduação?

    Fazer uma pós-graduação pode trazer vários benefícios para você e sua carreira, por isso, listaremos aqui alguns motivos para você começar logo aquele curso que anda esperando!

    Ler artigo
    5 motivos para estudar na FGV
    Cursos
    4 minutos de leitura

    5 motivos para estudar na FGV

    É sempre importante buscar referências da instituição de ensino onde quer estudar, afinal isso impactará no seu desenvolvimento, além de trazer um peso maior no seu currículo.

    Ler artigo
    Por que fazer um curso de Gestão Empresarial?
    Cursos
    4 minutos de leitura

    Por que fazer um curso de Gestão Empresarial?

    Independentemente da sua área de formação inicial, ou seja, a área da sua graduação, você pode dar continuidade aos seus estudos focando na carreira que quer estabelecer.

    Ler artigo
    Ver todos os artigos