Whatsapp Icone Atendimento Online
Perfil
Trecsson Online
Atendente está digitando...
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Cursos
    6minutos de leitura

    7 competências cruciais que o MBA em Gestão de Agronegócio desenvolve

    Autor Lídia

    Em todo segmento de negócio, a gestão é um fator determinante para o sucesso. Quando falamos em um MBA em Gestão de Agronegócio, já podemos esperar um grande crescimento no ramo, uma vez que os conhecimentos adquiridos são aprofundados e práticos com foco nos principais desafios do setor.

    É por meio de uma gestão de qualidade que o profissional poderá visionar grandes oportunidades, monitorar as mudanças de mercado e possíveis ameaças que possam dificultar a atuação da empresa.

    Veja a seguir 7 competências fundamentais para um gerenciamento de excelência do agronegócio!

    >> Conheça a importância da gestão no agronegócio

    7 competências desenvolvidas por um MBA em Gestão de Agronegócio

    1 - Aplicação tecnológica para aumento da produtividade

    O agronegócio envolve uma vasta e complexa rede de produção, distribuição e revenda. A gestão de todo esse processo traz inúmeros desafios, dentre eles, a estabilização e o aumento da produtividade.

    Para a otimização, a maioria das empresas de produção agropecuária utilizam conceitos tecnológicos. Isso ajuda muito na prevenção de perdas na produção e aumento da produção diária.

    Conhecimentos práticos em gestão de agronegócio irão ajudar o gestor a aplicar melhor os recursos tecnológicos, com o objetivo de trazer maior efetividade no cumprimento das metas e objetivos.

    2 - Gestão de custos e finanças

    Para que o agronegócio se torne competitivo e rentável no mercado de hoje, deve existir um direcionamento inteligente, no que diz respeito à gestão de custos e finanças.

    Há uma necessidade em alinhar as informações financeiras, custos operacionais com os objetivos de lucratividade e produtividade. Um gestor atento, sabe identificar os desafios, os riscos de todos os processos e modificá-los para garantir os padrões de competitividade.

    3 - Gestão de pessoas com foco em competências

    Dentre os principais desafios do agronegócio, a gestão de pessoas é o principal gargalo. Afinal, é por meio de um trabalho em equipe que os objetivos são alcançados.

    Uma empresa de produção agropecuária não precisa apenas de um time preparado, com conhecimentos técnicos. A gestão de pessoas estratégica ajuda a identificar competências compatíveis com os principais objetivos como o aumento da produtividade e rentabilidade do agronegócio.

    4 - Logística empresarial no agronegócio

    O MBA em Gestão do Agronegócio desenvolve a competência de lidar com a logística empresarial do setor. A logística empresarial surgiu da necessidade de melhorar processos operacionais com o objetivo de gerar eficiência da produção com menos custos.

    Quanto mais complexa se torna a atividade do agronegócio, maior a necessidade de controlar todas as etapas do processo produtivo. Dentre os principais pontos de atuação da logística empresarial no agronegócio podemos citar:

    • Logística de suprimentos;
    • Logística de apoio à produção agropecuária;
    • Logística de distribuição.

    É, portanto, fundamental para que a empresa tenha maior produtividade, que os produtos sejam entregues dentro do prazo e, acima de tudo, com alta qualidade.

    5 - Marketing e gestão de vendas

    Uma vez que o gestor adere às práticas tecnológicas, fica cada vez mais importante a aquisição de conhecimentos sólidos em Marketing e Gestão de Vendas.

    A gestão do agronegócio aliada ao marketing potencializa as vendas, mantém os clientes bem informados, trabalha o pós-venda e estreita o relacionamento com o consumidor, além de aumentar o reconhecimento da empresa.

    6 - Controle e previsibilidade

    Qualquer empresa que almeja um crescimento contínuo jamais conseguirá se manter rentável sem controle e previsibilidade.

    Fatores como condições climáticas e pragas podem arruinar toda a produção e é nesse cenário que a gestão se faz primordial. O gestor ajudará o negócio a se manter forte e saudável mesmo diante desses grandes desafios.  

    7 - Planejamento de metas a longo prazo

    Um dos maiores benefícios em investir na gestão do agronegócio é a possibilidade de fazer planos e previsões futuras. Tendo em mente um monitoramento constante do setor financeiro com expectativas de produção é possível identificar momentos de crise, implementar soluções preventivas e planejar ações otimizando recursos em um espaço de tempo determinado.

    Gostou de conhecer quais são as principais competências desenvolvidas por um MBA em Gestão de Agronegócio? Então, conheça o impacto de um MBA no mercado de agronegócio atual

    Compartilhar:

    Comentários

    Artigos Semelhantes

  • Por que fazer um curso de Gestão Empresarial?
    Cursos
    4 minutos de leitura

    Por que fazer um curso de Gestão Empresarial?

    Independentemente da sua área de formação inicial, ou seja, a área da sua graduação, você pode dar continuidade aos seus estudos focando na carreira que quer estabelecer.

    Ler artigo
  • Curso online ou presencial? Vantagens e desvantagens de cada formato
    Cursos
    4 minutos de leitura

    Curso online ou presencial? Vantagens e desvantagens de cada formato

    Seja para fazer uma graduação, uma pós-graduação, um MBA, ou um curso profissionalizante, existem ótimos cursos tanto online quanto presencial. Por isso, é preciso entender o seu estilo de aprendizagem para definir qual é o melhor.

    Ler artigo
  • Neurociência e PNL para o desenvolvimento e gestão comportamental
    Cursos
    6 minutos de leitura

    Neurociência e PNL para o desenvolvimento e gestão comportamental

    A neurociência e PNL são duas ciências que apresentam metodologias eficazes para lidar com questões comportamentais.

    Ler artigo
  • 7 benefícios de fazer um MBA
    Cursos
    7 minutos de leitura

    7 benefícios de fazer um MBA

    Confira quais são os principais benefícios de fazer um MBA atualmente e se vale a pena o investimento.

    Ler artigo
  • MBA em Gestão Empresarial desenvolve 8 habilidades de impacto no negócio
    Cursos
    7 minutos de leitura

    MBA em Gestão Empresarial desenvolve 8 habilidades de impacto no negócio

    Já pensou em fazer um MBA em Gestão Empresarial? Esse curso desenvolve as principais habilidades e competências para o sucesso da empresa!

    Ler artigo
  • O curso de inteligência emocional te prepara para a gestão de pessoas!
    Cursos
    6 minutos de leitura

    O curso de inteligência emocional te prepara para a gestão de pessoas!

    Sabia que o curso de inteligência emocional é imprescindível para a carreira de um Gestor de Pessoas? Confira como desenvolver!

    Ler artigo
  • Ver todos os artigos