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Habilidades Interpessoais: O que é? Qual sua importância? Como desenvolver?

“Gosto mais de bicho que de gente!”. Você já deve ter ouvido esta afirmação alguma vez em sua vida, não é verdade? Isso reflete a complexidade em ter que conviver e lidar com pessoas no universo pessoal, acadêmico ou profissional. No mundo corporativo as habilidades interpessoais são tão cruciais que empresas chegam a desclassificar candidatos que não possuem determinadas características comportamentais.

Mas que características seriam essas? E será mesmo que possuir habilidades interpessoais é tão necessário assim?

Neste artigo vamos entender o conceito de habilidades interpessoais e perceber como este termo foi ganhando importância no mundo empresarial com o passar do tempo.

Iremos mostrar também quais os benefícios que um colaborador que desenvolve bem suas qualidades interpessoais possui dentro do ambiente de trabalho e, principalmente, vamos apresentar formas para que você consiga desenvolver essas habilidades que sim, são cruciais para o sucesso profissional.

Habilidades interpessoais?


Vamos começar com o básico, e para isso precisamos entender o que significa ter habilidades pessoais. De fato, o que seriam estas habilidades?

Logo na introdução falamos o quão complexo pode ser a nossa relação com outras pessoas, que possuem diferentes crenças, opiniões, escolhas, características, dentre muitas outras coisas. 

Saber se comportar de forma saudável, humana, eficiente e produtiva com elas é uma arte, que precisa ser dominada por todos.

As habilidades interpessoais são esse conjunto de características que permite que as pessoas se entendam, convivam bem num ambiente respeitoso e ético, e tenham as suas vidas facilitadas de diversas maneiras.

Entendeu?

No mundo corporativo isso é fundamental, pois sabemos que o trabalho coletivo normalmente se sobrepõe ao individual, e assim é necessário que as pessoas, colaboradores, líderes e parceiros, se entendam e promovam um espaço colaborativo, de entendimento, compreensão, empatia e bom senso.

Podemos dizer que quem consegue trabalhar bem essas ideias descritas acima possui habilidades interpessoais.        

Qual a importância em desenvolver habilidades interpessoais no trabalho?


Sabendo que habilidades interpessoais são esse conjunto de qualidades comportamentais que facilita as relações humanas, podemos mais facilmente identificar a importância que ela exerce em nossas vidas, inclusive na profissional.

Em qualquer ambiente onde pessoas são diferentes, com perfis distintos, crenças e ideologias, é necessário que elas exercitem a arte de conviver bem e de forma colaborativa. No ambiente corporativo isso não é diferente, pelo contrário, é ainda mais importante, já que uma empresa tem como maior bem a sua mão de obra humana.

Ou seja, ter uma equipe de trabalho eficiente e produtiva é resultado também do bom desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis e colaborativas.

É quase impossível pensar numa empresa de sucesso que possui um ambiente de trabalho tóxico, com colaboradores que não se entendem, e gestores que nem sequer ligam para isso.

Por isso ter um grupo de pessoas que saibam se relacionar com as outras é fundamental para que o trabalho coletivo ganhe espaço e assim os resultados tendem a aparecer para qualquer tipo de negócio, seja em metas alcançadas, seja em crescimento contínuo.

Quais os benefícios que as habilidades interpessoais proporcionam?


Mas o que ela proporciona de melhora? Essa deve ser uma pergunta feita por pessoas mais céticas ou que ainda não entendem a importância de desenvolver bem as habilidades interpessoais.

Vamos listar então uma série de benefícios que elas geram:

Bom ambiente de trabalho

O sonho de qualquer profissional deve ser ganhar ótimo salário e trabalhar em paz, correto? Ter uma equipe que saiba desenvolver bem as habilidades interpessoais consegue garantir ao menos o segundo item. Ter colaboradores que se entendem, que possuem senso coletivo, colaborativo e empático, e buscam se ajudar mutuamente acaba gerando um ambiente de trabalho saudável, prazeroso, eficiente e produtivo. 

Ter profissionais que se preocupam em desenvolver bem as suas funções e ajudar seus colegas é sinônimo de empresa forte e saudável.

Redução do turnover e do Absenteísmo

Um ambiente saudável e produtivo é desejo de todo bom profissional, já sabemos disso. Nesse contexto os colaboradores acordam já com disposição para ir ao trabalho, e isso não se torna um fardo em suas vidas. 

Quando pensamos desta forma, vemos que as habilidades interpessoais, quando bem desenvolvidas, diminuem sensivelmente o absenteísmo, ou seja, aquelas faltas a atrasos que acontecem na empresa e que não são justificadas.

E assim, a médio prazo acaba reduzindo também a taxa de turnover, que é a entrada e saída de profissionais, seja por má conduta, por entregas ineficientes ou problemas comportamentais. Há ainda os que pedem demissão por não aguentarem o ambiente de trabalho.

Ou seja, ter uma equipe que se ajuda mutuamente, que cria um ambiente saudável e colaborativo, é fator chave para o aumento da produtividade, e a diminuição do turnover e do absenteísmo. 

Maior retenção de talentos

Você é um profissional de alta eficiência, rende muito, é desejado por outras empresas. Neste sentido, se você estiver empregado em uma empresa com um péssimo ambiente de trabalho, onde ninguém se entende e há brigas todo o dia, você faria o que?

A resposta mais comum é sair dela e aceitar algum dos inúmeros outros convites feitos por empresas com melhor reputação.

Ou seja, a falta de boas relações interpessoais acaba prejudicando a retenção de talentos de uma organização. 

E por isso, quando você consegue construir um ambiente onde todos possuem habilidades interpessoais, e conseguem criar uma atmosfera harmônica e pacífica, dificilmente alguém vai desejar sair.

Comunicação eficiente

Uma das chaves para o sucesso de uma empresa, e para a nossa boa convivência com os outros é uma comunicação clara e assertiva. Quando desenvolvemos tais habilidades interpessoais geramos, para nossas vidas e para a empresa que fazemos parte, uma comunicação eficiente, uma das bases do sucesso.

Muitas vezes só sabemos da importância de uma comunicação eficiente quando erramos e sofremos pela falta dela. 

Uma comunicação eficiente melhora o ambiente interno e cria uma relação saudável e duradoura da empresa com seus parceiros e clientes.

Como desenvolver bem suas habilidades interpessoais


Agora que você já entendeu o que significa relações interpessoais e viu que exercitar elas são fundamentais para a construção de um bom ambiente de trabalho, vamos conhecer formas para desenvolver estas habilidades comportamentais na sua vida:

Tenha empatia

Tudo começa com a empatia, com a arte de compreender a opinião ou a crença de outra pessoa sem julgar precipitadamente. Se você não souber desenvolver empatia, sinto lhe informar, mas será uma tarefa muito mais árdua para você exercitar habilidades interpessoais.

Por isso incentive sempre a busca pela empatia, procure a compreensão, mesmo que a opinião daquele seu colega de trabalho seja muito diferente da sua. Permita-se entender por que ele pensa desta forma e escolha uma ação que agregue, que melhore a conversa, ao invés de simplesmente entrar em embate.

Exercite a escuta ativa

A escuta ativa nada mais é que ser um bom ouvinte, mostrando para a outra pessoa que você de fato está prestando atenção no que ela diz. 

Não há nada mais frustrante que você falar algo, numa reunião de trabalho, ou algo similar, e as pessoas não estarem te escutando, te olhando, dando sinais de que as suas palavras são importantes e estão sendo absorvidas, nem que seja para ser refutada no final.

Por isso sempre demonstre interesse no que o outro fala, isso gera respeito, melhora o ambiente de trabalho e cria vínculos. 

Seja proativo

A proatividade é um grande parceiro das boas relações interpessoais. 

No ambiente de trabalho isso se mostra quando alguém busca, dentro do que ele pode fazer, soluções para os problemas, melhoras para os processos e, sobretudo, não fica dependendo sempre de alguém para se movimentar.

Um colaborador ou gestor proativo consegue antecipar problemas, pensar em soluções criativas e inteligentes, buscar sempre melhorar e não se acomoda fazendo somente o que lhe é exigido. 

A mentalidade do proativo está sempre à frente do profissional mediano.

Seja educado, respeitoso e cordial

Existem algumas características comportamentais que se complementam, e que deveriam andar sempre juntas. Um bom ambiente de trabalho, formado por pessoas que desenvolvem bem as relações interpessoais, possui como norte o respeito, a cordialidade e a educação. 

Não há nenhum mistério para você ser uma pessoa de fácil relacionamento: tenha respeito pelas pessoas, seja educado e cordial, e nunca se comporte com alguém de uma forma que você não gostaria que se comportassem contigo. A regra é simples.

Exercite a cultura do feedback

No mundo corporativo o feedback ganha uma importância ainda maior. É muito difícil pensar em crescimento profissional e pessoal dentro de uma empresa negligenciando o processo de construção de feedbacks. 

Deseje, incentive e ofereça sempre feedbacks honestos, produtivos, saudáveis e sinceros.

Você pode falar sobre características não tão agradáveis de alguém sem precisar ofender, ou até melhor, já oferecendo novas possibilidades. Saber dar e saber ouvir feedbacks é uma arte que somente os grandes profissionais possuem.

Se você se ofende facilmente com uma crítica construtiva, ou se você gosta de ser ‘sincero’, e falar o que vem à cabeça, mesmo que isso ofenda alguém, então chegou a hora de rever esse comportamento e trabalhar essa importante habilidade comportamental e interpessoal. 

Conclusão

É impossível separar a importância de desenvolver habilidades pessoais a partir da ideia de empresa e de pessoa. 

Vimos que são complementares; para uma empresa é necessário criar um espaço de trabalho saudável, com pessoas de bom senso e com características que facilitam a boa convivência.

Para o colaborador, é muito importante desenvolver um comportamento que agregue coisas boas para os outros, que seja empático e não egoísta. 

Ser um colaborador que consegue trabalhar em equipe gera benefícios pessoais, acredite nisso.

Para isso as habilidades interpessoais existem, e você precisa exercitar sempre, não é verdade? 

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06/09/2023

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