• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Tudo o que você precisa saber sobre Educação Corporativa

Em um mundo globalizado e dinâmico em que a instabilidade financeira é uma realidade tanto para empresas quanto para os profissionais, a educação corporativa se faz necessária para o sucesso das organizações, independentemente de seu porte.

Afinal, é preciso mais que bons salários e cargos atrativos para que os colaboradores se sintam motivados. Eles precisam de um ambiente que proporcione uma evolução constante através de novas informações e conhecimentos.

Mas, como oferecer esse ambiente saudável para a sua equipe?

Entenda a importância da cultura organizacional.

Uma das saídas é desenvolver uma cultura de educação. Para isso é preciso oferecer treinamentos, cursos, investir nos colaboradores e nas ferramentas de trabalho. Somente assim sua equipe crescerá profissionalmente e aumentará o nível de produtividade e motivação.

Clima Organizacional e sua relação com o sucesso da empresa.

Mas, o que é educação corporativa?

A educação corporativa vai além de oferecer simples treinamentos ou cursos aos colaboradores. Trata-se de incentivar de forma coerente as competências de cada um, além de alinhar suas qualificações ou aprimorá-las dentro do contexto organizacional.

Logo, as práticas de educação corporativa estão ligadas ao processo de inovação das empresas e no aumento da competitividade de seus serviços ou produtos.

Como funciona?

Para a implementação de um projeto de educação corporativa é necessário identificar a necessidade da empresa e então, em cima do diagnóstico realizado, desenvolver um programa de treinamento que aborde temas referentes àquela necessidade.

Por exemplo, imagine uma empresa que esteja em crescimento e precise desenvolver sua liderança. É levantado essa necessidade no diagnóstico e, consequentemente, criado um programa de treinamento 100% direcionado ao desenvolvimento das competências necessários para uma liderança de sucesso.

Vantagens da educação corporativa:

  • Funcionários mais motivados
  • Aumento de Produtividade
  • Diminuição da Rotatividade de Funcionários
  • Desenvolvimento de Líderes
  • Vantagens Competitivas
  • Confiança e Inovação

Motivos para investir na Educação Corporativa:

  • Incentivar o desenvolvimento de habilidades dos profissionais
  • Permitir o crescimento dos gestores
  • Melhorar o relacionamento interpessoal na empresa
  • Estimular o trabalho produtivo
  • Manter os profissionais motivados e engajados

Educação corporativa no Brasil

Apesar do crescimento do número de empresas que vem investindo na educação corporativa, o cenário no Brasil ainda tem muito a melhorar. Segundo a pesquisa O Panorama do Treinamento no Brasil,  de 2018, o brasileiro recebe cerca de 21 horas de treinamento anualmente, contra 33 horas dos trabalhadores dos Estados Unidos.

Todavia, se comparamos com a mesma pesquisa realizada em 2015, percebemos que houve um avanço no setor, já que naquele ano a pesquisa apontava 16 horas anuais.

Isso certamente representa uma oportunidade no mercado para as empresas que avançarem por esse caminho, capacitando suas equipes e aumentando sua produtividade.

Você está pensando em implementar a educação corporativa, mas ainda está com dúvidas? Veja então como colocá-la em prática na sua empresa!

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

A educação corporativa vai além de oferecer simples treinamentos ou cursos aos colaboradores. Trata-se de incentivar as competência de cada um.

educação corporativa tudo o que você precisa saber

20/11/2019

https://www.trecsson.com.br/files/

https://www.trecsson.com.br/blog/educacao/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-educacao-corporativa