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    Educação Corporativa
    6minutos de leitura

    10 Habilidades Primordiais de um Excelente Profissional

    Foto do autor
    Autor Trecsson

    O mercado está repleto de excelentes profissionais à espera de grandes oportunidades. Os recrutadores são cada vez mais exigentes e grandes companhias oferecem vagas para profissionais altamente qualificados. Neste cenário, como se destacar e garantir reconhecimento em sua profissão?

    A verdade é que os colaboradores são os grandes responsáveis pelo sucesso de uma empresa. É através de habilidades únicas e capacidade estratégica que muitas empresas crescem e se destacam dentre outras. Por isso, a aceitação no mercado está cada vez mais rigorosa.

    E se este cenário já se mostrava exigente num passado recente, o que dizer então das mudanças que o mundo sofreu após o anúncio da Pandemia do Coronavírus, em março de 2020? As exigências foram potencializadas e características que antes eram elogiadas, mas não protagonistas, hoje se mostram fundamentais para um profissional ser incorporado ao mercado pós COVID.

    Facilidade de adaptação, organização apurada e bom gerenciamento de tempo são habilidades que ganharam protagonismo em um contexto onde o home office supera o modelo mais tradicional de trabalho. 

    Entender as novas necessidades do mundo contemporâneo certamente vai separar os profissionais bem sucedidos do resto. 

    E se você deseja ingressar no grupo dos bem sucedidos, encontrou aqui o espaço adequado, pois resolvemos listar algumas características e habilidades que estão entre as necessidades mais buscadas pelas organizações. Confira agora quais são as qualidades de um excelente profissional!

    1° Autoconfiança

    Autoconfiança é um conceito bem distinto de arrogância, podemos afirmar logo de imediato. 

    Acreditar em si e no seu potencial tende a te levar para os melhores lugares dentro de uma empresa. E se adicionar humildade e vontade de aprender a estas características, o resultado quase sempre será um profissional pronto para ser bem sucedido no mercado. 

    Para ser autoconfiante é necessário ter conhecimento. Muito conhecimento! Entender e dominar o assunto em que está envolvido é regra básica e por isso a grande dica para buscar autoconfiança é ESTUDAR

    Com conhecimento, tudo flui melhor, inclusive a comunicação, outro ponto fundamental para compreendermos a mente de alguém com confiança em si.

    Um bom profissional é autoconfiante em suas ideias de planejamento e principalmente autoconfiante em suas ações práticas. Esse comportamento, além de gerar mais confiança, também faz com que o profissional se destaque dentro e fora da empresa.

    2° Flexibilidade

    Quando falamos na introdução do texto em ?facilidade de adaptação?, estávamos já adentrando num conceito que se mostrou um dos mais relevantes no mundo neste último ano: a flexibilidade do profissional no mercado de trabalho e na estrutura de uma empresa.

    Um comportamento flexível provém de ações e de atitudes proativas como a capacidade de ouvir conselhos, de agregar as dicas que seus colegas lhe dão, de estar aberto a novas experiências e, sobretudo, de querer a todo instante se atualizar. 

    Busque sempre capacitação e implemente sempre um comportamento otimista e positivo, mas não no sentido raso. Entenda que problemas foram feitos primeiro para serem solucionados, e depois para serem refletidos, ou seja: os resolva antes de se queixar para o mundo.

    Resumindo, o bom profissional precisa ser flexível o bastante para se adaptar a qualquer mudança repentina que possa afetar seu desempenho e produtividade.

    3° Organização