Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade, e ao continuar navegado, você concorda com estas condições.

  • Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

10 Habilidades Primordiais de um Excelente Profissional

O mercado está repleto de excelentes profissionais à espera de grandes oportunidades. Os recrutadores são cada vez mais exigentes e grandes companhias oferecem vagas para profissionais altamente qualificados. Neste cenário, como se destacar e garantir reconhecimento em sua profissão?

A verdade é que os colaboradores são os grandes responsáveis pelo sucesso de uma empresa. É através de habilidades únicas e capacidade estratégica que muitas empresas crescem e se destacam dentre outras. Por isso, a aceitação no mercado está cada vez mais rigorosa.

E se este cenário já se mostrava exigente num passado recente, o que dizer então das mudanças que o mundo sofreu após o anúncio da Pandemia do Coronavírus, em março de 2020? As exigências foram potencializadas e características que antes eram elogiadas, mas não protagonistas, hoje se mostram fundamentais para um profissional ser incorporado ao mercado pós COVID.

Facilidade de adaptação, organização apurada e bom gerenciamento de tempo são habilidades que ganharam protagonismo em um contexto onde o home office supera o modelo mais tradicional de trabalho. 

Entender as novas necessidades do mundo contemporâneo certamente vai separar os profissionais bem sucedidos do resto. 

E se você deseja ingressar no grupo dos bem sucedidos, encontrou aqui o espaço adequado, pois resolvemos listar algumas características e habilidades que estão entre as necessidades mais buscadas pelas organizações. Confira agora quais são as qualidades de um excelente profissional!


1° Autoconfiança

Autoconfiança é um conceito bem distinto de arrogância, podemos afirmar logo de imediato. 

Acreditar em si e no seu potencial tende a te levar para os melhores lugares dentro de uma empresa. E se adicionar humildade e vontade de aprender a estas características, o resultado quase sempre será um profissional pronto para ser bem sucedido no mercado. 

Para ser autoconfiante é necessário ter conhecimento. Muito conhecimento! Entender e dominar o assunto em que está envolvido é regra básica e por isso a grande dica para buscar autoconfiança é ESTUDAR

Com conhecimento, tudo flui melhor, inclusive a comunicação, outro ponto fundamental para compreendermos a mente de alguém com confiança em si.

Um bom profissional é autoconfiante em suas ideias de planejamento e principalmente autoconfiante em suas ações práticas. Esse comportamento, além de gerar mais confiança, também faz com que o profissional se destaque dentro e fora da empresa.

2° Flexibilidade

Quando falamos na introdução do texto em ?facilidade de adaptação?, estávamos já adentrando num conceito que se mostrou um dos mais relevantes no mundo neste último ano: a flexibilidade do profissional no mercado de trabalho e na estrutura de uma empresa.

Um comportamento flexível provém de ações e de atitudes proativas como a capacidade de ouvir conselhos, de agregar as dicas que seus colegas lhe dão, de estar aberto a novas experiências e, sobretudo, de querer a todo instante se atualizar. 

Busque sempre capacitação e implemente sempre um comportamento otimista e positivo, mas não no sentido raso. Entenda que problemas foram feitos primeiro para serem solucionados, e depois para serem refletidos, ou seja: os resolva antes de se queixar para o mundo.

Resumindo, o bom profissional precisa ser flexível o bastante para se adaptar a qualquer mudança repentina que possa afetar seu desempenho e produtividade.

3° Organização

Ser organizado lhe qualifica de antemão a ser um profissional produtivo e de alto nível. É incrível que esta relação entre organização e qualidade do trabalho apresentado se mostra eficaz em quase todos os momentos. 

Um profissional organizado mantém prazos em dia e mantém seus processos em perfeita sintonia. Um colaborador desorganizado, em contrapartida, é capaz de afetar todo o processo rotineiro de uma empresa. Desta maneira, esta é uma das habilidades mais procuradas nos profissionais da atualidade.

Sendo assim, chegamos à pergunta de 1 milhão de dólares: como ser um profissional organizado?

Primeiro, tenha em mente que você deverá sempre respeitar os prazos. Somente assim você conseguirá criar um sistema próprio de trabalho que lhe fará entregar o que a empresa precisa no momento certo.

Foque no ambiente de trabalho. Ser organizado é trabalhar num espaço organizado. E planeje, planeje... Planejar te dá material mais que suficiente para ser organizado. 

4° Liderança

Ter habilidades de liderança é essencial para o profissional que almeja um cargo superior de gestão de recursos humanos ou gestão empresarial. E não duvide nunca desta afirmação: toda empresa sonha em encontrar no mercado um exímio líder, um profissional que seja altamente qualificado para conduzir com sucesso seus projetos.

Por mais que existam líderes natos, aqueles que já nascem com um comportamento de líder, torna-se necessário e obrigatório para alguém que almeja este status o estudo, a aquisição contínua de conhecimento. O líder é alguém faminto por informação, apaixonado por estratégias e parente próximo da capacitação.

Se capacitar é a cereja de um bolo chamado sucesso. Investir em programas de MBA e pós-graduação como os que a Trecsson (uma das principais referências no sistema de educação corporativa do interior do Brasil) oferece é tiro certeiro para se qualificar bem no mercado profissional e um passo largo rumo ao posto de líder.

A liderança ainda é a habilidade mais procurada por grandes empresas para contemplar seus altos cargos estratégicos. Assim, o comportamento de líder te qualifica para vôos mais altos, para responsabilidades maiores e para resultados mais grandiosos. É um perfil de profissional que busca a excelência, ousado e raro no mercado. 

Se qualificar como líder é meio caminho andado para o sucesso profissional.

Leia também:

Nove hábitos de líderes de alto desempenho

Gestão de Pessoas e Liderança: 8 Passos Para Uma Equipe de Alta Performance!

 

5° Gestão

Habilidades e conhecimentos práticos em Gestão Empresarial, Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas e Gestão Comercial, são conhecimentos imprescindíveis para alavancar o reconhecimento de sua profissão, visando ser um líder e empreendedor futuramente. 

Entender toda a estrutura e o funcionamento de projetos não só te assegura uma boa posição no mercado de trabalho como te coloca na vanguarda para o mundo empresarial no futuro.

Entender de gestão significa ter completo conhecimento sobre tudo que permeia uma empresa. Ser um líder, saber construir uma boa relação de trabalho com a sua equipe, saber qualificar a sua equipe, ter foco absoluto nas metas e nos objetivos e buscar um comportamento mais flexível com relação a críticas e dicas são comportamentos dignos de um gestor exemplar e um excelente profissional. 

Ser consciente de que a sua posição é estratégica e que o bom desenvolvimento de seu trabalho vai acarretar em projetos bem sucedidos e uma empresa feliz se mostra imprescindível para que o profissional alcance um nível de excelência dentro de uma estrutura corporativa.

E carregue sempre consigo a ideia de que gerir a sua vida e gerir uma empresa são conceitos similares. Afinal de contas, não há empresa mais valiosa no mundo do que a sua vida, a sua existência no mundo. 

Saia da zona de conforto e comece a planejar objetivos para seu futuro.

6° Comunicação

Habilidades de comunicação, persuasão e negociação vão te ajudar a conquistar novos clientes, se relacionar melhor com seus colegas e superiores, apresentar suas ideias de inovação e tomar decisões concretas na função que você exerce.

Nesse sentido, habilidades como a autoconfiança, que já apresentamos aqui, se mostram complementares a um bom perfil na área de comunicação. Saber se comunicar é uma arte dominada por poucos, mas esses poucos que a dominam carregam quase sempre grandes projetos e estão à frente das melhores empresas.

Para ser um exímio comunicador é fundamental ter muita leitura, buscar incessantemente por conhecimento e ter bastante prática, afinal de contas, será com os erros cometidos que se construirá um perfil vencedor. Busque entender de psicologia humana e saiba o que o outro lado da comunicação quer ouvir. 

Saber fazer uma leitura corporal eficiente é diferencial para ser um bom profissional, pois vai agregar muito em negociações e reuniões de apresentação de projetos. E como fazer isso: estudando, estudando e estudando.  

Essas habilidades são essenciais em áreas que exigem rápidos resultados em vendas e planejamento estratégico.

7° Desenvolvimento pessoal

Investir em conhecimentos é o investimento mais indicado para você que quer crescer pessoal e profissionalmente. Aprender sempre é o lema dos especialistas mais reconhecidos no mercado.

Ter um bom plano de desenvolvimento pessoal acarreta quase sempre em bons resultados profissionais e isso porque cada vez mais as empresas buscam excelentes profissionais que sejam na verdade excelentes pessoas.

E o que fazer para se desenvolver pessoalmente e profissionalmente?  

Faça um MBA, assista a palestras online, tire suas dúvidas através de webinars, faça um curso de curta duração, faça uma graduação ou até mesmo faça cursos gratuitos da FGV. Todo conhecimento é sempre bem-vindo.

8° Pensamento crítico

Todo projeto empresarial precisa de um profissional com pensamento crítico. É através dele que os projetos alcançam sucesso da melhor forma e através da melhor metodologia. Analisar prós e contras de cada projeto faz com que o gestor tenha uma visão geral e desenvolva ações mais assertivas.

9° Proatividade

Como ser proativo, eis a questão.

A proatividade, termo que nasce na psicologia, mas ganha corpo no mundo empresarial, é um dos comportamentos mais benéficos para o ser humano. 

Se um profissional já possui características naturais como liderança e flexibilidade, a proatividade é mais um detalhe para fazer tudo acontecer. Ser proativo faz com que o profissional identifique o que precisa ser mudado, analise as melhores estratégias e execute, a fim de solucionar qualquer imprevisto ou mudanças repentinas.

Desenvolver este comportamento, que antecipa problemas, vislumbra soluções, enfrenta obstáculos, assume responsabilidades, cresce com os erros e não se deslumbra com os acertos te torna um exemplar quase perfeito no mundo profissional.

Mas não se engane: não basta ter iniciativa para se tornar um proativo. Iniciativa sem conhecimento é um conceito vazio. Não basta ter energia de sobra para trabalhar pela empresa, não basta vestir a camisa do projeto. É necessário capacitação, estudo e muita eficiência para ser considerado alguém proativo. 

Seja proativo, e seja acima de tudo produtivo.

10° Coaching