O MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas foi desenhado para atender à demanda do mercado por um curso de especialização que contemple, simultaneamente, uma sólida formação em gestão de pessoas e o desenvolvimento de soft skills.
Por meio dele, o participante estará apto a ocupar posições de liderança e contribuir para o desempenho organizacional, desenhando e implementando políticas e práticas de gestão de pessoas alinhadas aos objetivos estratégicos da organização.
O curso MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas proporciona competências em gestão de negócios e pessoas para que você possa desenvolver-se como um líder, atuando em uma nova realidade de mercado.
Nele você irá adquirir: soft skills para liderança de pessoas e equipes; conhecimento para gerenciar pessoas nos desafios decorrentes das novas configurações econômicas, demográficas, sociais e tecnológicas; habilidades em gestão de negócios.
OBJETIVOS
Os principais objetivos do MBA em Gestão: Pessoas e Liderança
- Contextualizar a gestão estratégica de pessoas nas organizações;
- Discutir o papel da gestão de pessoas a partir de um olhar sistêmico;
- Apresentar o ferramental teórico contemporâneo da gestão de pessoas, associando-o às novas configurações econômicas, demográficas, sociais e tecnológicas;
- Desenvolver um amplo leque de soft skills, viabilizando o aperfeiçoamento dos participantes e a eficácia na liderança de pessoas e equipes;
- Promover a troca contínua de experiências profissionais.
VÍDEO
PÚBLICO-ALVO
O MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas destina-se a profissionais graduados há pelo menos três anos em campos do saber diversos, que atuem em qualquer área organizacional e que almejem adquirir ou aprofundar conhecimentos técnicos e competências comportamentais, assim como debater os desafios estratégicos da gestão de recursos humanos. Profissionais cujo ponto alcançado em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica.
METODOLOGIA
Os cursos do Programa MBA da FGV têm por objetivo estimular a reconstrução do conhecimento por meio da abordagem integrada entre teoria e prática, em consonância com os contextos econômicos, sociais e regionais onde os cursos são ministrados.
Os conteúdos das disciplinas são agrupados por eixos temáticos, que visam a atingir objetivos de aprendizagem específicos, alinhados ao desenvolvimento das competências necessárias à prática profissional de seus alunos.
Para apoiar a base teórica das aulas presenciais, os cursos contam com suporte de um ambiente virtual de aprendizagem, o eClass, no qual o aluno pode acessar, a qualquer momento, em seus dispositivos eletrônicos, o conteúdo da disciplina, fazendo uso irrestrito de reconhecidas bibliotecas virtuais. Além disso, há acesso a outras ferramentas que oferecem suporte ao processo de ensino-aprendizagem e facilitam a comunicação.
As atividades práticas também podem ser desenvolvidas com o apoio de estudos de casos, jogos de negócios e situações que permitam aos alunos simularem a vivência de experiências desafiadoras, encorajando-os à aplicação de seus conhecimentos na resolução dos desafios propostos.
CERTIFICAÇÃO
Os cursos de Pós-Graduação MBA, Nível Especialização, da Fundação Getulio Vargas atendem às determinações da Resolução do CNE/CES nº 1 de 08/06/2007, do Conselho Nacional de Educação e da Câmara de Educação Superior. Será outorgado pela Fundação Getulio Vargas o certificado de "Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Nível Especialização" aos participantes que atenderem todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso do módulo nacional.
Coordenador Acadêmico

Módulos do programa
- 01Estratégia corporativa e de negócios24 hrs
Ementa
Evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise dos ambientes interno e externo. Formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. Balanced Scorecard (BSC).
- 02Finanças para não financeiros24 hrs
Ementa
O que são finanças. Processo de criação de riqueza nas organizações. Noções gerais de contabilidade e uso dos indicadores de desempenho. Uso da Matemática Financeira como instrumento de medição de valor. Fluxo de caixa. Métodos de avaliação de projetos de investimento. Contabilidade gerencial e análise de custos.
- 03Relações de trabalho24 hrs
Ementa
Relações de trabalho nas organizações. Contrato de trabalho e contrato psicológico. Terceirização e outros tipos de contrato de trabalho. Relações sindicais. Aspectos legais da gestão da força de trabalho. Saúde ocupacional do trabalhador, assédio moral e assédio sexual.
- 04Liderança de equipes de alto desempenho24 hrs
Ementa
Conceito e teorias de liderança. Modelos de liderança contingencial. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto desempenho. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes. Líder-coach. Inteligência emocional e competências do líder eficaz.
- 05Cliente e mercados24 hrs
Ementa
Conceitos e definições básicas de marketing. Comportamento do consumidor. Desenvolvimento da proposta de valor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de marketing. Mix de marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de marketing. Tendências do marketing: marketing digital e neuromarketing.
- 06Desafios do negócio24 hrs
Ementa
Empregar o ferramental teórico e metodológico do módulo Desafios do negócio à solução de um problema relacionado à liderança, à gestão estratégica de pessoas e aos recursos humanos no âmbito do negócio; Observar o arcabouço teórico do curso em diferentes cenários, reais ou simulados; Planejar decisões e ações no campo da liderança, da gestão de pessoas e dos recursos humanos em alinhamento às características e à atuação de um negócio específico; elaborar uma ação empreendedora, envolvendo estratégia e inovação.
- 07Mudança e cultura organizacional24 hrs
Ementa
Cultura organizacional, origem e impacto no resultado da empresa. Cultura, estratégia, modelo de gestão e estilo de liderança. Clima organizacional. Diagnóstico, gerenciamento e mudança da cultura organizacional. Cultura, fusão e aquisição.
- 08Responsabilidade social e diversidade24 hrs
Ementa
Responsabilidade social corporativa. Relatórios GRI. Responsabilidade social e diversidade da força de trabalho. Conceitos-chave ligados à diversidade: estereótipos, preconceito, discriminação e estigma. Vantagens da inclusão e da diversidade organizacional e políticas de diversidade.
- 09Economia comportamental e tomada de decisão24 hrs
Ementa
Campo da economia comportamental. Decisão nas organizações. Julgamentos, decisões e racionalidade. Modelo racional de tomada de decisão. Heurísticas e vieses. Percepção e vieses perceptuais. Tomada de decisão nas organizações. Árvores de decisão. Decisões sob risco e incerteza.
- 10Gestão da inovação24 hrs
Ementa
Inovação e conhecimento. Modelos para inovação. Gestão do conhecimento, sustentabilidade da organização e inovação. Aprendizagem contínua. Compartilhamento do conhecimento. Processo de gestão do conhecimento.
- 11Estrutura e processos organizacionais24 hrs
Ementa
A Organização e as suas dimensões. Ambiente externo e pilares da estrutura organizacional. Desenhos organizacionais. Estruturas organizacionais, processos e fator humano. Estruturas organizacionais e relações hierárquicas. Desenho das estruturas organizacionais. Processos organizacionais.
- 12Desafios organizacionais24 hrs
Ementa
Empregar o ferramental teórico e metodológico do módulo Desafios organizacionais à solução de um problema relacionado à liderança, à gestão estratégica de pessoas e aos recursos humanos no âmbito da organização; observar o arcabouço teórico do curso em diferentes cenários, reais ou simulados; planejar decisões e ações no campo da liderança, da gestão de pessoas e dos recursos humanos em alinhamento às características e à atuação da organização; resolver questões que envolvam a diversidade cultural e outras dimensões da vida organizacional do ponto de vista da liderança, da gestão de pessoas e dos recursos humanos.
- 13Negociação e administração de conflitos24 hrs
Ementa
Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.
- 14Atração, seleção e retenção de pessoas24 hrs
Ementa
Processos de atração, seleção e retenção de pessoas. Estratégias de atração de pessoas. Métodos de seleção. Políticas de retenção. Proposta de valor para o empregado (EVP). Engajamento no trabalho.
- 15Autoconhecimento e trajetória profissional24 hrs
Ementa
Transformações no mundo do trabalho. Gestão da carreira. Competências de carreira. Autoconhecimento. Empregabilidade e futuro do trabalho. Desafios contemporâneos na gestão da carreira.
- 16Comunicação interpessoal e corporativa24 hrs
Ementa
Comunicação humana: elementos, tipos e objetivos. Etapas do processo lógico de comunicação. Barreiras à comunicação humana. Novas abordagens e tendências em comunicação. Comunicação e tecnologia. Comunicação interpessoal: técnicas de apresentação. A comunicação corporativa e os seus objetivos.
- 17Gestão estratégica de pessoas24 hrs
Ementa
Conceito e características da gestão estratégica de pessoas. Gestão estratégica de pessoas e ambiente organizacional. Subsistemas de recursos humanos e estratégia organizacional. Profissionais de RH. Sistemas de trabalho de alto desempenho.
- 18Desafios da gestão de equipes24 hrs
Ementa
Empregar o ferramental teórico e metodológico do módulo Desafios da gestão de equipes e aplicá-lo à solução de um problema relacionado à gestão de recursos humanos; praticar os conhecimentos construídos ao longo do curso em diferentes cenários, reais ou simulados; planejar decisões e ações no campo de gestão de RH que envolvam a diversidade cultural e outras dimensões da vida organizacional; elaborar uma ação de gestão de RH envolvendo estratégia e inovação.