O MBA em Gestão: Projetos da FGV tem sua alta procura e ascensão no mercado de trabalho devido a importância de se ter profissionais altamente preparados para elaborar, executar e acompanhar projetos dentro de corporações e empresas, nos mais variados setores.
Com a abertura dos mercados e o brutal aumento da competitividade, o cenário internacional fica muito mais instável, em um ambiente de grandes mudanças. Neste ambiente, é fundamental a existência de uma forma estruturada de implementação de mudanças, de forma a garantir o seu sucesso. A única forma de se implementar mudanças, de qualquer porte, segmento de negócio ou natureza, é através de projetos. Em sua organização, tudo que tiver a palavra ?novo?, obrigatoriamente, terá que ser feito através de um projeto.
Neste cenário, gerentes e profissionais das organizações necessitam estar capacitados a implementar projetos em um ambiente altamente complexo, orquestrando equipes multidisciplinares e controlando orçamentos limitados. Para tal, os profissionais necessitam de conhecimentos e habilidades para o perfeito desempenho de suas funções como agentes de mudança nas organizações.
A resposta a esse desafio passa pelo desenvolvimento de Técnicas, Metodologias, Tecnologias e as melhores práticas (Best Practices) de Gerenciamento de Projetos (Project Management). O curso foi formulado com os conhecimentos do consagrado PM-BoK – Guia reconhecido no mundo inteiro pela didática e conhecimentos assertivos para Project Management (Gerenciamento de Projetos) - e PMI (Project Management Institute).
OBJETIVOS
Os objetivos primários do MBA em Gestão: Projetos são:
• Desenvolver uma visão holística das atividades empresariais, focando na criação de valor para a empresa.
• Oferecer conhecimentos técnicos aos alunos para se tornarem gestores líderes, tanto no ambiente das organizações nas quais trabalham, quanto no desenvolvimento de negócios próprios.
• Relacionar o ferramental teórico à prática de gestão, por meio de um jogo de negócios.
• Trabalhar o autoconhecimento de competências comportamentais para instrumentalizar o aluno a elaborar um projeto de carreira
VÍDEO
PÚBLICO-ALVO
Os principais públicos-alvo MBA em Gestão: Projetos são:
• Profissionais que tenham concluído a graduação com, no mínimo, cinco anos de experiência na área.
• Profissionais cujo ponto alcançado em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica.
• Profissionais que sintam necessidade de reciclagem.
• Profissionais, líderes, gerentes e executivos, que necessitem desenvolver tantas competências de gestão quanto específicas de planejamento, operação e controle de projetos, de qualquer segmento de negócio ou área de atuação e/ ou que tenham responsabilidade por implementação de mudanças nas organizações.
• Profissionais, líderes e gerentes que aspirem a cargos executivos no mercado de trabalho e que demandem, além de experiência profissional, conhecimentos específicos em gerenciamento de projetos.
METODOLOGIA
Os cursos do Programa MBA da FGV têm por objetivo estimular a reconstrução do conhecimento por meio da abordagem integrada entre teoria e prática, em consonância com os contextos econômicos, sociais e regionais onde os cursos são ministrados.
Os conteúdos das disciplinas são agrupados por eixos temáticos, que visam a atingir objetivos de aprendizagem específicos, alinhados ao desenvolvimento das competências necessárias à prática profissional de seus alunos.
Para apoiar a base teórica das aulas presenciais, os cursos contam com suporte de um ambiente virtual de aprendizagem, o eClass, no qual o aluno pode acessar, a qualquer momento, em seus dispositivos eletrônicos, o conteúdo da disciplina, fazendo uso irrestrito de reconhecidas bibliotecas virtuais. Além disso, há acesso a outras ferramentas que oferecem suporte ao processo de ensino-aprendizagem e facilitam a comunicação.
As atividades práticas também podem ser desenvolvidas com o apoio de estudos de casos, jogos de negócios e situações que permitam aos alunos simularem a vivência de experiências desafiadoras, encorajando-os à aplicação de seus conhecimentos na resolução dos desafios propostos.
CERTIFICAÇÃO
Os cursos de Pós-Graduação MBA, Nível Especialização, da Fundação Getulio Vargas atendem às determinações da Resolução do CNE/CES nº 1 de 08/06/2007, do Conselho Nacional de Educação e da Câmara de Educação Superior. Será outorgado pela Fundação Getulio Vargas o certificado de "Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Nível Especialização" aos participantes que atenderem todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso do módulo nacional.
Coordenador Acadêmico

Módulos do programa
- 01Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento24 hrs
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Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea.
- 02Negociação e Administração de Conflitos24 hrs
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Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.
- 03Gerenciamento de Projetos24 hrs
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Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.
- 04Gestão Estratégica24 hrs
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A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O balanced scorecard (BSC).
- 05Economia Empresarial24 hrs
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A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.
- 06Matemática Financeira24 hrs
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Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.
- 07Contabilidade Financeira24 hrs
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A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.
- 08Marketing24 hrs
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Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Segmentação e posicionamento de mercado. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências de Marketing: Marketing Digital e Métricas de Marketing.
- 09Jogos de Negócios24 hrs
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Aplicações dos conhecimentos aprendidos ao longo do curso em atividades que simulem situações reais do cotidiano da atividade empresarial. Decisões de estratégia, de marketing e os aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira.
- 10Gerenciamento de Escopo em Projetos24 hrs
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Conceituação de gerenciamento do escopo do projeto. Processos do gerenciamento de escopo segundo o PMBOK®. Modelos de documentos: Termo de Abertura, Declaração de Escopo, Estrutura Analítica do Projeto e Dicionário, Matriz de Rastreabilidade dos Requisitos.
- 11Gerenciamento de Cronograma em Projetos24 hrs
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Contexto e importância da administração do tempo dentro do gerenciamento de projetos. Definição de atividades. Sequenciamento de Atividades. Estimativa e nivelamento de Recursos. Estimativa da duração das atividades. Confecção do cronograma do projeto. Técnicas para controle e otimização do cronograma. Introdução à corrente crítica.
- 12Gerenciamento de Custos em Projetos24 hrs
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Tipologia de custos em projetos. Custo direto e indireto, fixo e variável. Processos do gerenciamento de custos em projetos segundo o PMBOK®: Planejar os custos, estimativa de custos dos recursos, determinação do orçamento e controle de custos. Composição dos custos unitários. Atualização de custos. Gerenciamento do valor agregado (GVA) Earned Value. Análise das variações de custos dos recursos para aplicação de ações corretivas.
- 13Gerenciamento de Riscos em Projetos24 hrs
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Riscos ? definição e histórico. Planejamento do gerenciamento de riscos. Identificação dos riscos. Análise qualitativa e quantitativa dos riscos. Valor Esperado dos Riscos. Planejamento das respostas aos riscos. Planejamento das Reservas. Controle dos riscos.
- 14Gerenciamento de Aquisições em Projetos24 hrs
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O processo de gerenciamento de aquisições em projetos. O planejamento das aquisições no projeto. O instrumento contratual. A condução das aquisições. A administração (controle) e o encerramento das aquisições.
- 15Gerenciamento de Recursos em Projetos24 hrs
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Ambiente e stakeholders do projeto. Visão geral dos processos de gerenciamento de RH em projetos segundo o PMBOK®. Macro fluxo do processo de mobilizar e equipe do projeto. Macro fluxo dos processos de desenvolvimento e gerenciamento da equipe do projeto.
- 16Gerenciamento da Qualidade em Projetos24 hrs
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Gerenciamento da qualidade ? abordagens proprietárias e não proprietárias. Conceitos e definições de qualidade em projetos. Processos do gerenciamento da qualidade segundo o PMBOK®. Modelo de plano de gerenciamento da qualidade.
- 17Gerenciamento da Comunicação e Stakeholders do Projeto24 hrs
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Conceitos e importância da Comunicação em projetos. Os processos de gerenciamento. Das comunicações: Planejamento, execução e controle. Definição e importância da identificação das partes interessadas no projeto. Processo de mudança e aspectos comportamentais envolvidos. Identificação, classificação e análise dos stakeholders do projeto. Processos e técnicas de gerenciamento dos stakeholders.
- 18Desenvolvimento de Carreira24 hrs
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Tendências na gestão de carreira. Qualidade de vida e empregabilidade no mundo atual. Autoconhecimento e carreira. Intraempreendedorismo como diferencial competitivo. Ética e carreira no contexto globalizado. Gestão de networking. Marketing Pessoal. Gestão de conflitos de interesses. Modelo de Negócios Pessoal ? Business Model You.