Whatsapp Icone
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Liderança e Gestão
    6minutos de leitura

    Design Thinking: conheça a ferramenta de inovação na solução dos problemas

    Autor Leidiana

    Estratégias de gerenciamento não são mais exclusividades das grandes marcas.É cada vez mais comum observar que pequenas e médias empresas têm utilizado abordagens modernas e colaborativas para enxergar novos caminhos e atingir o consumidor final.

    Com o crescimento acelerado das informações e ferramentas de inovação, empresas de todas os tamanhos têm buscado promover o bem-estar na vida das pessoas, por meio de produtos que solucionem seus ?problemas?.

    Uma ideia que tem conquistado o mundo dos negócios é a teoria do Design Thinking: uma maneira de pensar dos designers e tornou uma ferramenta poderosa para quem quer empreender com criatividade em busca de uma trajetória profissional de sucesso.

    Esse conceito tem sido muito usado pelos empreendedores, tanto nas áreas de criação de produtos como em todas as outras etapas que envolvem o mundo corporativo e empresarial. Design Thinking nada mais é que um conjunto de práticas e processos que visam dar uma nova abordagem aos problemas enfrentados pelas corporações.

    Em outras palavras, essa metodologia veio para mudar a forma de pensar dos empreendedores modernos e tem como finalidade buscar por soluções inovadoras e criativas que almejam atender às necessidades do público alvo, baseadas em informações reais e não apenas estatísticas.

    Ao colocar em prática essa nova forma de inovar, o empresário consegue avaliar e perceber novos caminhos apenas com informações obtidas pelo próprio consumidor. Por meio da perspectiva do cliente, é possível olhar o contexto com empatia e identificar os problemas a serem resolvidos.

    Conheça as cinco etapas do Design Thinking:

    Empatia

    Essa primeira etapa é importante para conhecer o cliente e seus anseios. É por meio da empatia, colocando-se no lugar no público alvo, que se pôde entender melhor os desejos e as necessidades do cliente, enxergando quais são as soluções adequadas para cada problema. Nessa fase são realizadas pesquisas para se ter clareza sobre o problema.

    Definição

    Nessa etapa, é preciso analisar todas as informações coletadas na primeira fase, com o objetivo de entender o desafio. Quanto mais visual forem essas informações, por meio de gráficos e tabelas, mais fácil de identificar o problema. É uma fase de interpretação de dados e elaboração de novos caminhos.

    Idealização

    Após se ter clareza sobre os objetivos, chegou a hora de elaborar o produto ou serviço com base nas informações coletadas. É nessa fase que a metodologia Design Thinking começa a ganhar formato e o problema passa a ter uma solução. É importante que a equipe de criação não tenha medo de errar ou falhar, já que críticas podem inibir a criatividade.

    Protótipos

    A Prototipagem é a fase em que as ideias se tornam um produto palpável, bem como todo conteúdo obtido se transforma em ações que tendem a solucionar as questões por meio de oportunidades de negócio. É nessa etapa que a ideia pode ser melhorada, contando com a colaboração da equipe e aprendizado contínuo.

    Testes

    Os testes têm como finalidade evitar gastos com algo que pode não ser útil, na prática. A última fase dessa ferramenta tem como objetivo avaliar as métricas do produto para entender se e o que precisa ser mudado. Os ajustes devem ser feitos nesse momento, sempre pensando na qualidade e na inovação contínua.

    Importância do Design Thinking

    Essa é uma metodologia que saiu das salas de reuniões das agências de publicidade e ganhou o mundo corporativo, já que é uma ferramenta que vai além da criatividade artística, conhecendo a fundo o cliente e promovendo uma experiência completa.

    Com o mundo em constante mudança, principalmente no que diz respeito a forma de propagar produtos no mercado, o empreendedor que estiver atualizado e souber escolher a estratégia de gerenciamento adequada ao seu tipo de negócio, tem mais chances de sair na frente na disputa por mercado.

    Onde aprender essa metodologia?

    Curso de Design Thinking, com Leandro Brandão

    Cidade: Maringá - PR

    Data de Início: 30/11/2019

    Frequência: 1 encontro

    Horários: Sábado das 8h30 às 17h

    Para mais informações, acesse o nosso site, clicando aqui.

    Para se aprofundar no tema, veja também:

    SEIS COMPETÊNCIAS QUE TODO PROFISSIONAL DE VENDAS DE SUCESSO DEVE TER

    GESTOR DE PESSOAS É UM ?MAESTRO? DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

    LÍDER DEVEM DEIXAR LEGADOS, PAUTADOS EM VALORES, COMO RESPEITO, JUSTIÇA E GRATIDÃO

    Compartilhar:

    Comentários

    Artigos Semelhantes

  • 4 Erros que o (a) Sucessor (a) deve evitar se quer se tornar um (a) Gestor (a) de Sucesso no negócio da Família
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    4 Erros que o (a) Sucessor (a) deve evitar se quer se tornar um (a) Gestor (a) de Sucesso no negócio da Família

    Confira neste artigo escrito por nossa especialista Julia Cavalheri Tittoto, 4 erros que você deve evitar ao assumir o negócio de família, claro, se você quiser ser um gestor (a) de sucesso.

    Ler artigo
  • Como ser promovido no trabalho?
    Liderança e Gestão
    4 minutos de leitura

    Como ser promovido no trabalho?

    Como ser promovido no trabalho é a pergunta de todo profissional que deseja alcançar cargos superiores. Seja qual for sua área de atuação, veja 5 dicas de ouro que você pode seguir

    Ler artigo
  • Gestão de conflitos: Como lidar com as divergências nas organizações?
    Liderança e Gestão
    5 minutos de leitura

    Gestão de conflitos: Como lidar com as divergências nas organizações?

    Toda organização apresenta divergências na comunicação e para evitar problemas que possam prejudicar o desenvolvimento do negócio, a Gestão de Conflitos se torna uma ferramenta imprescindível.

    Ler artigo
  • 5 ferramentas administrativas que você precisa saber
    Liderança e Gestão
    5 minutos de leitura

    5 ferramentas administrativas que você precisa saber

    As ferramentas administrativas ajudam a ter uma visão mais ampla da empresa.

    Ler artigo
  • Treinamento de liderança: a importância para o sucesso
    Liderança e Gestão
    4 minutos de leitura

    Treinamento de liderança: a importância para o sucesso

    Um líder que não se preocupa em apoiar e inspirar sua equipe, terá muito mais dificuldades em sua carreira. Por esta razão os treinamentos de liderança são cada vez mais importantes para as organizações.

    Ler artigo
  • Sistemas de Gestão: como escolher a melhor ferramenta para o seu negócio
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    Sistemas de Gestão: como escolher a melhor ferramenta para o seu negócio

    A rotina de uma empresa demanda muitas tarefas que devem ser feitas diariamente. Os sistemas de gestão podem organizar todas os processos que serão executados. Por isso, é considerado um otimizador de recursos e tempo de trabalho.

    Ler artigo
  • Ver todos os artigos