Design Thinking: conheça a ferramenta de inovação na solução dos problemas
Estratégias de gerenciamento não são mais exclusividades das grandes marcas.É cada vez mais comum observar que pequenas e médias empresas têm utilizado abordagens modernas e colaborativas para enxergar novos caminhos e atingir o consumidor final.
Com o crescimento acelerado das informações e ferramentas de inovação, empresas de todas os tamanhos têm buscado promover o bem-estar na vida das pessoas, por meio de produtos que solucionem seus ?problemas?.
Uma ideia que tem conquistado o mundo dos negócios é a teoria do Design Thinking: uma maneira de pensar dos designers e tornou uma ferramenta poderosa para quem quer empreender com criatividade em busca de uma trajetória profissional de sucesso.
Esse conceito tem sido muito usado pelos empreendedores, tanto nas áreas de criação de produtos como em todas as outras etapas que envolvem o mundo corporativo e empresarial. Design Thinking nada mais é que um conjunto de práticas e processos que visam dar uma nova abordagem aos problemas enfrentados pelas corporações.
Em outras palavras, essa metodologia veio para mudar a forma de pensar dos empreendedores modernos e tem como finalidade buscar por soluções inovadoras e criativas que almejam atender às necessidades do público alvo, baseadas em informações reais e não apenas estatísticas.
Ao colocar em prática essa nova forma de inovar, o empresário consegue avaliar e perceber novos caminhos apenas com informações obtidas pelo próprio consumidor. Por meio da perspectiva do cliente, é possível olhar o contexto com empatia e identificar os problemas a serem resolvidos.
Conheça as cinco etapas do Design Thinking:
Empatia
Essa primeira etapa é importante para conhecer o cliente e seus anseios. É por meio da empatia, colocando-se no lugar no público alvo, que se pôde entender melhor os desejos e as necessidades do cliente, enxergando quais são as soluções adequadas para cada problema. Nessa fase são realizadas pesquisas para se ter clareza sobre o problema.
Definição
Nessa etapa, é preciso analisar todas as informações coletadas na primeira fase, com o objetivo de entender o desafio. Quanto mais visual forem essas informações, por meio de gráficos e tabelas, mais fácil de identificar o problema. É uma fase de interpretação de dados e elaboração de novos caminhos.
Idealização
Após se ter clareza sobre os objetivos, chegou a hora de elaborar o produto ou serviço com base nas informações coletadas. É nessa fase que a metodologia Design Thinking começa a ganhar formato e o problema passa a ter uma solução. É importante que a equipe de criação não tenha medo de errar ou falhar, já que críticas podem inibir a criatividade.
Protótipos
A Prototipagem é a fase em que as ideias se tornam um produto palpável, bem como todo conteúdo obtido se transforma em ações que tendem a solucionar as questões por meio de oportunidades de negócio. É nessa etapa que a ideia pode ser melhorada, contando com a colaboração da equipe e aprendizado contínuo.
Testes
Os testes têm como finalidade evitar gastos com algo que pode não ser útil, na prática. A última fase dessa ferramenta tem como objetivo avaliar as métricas do produto para entender se e o que precisa ser mudado. Os ajustes devem ser feitos nesse momento, sempre pensando na qualidade e na inovação contínua.
Importância do Design Thinking
Essa é uma metodologia que saiu das salas de reuniões das agências de publicidade e ganhou o mundo corporativo, já que é uma ferramenta que vai além da criatividade artística, conhecendo a fundo o cliente e promovendo uma experiência completa.
Com o mundo em constante mudança, principalmente no que diz respeito a forma de propagar produtos no mercado, o empreendedor que estiver atualizado e souber escolher a estratégia de gerenciamento adequada ao seu tipo de negócio, tem mais chances de sair na frente na disputa por mercado.
Onde aprender essa metodologia?
Curso de Design Thinking, com Leandro Brandão
Cidade: Maringá - PR
Data de Início: 30/11/2019
Frequência: 1 encontro
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