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Pensamento estratégico: Dicas para aplicar na sua empresa

No famoso livro A Arte da Guerra, seu autor, Sun Tzu, coloca o pensamento estratégico como questão de vida ou morte. De fato, se você estiver em uma guerra ou em uma batalha, e não pensar estrategicamente, ou seja, adiante, você pode morrer, literalmente. Trazendo para o mundo corporativo e atual, a analogia faz sentido também e vamos mostrar por quê.

Neste artigo você vai entender o conceito de pensamento estratégico, como ele é fundamental para a vida como um todo e para o empreendedorismo, e por fim apresentaremos dicas infalíveis para que você aplique o pensamento estratégico na sua empresa.

O pensamento estratégico


Pensar estrategicamente exige de nós um tipo de raciocínio diferente daquele que estamos acostumados a usar no dia a dia. Diante de uma situação, uma questão ou um problema há normalmente três formas de lidarmos:

  • Pensar racionalmente – Pensar desta forma requer um entendimento mais matemático, lógico e calculado do problema ou da situação. É um pensamento adequado para quando tivermos bem clara a relação entre causa e efeito.
  • Pensar intuitivamente – Pensar intuitivamente demanda menos tempo, pois é resultado de uma análise menor, não matemático, e não de todo o problema ou situação. Pegamos uma parte daquela questão e usamos a nossa experiência pessoal, nosso feeling, nossas escolhas pessoais. Funciona quando você conhece muito bem o problema ou a questão.
  • Pensar estrategicamente – Pensar estrategicamente significa analisar o contexto de uma situação ou questão, utilizando tanto a forma racional e intuitiva, mas também procurando outras formas de entender aquela questão, para que se consiga enxergar elementos que ainda não estão visíveis e assim encontrar as melhores soluções possíveis.

Ou seja,

O pensamento estratégico pode ser definido como uma abordagem, uma forma de analisar situações, onde se olha para o presente pensando no futuro, buscando elementos novos e criativos para aprimorar, aperfeiçoar, melhorar, crescer, consolidar ou desenvolver.

O pensamento estratégico na empresa


Pensar estrategicamente é pilar do empreendedorismo moderno. Impossível imaginar uma empresa crescer e ganhar mercado sem que seus gestores desenvolvam o pensamento estratégico dentro dela. 

Implementar continuamente ações, decisões, normativas e protocolos estratégicos em seu negócio é base para o sucesso e não há como pensar diferente.

E mesmo sabendo que as decisões estratégicas são aplicadas por líderes, o pensamento estratégico deve ser desenvolvido em toda a empresa e deve ser incentivado no ambiente de trabalho como um todo. 

Mudar essa mentalidade é parte essencial para o sucesso de seu negócio. Incentive o pensar estratégico em toda a sua equipe de colaboradores.

A importância do pensamento estratégico na empresa


O pensamento estratégico dentro de uma empresa possibilita que ela torne possível a existência de um objetivo comum para todos os colaboradores e gestores. 

Ter um objetivo comum para todos a curto, médio e longo prazo numa empresa cria uma relação maior de engajamento, de pertencimento, e que resulta em melhoras significativas no ambiente de trabalho.

O pensamento estratégico, em suma, prepara a sua empresa de hoje, para o futuro. Ela é o que tende a garantir não somente a sobrevivência de seu negócio em longo prazo, mas o seu crescimento contínuo, tão importante para um negócio existente atualmente no mundo.

Dicas para aplicar o pensamento estratégico na sua empresa  


Já vimos que mudar a mentalidade de seu negócio e criar um ambiente que incentive todos os seus colaboradores a desenvolverem o pensamento estratégico é parte essencial para o sucesso de uma empresa. 

Sendo assim, fica a questão: como incentivar e aplicar o pensamento estratégico no seu negócio de forma completa e eficiente?

Veja algumas das principais dicas:

  • Incentive a observação crítica e abrangente;
  • Aprenda a identificar tendências;
  • Saia da zona de conforto;
  • Identifique os pontos fracos e corrija-os;
  • Incentive todos a terem visão de futuro;
  • Aproveite ao máximo a capacidade de seus colaboradores;
  • Incentive todos a focar em soluções e não em problemas;
  • Incentive e exercite a gestão eficiente de tempo.


Incentive a observação crítica e abrangente

  Não é algo muito fácil e automático, mas incentive seus colaboradores a observarem o entorno da empresa de uma forma crítica, ativa e abrangente. 

Como se faz isso? 

São estímulos diários, que incitam os profissionais a pensar fora da caixa, a buscar soluções diferentes das usuais, de refletir sobre como melhorar a produtividade, como aperfeiçoar uma forma de trabalho, de como entender as ações de seus concorrentes e buscar maneiras de superá-las. 

Aprenda a identificar tendências 

Uma das grandes qualidades dos profissionais de ponta e de empresas de sucesso é a capacidade de perceber que aquela ação, aquele serviço, aquele produto, tem potencial de ser um sucesso no futuro. 

Essa capacidade de identificar tendências é fundamental para o sucesso de uma empresa. Aprenda a identificar essas tendências de mercado, tendo sempre um olhar diferenciado sobre tudo que aparece para você no dia a dia. 

Essa visão inovadora transformou empresas como a Apple, com o Google ou como a Uber, em grandes cases de sucesso no mundo.

Saia da zona de conforto 

Não há algo que mais limite uma empresa ou um profissional de crescer que a comodidade. Ter profissionais acomodados resulta numa empresa acomodada, que pode até não fracassar, mas também não irá crescer. 

Assim, incentive seus colaboradores a sempre saírem da zona de conforto. Faça isso enquanto empresa também, nas decisões, nas ações e nos planejamentos para o futuro. 

Saia da zona de conforto e busque sempre novos desafios corporativos, coletivos e individuais. 

Identifique os pontos fracos e corrija-os 

Uma das formas mais eficientes para crescer é corrigindo erros e potencializando acertos. Umas das formas de corrigir erros e analisando minuciosamente os pontos fracos de sua empresa, de sua equipe de colaboradores e dos gestores para assim planejar ações de correção. 

Muitas vezes um colaborador está em uma função que limita a sua capacidade criativa. Corrija. A gestão está desenvolvendo um ambiente de trabalho tóxico. Corrija. 

A empresa tem agido de uma forma que garante vitórias no presente, mas que certamente terá muitas perdas futuras. Corrija.

Incentive todos a terem visão de futuro

Visão de futuro é um conceito que sempre está ligado à inovação, à inteligência estratégica e ao sucesso empresarial. Então, sim, devemos incentivar e criar um ambiente que possibilite a todos a terem e externar visão de futuro. 

Isso acontece através de reuniões, de aberturas para que os colaboradores se manifestem sempre, e de ações planejadas de comunicação e de trocas de experiências. 

Ter visão de futuro é pensar no amanhã, pensar em cenários diferentes dos atuais e entender quais mudanças ou melhorias serão necessárias para que uma empresa ou um funcionário sobreviva ao tempo. Fundamental no mundo corporativo.

Aproveite ao máximo a capacidade de seus colaboradores 

Parte essencial para que seu negócio tenha sucesso é entender as particularidades de sua equipe de colaboradores. Realize análises contínuas e trabalhos de capacitação para identificar talentos, potencializar qualidades e corrigir defeitos de sua equipe de funcionários.

O maior bem que uma empresa possui não são as suas máquinas, ou a sua estrutura física, mas sim o seu grupo de colaboradores e a sua capacidade de pensar, de planejar, e de executar ações estratégicas em benefício de seu negócio. Invista no melhor capital que existe no mundo corporativo, que é o capital humano.

Incentive todos a focar em soluções e não em problemas 

Problemas nascem para serem solucionados e para oferecer meios de crescimento e aprendizado para um profissional ou para uma empresa. 

Invista nesta ideia estratégica de sucesso, que é focar sempre nas soluções e nunca perder muito tempo nos problemas propriamente ditos. 

Eles servem para serem pensados, refletidos, mas sempre com foco nas soluções, imediatas e definitivas. Correção e solução são elementos chaves para uma empresa se desenvolver e ganhar mercado em um mundo globalizado. 

Incentive e exercite a gestão eficiente de tempo  

Uma das ações mais eficazes no processo de desenvolvimento de pensamento estratégico envolve uma boa gestão de tempo

Saber gerir o tempo é essencial para uma empresa corrigir problemas e potencializar ganhos e produtividade. Para colaboradores a gestão de tempo serve para otimizar o trabalho, a produção e ainda proporcionar atividades de capacitação e de melhorias profissionais. 

Conclusão

Criar um ambiente dentro da empresa que incentive o pensamento estratégico é o pontapé inicial de uma jornada de sucesso. Pensar no presente em formas de crescer no futuro é elemento básico do empreendedor que quer sobreviver num mercado cada vez mais selvagem. 

Desenvolver lideranças e gestão estratégica é parte tão essencial que não imaginamos uma grande empresa de sucesso que não carregue estas ideias como pilares. 

E você, desenvolve o pensamento estratégico em seu negócio?

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