• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Planejamento organizacional: por que é tão importante nas empresas?

Para alçar voos nesse mercado altamente competitivo não basta apenas ter uma ideia inovadora ou diferenciais. O planejamento organizacional é o que irá combinar ações de previsão, execução e monitoramento, ou seja, crucial para que o negócio obtenha ganhos recorrentes.

Se uma empresa deseja colocar um projeto no mercado, precisa analisar sua viabilidade e se há forte potencial de sucesso. Sendo assim, um negócio que é bem planejado resultará em ganho de tempo, o que pode ser investido em outras ações ou criação de novas ideias. Veja a seguir mais sobre a importância de um plano organizacional


 Benefícios tangíveis para o negócio

Primeiramente, vamos falar sobre as reais vantagens de aplicar um processo desse tipo em sua empresa. Aqui vale ainda frisar que dependerá muito do tipo de negócio e modelo de planejamento.

Confira os principais benefícios que sua empresa poderá usufruir:

  • Estabelece metas e objetivos que condizem com a realidade da empresa; Otimiza a distribuição de recursos; Melhora a produtividade e agilidade nos processos; Melhora o foco, comprometimento e motivação da equipe. Alinhamento de informações e comunicação entre setores; Ajuda na prevenção de riscos e evidencia soluções para o negócio; Implementa ações estratégicas de redução de custos; Ajuda a identificar fatores externos e internos que possam prejudicar a estrutura e o desenvolvimento do negócio. 

 

Em que consiste o planejamento organizacional?

Consiste em estruturar os objetivos e todas as ações futuras para alcançá-los de forma assertiva. Além disso, é um processo sistemático que visa prever contratempos, planejar o futuro no negócio, definir ações focadas e monitorar resultados. Justamente por isso que deve ser um processo contínuo de análise minuciosa.

É por meio de um planejamento organizacional que a empresa fará o melhor uso do seu capital, já que saberá exatamente quando e onde investir com segurança. A partir daí, a empresa terá um ambiente muito mais organizado para prosperar e alcançar resultados rápidos.

Para implementar esse processo, os gestores deverão ter atenção às seguintes etapas importantes:

  • Diagnóstico
  • Análise externa
  • Análise de oportunidades e ameaças
  • Análise interna

Com todas essas informações em mãos, será muito mais fácil compreender o melhor caminho para a organização. Contudo, vale a pena ressaltar que existem mais alguns tipos de planejamentos excelentes que devem ser alinhados com o planejamento organizacional, mas cada um com o seu propósito. Veja! 

Planejamento estratégico

É esse tipo de planejamento que reúne todas as informações de análise externa e interna. Com essa gama de dados é possível definir a filosofia, missão, objetivo e valores da empresa, fatores que formam um guia para um negócio escalável.

Aqui são definidas ações práticas que transformarão todo o planejamento em metas alcançáveis por área da empresa. Também conhecido como planejamento funcional, possibilita a realização do plano estratégico, analisando sua viabilidade.

São planos de curta duração que devem ser revisados e alterados sempre que houver necessidade de alinhamento com os objetivos propostos. Ainda fazem parte do plano tático os planejamentos de marketing, de produção, financeiro, RH e segurança. 

Planejamento operacional

O operacional avalia recursos, equipe e prazos necessários para a implementação das novas ações e atividades. Da mesma forma, auxilia na criação de uma programação linear que colabora com alta produtividade e resultados.

Em resumo, o planejamento organizacional possui 3 pilares fundamentais de forte impacto dentro de uma empresa: estratégico, tático e operacional. Por isso, é importante ter atenção a todos eles para garantir maior competitividade no mercado.

Que tal implementar esse processo na sua empresa? Não esqueça de medir os resultados e analisar todos os fatores que colaboraram para seu sucesso. Compartilhe esse conteúdo nas redes sociais!

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Organizações que não possuem um bom planejamento organizacional perdem oportunidades de crescimento e ganhos recorrentes. Veja as vantagens para seu negócio.

planejamento organizacional

13/01/2020

https://www.trecsson.com.br/files/

https://www.trecsson.com.br/blog/estrategia-e-negocios/planejamento-organizacional-por-que-e-tao-importante-nas-empresas