• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Como Gerenciar e Crescer Em Um Negócio escalável?

A escalabilidade de um negócio é um dos fatores de maior importância dentro de uma empresa. Se o negócio é escalável, significa que ele possui maior potencial de um crescimento contínuo e quando isso acontece, a longevidade é certa.

Além disso, o negócio escalável é denominado aquele que pode ser expandido sem que haja a necessidade de maior demanda de recursos. Um negócio com grande potencial de escalabilidade pode gerar alta lucratividade e ainda assim sobreviver com uma estrutura menor.

Há, portanto, estratégias que podem transformar um empreendimento, trazendo maior escalabilidade ao longo do tempo. E é justamente sobre isso que iremos falar hoje. Confira quais são as principais estratégias para aplicar e gerenciar um negócio escalável!

5 Estratégias Para Criar um Negócio Escalável

1 ? É preciso inovar para sobreviver

A inovação ainda é a melhor estratégia para aumentar o faturamento em até 80% de uma atividade empreendedora. Consequentemente, boa parte desse faturamento se transforma em investimento destinado ao crescimento.

A ideia de inovação pode trazer ao empreendedor certos desafios naturais de um negócio completamente inexplorado. Porém, por outro lado, pode também trazer grandes oportunidades e estas precisam ser bem aproveitadas.

2 ? Foco no funil de vendas

Obter um crescimento contínuo não depende somente de boas práticas de gestão e produtos inovadores. O mais importante é estudar o mercado, pesquisar mais sobre a demanda de seu produto ou serviço e principalmente conhecer o cliente que você quer atrair.

Isso irá extinguir aquela prática comum de empreendedores que estão iniciando no mercado e querem ?atirar para todos os lados?. Foco em objetivos e estratégias precisam ser restritamente estabelecidos.

Em resumo, 90% do investimento do tempo de sua equipe comercial, deve ser para chamar a atenção de potenciais clientes, que possuem um real interesse no seu negócio. É um desperdício de tempo e investimento tentar trazer consumidores que nem tem ideia do que seu negócio vende.

3 ? Entenda qual é a escala do seu negócio

Outra coisa importante é compreender o perfil de escala do seu negócio. Para cada nicho de mercado a escala é completamente diferente, a exemplo da área de loja e uma de fábrica. No ramo de fábrica, é essencial ter um controle sobre o capital intensivo, parque fabril, mão de obra e distribuição.

Já no setor de loja, para ganhar escalabilidade, é necessário ter grandes habilidades de varejo, gerir custos externos, pessoas, transporte, etc. Se o negócio não está trazendo a rentabilidade desejada, a saída é trocar o volume por margem de lucro.

Nesse caso, continuar pequeno e rentável é uma das decisões mais assertivas para manter o negócio vivo. Portanto, não adianta querer ganhar escala se existe prejuízo, é preciso sempre manter a margem de lucro.

4 ? Negócio escalável não se faz sozinho

Ter um negócio escalável, significa que você precisará abrir mão de muita coisa e lidar com muitas coisas que podem não ser tão simples para você. Se você tem um parceiro que sabe lidar melhor com a parte de finanças e negociação, por exemplo, fica mais fácil crescer.

Se você não quer ter que lidar com esse tipo de dificuldade, nem lidar com incertezas, renovar estratégias constantemente, planejar e lidar com pessoas, não tenha um negócio escalável.

5 ? Ter conhecimento para ser escalável

Um dos fatores de maior importância para gerenciar um negócio escalável é ter aptidão para gerenciá-lo. Você está preparado para o crescimento? Sabe quais são as melhores técnicas de melhorias em processos? E como gerir pessoas para escalar? Você conhece as práticas de gestão de qualidade e processos?

Você precisará de todos esses conhecimentos para obter um sucesso satisfatório. Então, pensar no futuro é ainda a primeira coisa a ser trabalhada para criar escalabilidade no seu negócio. Tenha certeza que isso irá trazer um impacto positivo nos resultados finais.

Dessa maneira, podemos concluir que a ideia de negócio não precisa ser naturalmente escalável. Por meio de estratégias bem elaboradas, é possível sim mudar esse cenário. No entanto, a capacidade de gestão e controle são fundamentais para manter tudo bem alinhado, a fim de progredir de maneira mais assertiva.

E você, está preparado para o crescimento do seu negócio? Que tal começar a otimizar seus conhecimentos em Gestão Empresarial?

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

A escalabilidade é um fator importante dentro de uma empresa. Se o negócio é escalável, significa que ele possui maior maior potencial de crescimento

negócio escalável

14/11/2017

https://www.trecsson.com.br/files/

https://www.trecsson.com.br/blog/lideranca/como-gerenciar-e-crescer-em-um-negocio-escalavel