Gestão da Qualidade: Princípios e ferramentas para alcançar a excelência empresarial
Entender como funciona a mente do consumidor é um dos maiores indicadores de sucesso que empresas podem utilizar. Neste sentido, é estratégico saber que o cliente de hoje preza pela aquisição de um produto ou serviço que chegue próximo da perfeição. Assim, para não frustrar as expectativas de seu público, as organizações estão investindo cada vez mais em gestão da qualidade.
Mas o que seria exatamente investir em gestão da qualidade?
Neste artigo vamos explicar tudo, começando pelo próprio conceito, que não é tão novo, mas que ainda vem ganhando espaço no universo corporativo.
Vamos também compreender a sua importância, seja para uma pequena, uma média ou uma grande empresa, e por fim, conheceremos algumas ferramentas muito úteis que devem ser utilizadas para alcançar a excelência em termos de qualidade, de um produto ou de um serviço.
O que é Gestão de qualidade?
A gestão da qualidade é a ação contínua de supervisionar todos os processos, atividades e tarefas que fazem parte da criação de um produto ou de um serviço.
Ela é a soma de técnicas, processos e estratégias existentes para assegurar que aquele produto ou serviço vai ser disponibilizado para o consumidor final da melhor maneira possível.
Deu para perceber o quão importante e crucial é a gestão da qualidade para uma empresa, principalmente para aquelas que privilegiam o conceito de foco no cliente e que entendem que proporcionar a melhor experiência de compra para o consumidor é tarefa fundamental para o crescimento de qualquer negócio.
Podemos compreender a Gestão da qualidade a partir de quatro componentes fundamentais:
- Planejamento da qualidade;
- Garantia de qualidade;
- Controle de qualidade;
- Melhoria da qualidade.
Ao implementar esses quatro componentes a empresa realiza um processo chamado de Gerenciamento Total da Qualidade (SGQ).
O surgimento da gestão da qualidade
A ideia de gestão de qualidade surge com maior intensidade a partir da Revolução Industrial, quando o sistema de produção em série passou a ser utilizado em grande parte do mundo. As empresas passaram a produzir a partir de rígidos padrões de qualidade.
Entretanto o conceito ganha forma depois da segunda guerra mundial, quando de fato as empresas (americanas e japonesas, principalmente) passam a investir pesado em controle de qualidade e métodos mais eficientes de produção.
Qual a importância da gestão de qualidade nas empresas?
Entender a importância da gestão da qualidade em uma empresa é tarefa básica para qualquer empreendedor ou gestor que deseja ganhar mercado e se consolidar.
Muitos infelizmente só descobrem a importância que a gestão da qualidade possui quando perdem clientes e veem as vendas despencarem, e ao pesquisar a origem da queda percebem que os consumidores estão muito insatisfeitos com a qualidade do produto ou serviço oferecido pela empresa.
Em casos assim o estrago já foi feito e o início de um trabalho de gestão da qualidade vai ter como objetivo recuperar as vendas e desfazer o estrago.
Porém, se você entender desde a criação do seu negócio que investir em gestão da qualidade vai lhe proporcionar ganhos a médio e longo prazo, então as chances de você nunca passar por um problema como o descrito acima são muito grandes.
Assim, basta entender a linha de raciocínio usada até aqui para concluir que a gestão da qualidade visa garantir a previsibilidade das suas vendas, ao supervisionar todo o caminho que o seu produto ou serviço percorre até chegar ao consumidor final.
Se você assegurar sempre que este caminho foi percorrido com todos os cuidados necessários, então terá a certeza de que seu público não irá abandonar seu produto ou serviço por questões de baixa qualidade.
Assim, a gestão da qualidade não é somente importante, mas fundamental, por criar mecanismos que não somente atendam, mas também superem as expectativas criadas pelos seus clientes.
Quais os princípios da gestão de qualidade?
Quando pensamos em gestão da qualidade, nos veem em mente alguns princípios fundamentais, como:
Foco no consumidor
Quem trabalha com o conceito de gestão da qualidade deve entender que o foco de todo este trabalho é o seu cliente, aquele que consome seu produto e faz de fato o seu negócio crescer e se consolidar no mercado.
O consumidor é a figura mais importante deste processo e você deve colocá-lo como prioridade e buscar sempre entregar um produto perfeito e que supere as expectativas deles.
Liderança
É muito difícil você implementar um programa de gestão da qualidade eficiente sem ter uma liderança de alto rendimento.
O líder terá o trabalho de desenvolver o projeto, escolher as ferramentas adequadas para avaliar e analisar os processos e ainda terá que recrutar e saber capacitar toda a equipe para que eles possuam sempre o foco no cliente ao formular novas estratégias de garantia de qualidade.
Melhoria contínua
Gestão da qualidade se faz tendo como mantra o pensamento de que sempre podemos melhorar e é um dever da empresa entregar um produto ou serviço cada vez melhor, independente dos feedbacks recebidos.
Mesmo que o produto seja avaliado como perfeito pelos clientes, ainda assim é preciso ter em mente que há sempre espaço para melhora.
Envolvimento da equipe
Gestão da qualidade envolve muitos setores de uma organização e por isso será preciso um envolvimento e engajamento de todas as equipes participantes, o que demanda um planejamento eficiente e um bom ambiente de trabalho, que proporcione um clima colaborativo e de eficácia.
Gerenciamento de processos
Fazer controle e garantir a qualidade de um produto demanda um trabalho inteligente de gerenciamento de processos, de entender cada etapa que leva um produto até ficar pronto para ser oferecido ao consumidor final.
Ter uma equipe que gerencie de forma adequada esses processos é um pontapé inicial perfeito para que você desenvolva um bom trabalho de gestão da qualidade.