O que é a Pirâmide de Maslow? Como ela ajuda na Gestão de Pessoas?
Você sabe dizer qual a fórmula do sucesso para uma empresa? É quase consenso que o grande bem que uma organização possui é o seu grupo de colaboradores, e que por isso proporcionar um ambiente saudável para eles é meio caminho andado para responder esta pergunta que fizemos. E nesse sentido, entender a Pirâmide de Maslow e utilizá-la na gestão de pessoas pode ser o primeiro passo para o crescimento corporativo.
Neste artigo vamos conhecer o conceito por trás da Pirâmide de Maslow e como ela pode ajudar a construir uma jornada bem sucedida para qualquer organização que preza por uma eficiente gestão de pessoas.
Vamos lá!
O que é a Pirâmide de Maslow
Para isso, vamos voltar aos anos 1950, quando o psicólogo Abraham Maslow divulgou a sua teoria das necessidades humanas, que afirmava que nós, seres humanos, vivemos a partir de uma hierarquia de necessidades e que a busca delas proporciona a nossa auto realização pessoal e profissional.
A teoria organiza, de forma gráfica, as nossas necessidades, elencando desde as básicas até as mais complexas, e criando uma espécie de jornada da auto realização pessoal.