Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade, e ao continuar navegado, você concorda com estas condições.

  • Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Desenvolvimento de carreira: Veja 5 práticas de sucesso!

Para muitos brasileiros o conceito de planejar já existe antes mesmo do nascimento, com o planejamento justamente do processo de gravidez. Projetar os primeiros anos de vida, o período inicial da educação e toda a adolescência se mostra algo primordial que fará uma grande diferença na vida de quem o fizer bem. 

E com a vida adulta, surge uma nova necessidade: planejar a sua vida acadêmica e profissional.

Se por um lado a vida acadêmica possui uma relação estreita com a profissional, por outro, há uma série de particularidades que o planejamento de carreira possui, e nasce daí nossa vontade de apresentar práticas que vão te auxiliar bastante no momento em que você parar para planejar e desenvolver a sua carreira.

Oferecemos 5 práticas que com certeza vão te auxiliar sobremaneira na árdua tarefa de pensar, projetar e planejar a sua carreira. Com elas em mente, fica mais fácil colocar tudo no dia a dia e colher os frutos a médio e longo prazo. Confira!


1- Delimite o seu objetivo principal


"Quando um querer tudo acaba sendo um querer nada". Essa frase, aparentemente filosófica, retrata um fenômeno do mundo atual: as pessoas querem fazer tudo ao mesmo tempo. O resultado normalmente são ações mal sucedidas e resultados profissionais com pouco grau de sucesso.

Entender que planejar o futuro profissional requer dominar a arte de hierarquizar seus objetivos é meio caminho andado para o sucesso. Restrinja seus principais objetivos e os desenvolva com disciplina, inteligência e muito amor.

Se o seu objetivo é chegar ao posto de diretor de uma grande empresa (seja ela a que você já trabalha ou não), comece deixando esta meta no topo, e planejando a conquista de tal forma que você estará apto a conseguir vitórias secundárias a todo o momento.

Exemplificando o caso: se para chegar ao objetivo você achar necessário estudar ainda mais, participar de cursos de pós-graduação, de MBA, de cursos de idiomas, de intercâmbios profissionais, etc., antes de conseguir a meta principal (posto de diretor), você certamente receberá convites de outras empresas, ou promoções constantes dentro da sua. Ou seja, antes da vitória maior, você já conquistará pequenas vitórias ao longo do tempo.


2- Seja o melhor gestor de sua vida


Afinal de contas, VOCÊ é com absoluta certeza a empresa mais importante que há dentro de sua existência. Seja empreendedor de sua vida, pessoal e profissional. 

E o que isso quer dizer na prática?

Significa, dentre outras coisas, que você deve trabalhar a sua imagem, tal como fosse uma empresa. Esteja nas redes sociais, divulgue seus melhores trabalhos, se apresente profissionalmente para pessoas estrategicamente definidas.

Use redes apropriadas com muita inteligência. LINKEDIN tende a lhe trazer ótimos resultados profissionais se você souber explorar com sabedoria. Observe os principais perfis de RH, leia os materiais postados por grandes empresas e absorva o que as grandes referências do mundo do empreendedorismo falam.

Saber escutar, absorver conhecimento, e repassar em forma de know how são elementos chaves para você ser descoberto, redescoberto, ou valorizado. Desenvolver carreira passa inevitavelmente pela arte de estar nos melhores lugares, pronto para ser encontrado.


3- Entenda as necessidades do mercado