Whatsapp Icone
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Projetos
    4minutos de leitura

    Como implementar uma metodologia de gestão de projetos

    Autor Dayane

    A competitividade do mercado obrigado que empresas continuem inovando e se renovando consistentemente, e isso faz com que a maioria das empresas dedicam esforços na implantação de novos projetos. Mas a realidade é que muitos desses projetos acabam fracassando, em boa parte das vezes, devido a falta de uma metodologia à ser seguida. 

    Pensando nisso prepararmos esse material para você! Quer saber como preparar a sua empresa para a implementação de uma metodologia de gestão de projetos? Então continue a leitura e veja quais passos você deve seguir! 

    Treine sua equipe 

    Para preparar a empresa na implementação de uma metodologia, é fundamental capacitar a sua equipe. Todos precisam entender o que é gestão de projetos. Os profissionais precisam compreender as ferramentas, as razões das metodologias e como funcionam.

    O resultado dessa capacitação é um time mais engajado, motivado e produtivo. O treinamento contínuo também é importante para que o profissional se adapte a situações diversas sem comprometer o andamento dos projetos com erros de interpretação e execução.

    Defina Metas

    O gestor precisa ter metas bem definidas desde o começo do projeto. As metas servirão de norte para todas as ações independentemente dos atrasos, imprevistos, erros e problemas de produtividade.

    Além de ajudar a organizar o trabalho, ter metas claras e objetivas aumentam as chances de obter sucesso. Vale ressaltar também que metas ajudam a ter um controle maior da equipe, além de  mantê-la motivada. 

    Selecione os projetos 

    Muitas empresas se confundem na hora de organizar os projetos e executá-los. Uma forma de resolver a questão é adotar um método simples e efetivo elaborando uma lista com prioridades de projetos a executar, e utilizar alguns critérios de avaliação para comparar.

    Os critérios são utilizados para pontuar os projetos, e refletirão a importância do projeto em relação a uma perspectiva de avaliação. Alguns exemplos são: custo do projeto, prazo de implantação, retorno sobre o investimento, prioridade e complexidade. 

    Utilizando essa técnica, pode evitar a situação de empreender esforços em um projeto pouco alinhado com os objetivos do negócio, e deixar de lado outro que agregaria o valor desejado, por exemplo. 

    Aprenda com as lições do projeto 

    Cada projeto permite a organização aprender com suas experiências. Afinal, o uso correto do processo ajuda a não repetir erros que já foram cometidos no passado, e a reaproveitar o que foi feito de melhor. Trata-se de uma ferramenta crucial para melhoria contínua de todo o processo. 

    A gestão de projetos é fundamental para empresas que lidam com as constantes oscilações do mercado. Portanto, quem sabe gerenciar novas frentes de trabalho se posiciona à frente da concorrência. 

    Há vários cursos que preparam os profissionais para essas habilitações. Por isso a FGV possui o MBA em Gerenciamento de Projetos. O curso prepara profissionais para elaborar, executar e acompanhar projetos dentro de corporações e empresas, nos mais variados setores. Fale com um de nossos especialistas e saiba mais como alavancar sua carreira!

    Compartilhar:

    Artigos Semelhantes

    Gerenciamento de projetos: conheça as 10 áreas de conhecimento
    Projetos
    5 minutos de leitura

    Gerenciamento de projetos: conheça as 10 áreas de conhecimento

    Gerenciamento de projetos é um dos termos mais relevantes dentro do contexto corporativo. Confira em detalhes quais são as 10 áreas de conhecimento do PMBOK.

    Ler artigo
    O que é gerenciamento de Projetos? Conheça os principais conceitos
    Projetos
    7 minutos de leitura

    O que é gerenciamento de Projetos? Conheça os principais conceitos

    Gerenciamento de Projetos é o esforço e a compreensão que uma equipe produz sobre um objetivo, ele deve possuir começo, meio e fim. Confira!

    Ler artigo
    Desenvolvimento de carreira: Veja 5 práticas de sucesso!
    Projetos
    7 minutos de leitura

    Desenvolvimento de carreira: Veja 5 práticas de sucesso!

    Desenvolvimento de carreira requer planejamento, estudo, trabalho duro, leitura e conhecimento. Confira 5 práticas de sucesso para você começar a aplicar hoje mesmo.

    Ler artigo
    Saiba mais sobre o gerenciamento de stakeholders de um projeto
    Projetos
    6 minutos de leitura

    Saiba mais sobre o gerenciamento de stakeholders de um projeto

    A gestão dos stakeholders em um projeto é um dos fatores fundamentais para o seu sucesso ou fracasso, afinal eles são as peças básicas de apoio a organização

    Ler artigo
    Conheça 10 boas práticas para o seu gerenciamento de projetos
    Projetos
    4 minutos de leitura

    Conheça 10 boas práticas para o seu gerenciamento de projetos

    Conheça 10 aplicações que você pode usar como estratégia de gerenciamento do seu projeto.

    Ler artigo
    Gestão de projetos: 5 etapas essenciais para a implementação
    Projetos
    7 minutos de leitura

    Gestão de projetos: 5 etapas essenciais para a implementação

    A gestão de projetos é um conjunto de técnicas que visa implementar ações estratégicas com a finalidade de atingir objetivos.

    Ler artigo
    Ver todos os artigos