• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Como implementar uma metodologia de gestão de projetos

A competitividade do mercado obrigado que empresas continuem inovando e se renovando consistentemente, e isso faz com que a maioria das empresas dedicam esforços na implantação de novos projetos. Mas a realidade é que muitos desses projetos acabam fracassando, em boa parte das vezes, devido a falta de uma metodologia à ser seguida. 

Pensando nisso prepararmos esse material para você! Quer saber como preparar a sua empresa para a implementação de uma metodologia de gestão de projetos? Então continue a leitura e veja quais passos você deve seguir! 

Treine sua equipe 

Para preparar a empresa na implementação de uma metodologia, é fundamental capacitar a sua equipe. Todos precisam entender o que é gestão de projetos. Os profissionais precisam compreender as ferramentas, as razões das metodologias e como funcionam.

O resultado dessa capacitação é um time mais engajado, motivado e produtivo. O treinamento contínuo também é importante para que o profissional se adapte a situações diversas sem comprometer o andamento dos projetos com erros de interpretação e execução.

Defina Metas

O gestor precisa ter metas bem definidas desde o começo do projeto. As metas servirão de norte para todas as ações independentemente dos atrasos, imprevistos, erros e problemas de produtividade.

Além de ajudar a organizar o trabalho, ter metas claras e objetivas aumentam as chances de obter sucesso. Vale ressaltar também que metas ajudam a ter um controle maior da equipe, além de  mantê-la motivada. 

Selecione os projetos 

Muitas empresas se confundem na hora de organizar os projetos e executá-los. Uma forma de resolver a questão é adotar um método simples e efetivo elaborando uma lista com prioridades de projetos a executar, e utilizar alguns critérios de avaliação para comparar.

Os critérios são utilizados para pontuar os projetos, e refletirão a importância do projeto em relação a uma perspectiva de avaliação. Alguns exemplos são: custo do projeto, prazo de implantação, retorno sobre o investimento, prioridade e complexidade. 

Utilizando essa técnica, pode evitar a situação de empreender esforços em um projeto pouco alinhado com os objetivos do negócio, e deixar de lado outro que agregaria o valor desejado, por exemplo. 

Aprenda com as lições do projeto 

Cada projeto permite a organização aprender com suas experiências. Afinal, o uso correto do processo ajuda a não repetir erros que já foram cometidos no passado, e a reaproveitar o que foi feito de melhor. Trata-se de uma ferramenta crucial para melhoria contínua de todo o processo. 

A gestão de projetos é fundamental para empresas que lidam com as constantes oscilações do mercado. Portanto, quem sabe gerenciar novas frentes de trabalho se posiciona à frente da concorrência. 

Há vários cursos que preparam os profissionais para essas habilitações. Por isso a FGV possui o MBA em Gerenciamento de Projetos. O curso prepara profissionais para elaborar, executar e acompanhar projetos dentro de corporações e empresas, nos mais variados setores. Fale com um de nossos especialistas e saiba mais como alavancar sua carreira!

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >