• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Você sabe o que é PMBOK?

A sigla PMBOK é muito conhecida no meio empresarial pelos gerentes de projetos, isso porque esse é o guia que reúne as principais informações para que esses profissionais executem e gerenciem os projetos de forma eficiente.

E é devido a importância desse material que preparamos esse artigo, que tem o intuito de apresentar um pouco sobre o que é o PMBOK e como ele pode ajudar os gestores a alcançar os resultados de forma mais objetiva!

Como surgiu o PMBOK?

Entre os anos 50 e 60 as técnicas de gestão foram criadas e transformadas em uma disciplina com o objetivo de ajudar os gestores a colocar em prática seus conhecimentos. Surgiu então um movimento liderado pelo Project Manager Institute (PMI). Esse instituto organizou essas práticas e desenvolveu um método para se administrar projetos.

  • O Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute PMI), é a uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos. Nosso trabalho para a profissão auxilia mais de 700.000 membros, profissionais certificados e voluntários em praticamente todos os países do mundo a aumentar o sucesso das suas empresas, evoluir em suas carreiras e tornar a profissão mais madura. PMI (brasil.pmi.org)

Como resultado disso surgiu o Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). Esse guia reúne conceitos e ferramentas de gerenciamento de projetos que todas as pessoas desse ramo devem conhecer e dominar.

Ao longo de 600 páginas, o guia oferece aos profissionais técnicas, além de teorias e práticas, de 10 áreas do gerenciamento de projetos. O livro ensina como planejar, executar e controlar todas as faces de um projeto desenvolvido em fases que se complementam.

Considerada a ?Bíblia do gestor de projetos?, o PMBOK oferece conhecimentos adquiridos por profissionais de todo o mundo, são informações didáticas de fácil entendimento para que qualquer pessoa consiga desenvolver projetos de todos os tipos de complexidade.

O Guia descreve o ciclo de vida de um projeto, de forma detalhada, expondo os processos, atividades e documentos relacionados. Ele traz normas, técnicas, métodos e processos, a partir de anos de experiências de quem tem no currículo uma gestão estratégica e eficaz.

Porque o PMBOK é tão importante para a Gestão de Projetos?

A importância desse guia é reflexo, principalmente, da padronização. Isso porque a partir do aprendizado das práticas do PMBOK, é possível padronizar os processos por meio de diretrizes claras de gestão e distribuir as informações, com maior transparência, com o objetivo de garantir maior eficácia no gerenciamento do projeto.

Quer se aprofundar na Gestão de Projetos?

O MBA  da FGV em Gestão: Projetos é um dos cursos mais procurados por aqui, tamanha a sua importância no ambiente corporativo. Esse curso foi baseado nos conhecimentos do PMBOK, que é um guia reconhecido no mundo todo.

O curso possibilita desenvolver uma visão holística das atividades empresariais, oferece conhecimentos técnicos para os alunos se tornarem gestores líderes, relaciona o teórico a prática, e trabalha o autoconhecimento do aluno para formar um projeto de carreira, além de obter um grande reconhecimento pelo título e permitir uma atuação rápida e imediata no mercado trabalho

Tem interesse no assunto e gostaria de mais informações? Temos turmas em Maringá e Dourados, acesse o link abaixo e saiba mais!

MBA FGV em Gestão: Projetos - Maringá, PR

MBA FGV em Gestão: Projetos - Dourados - MS

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

PMBOK (Project Management Body Of Knowledge), é uma ferramenta muito conhecida no meio empresarial. Saiba mais sobre PMBOK clicando aqui.

o que é PMBOK

17/10/2019

https://www.trecsson.com.br/files/

https://www.trecsson.com.br/blog/projetos/voce-sabe-o-que-e-pmbok