Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade, e ao continuar navegado, você concorda com estas condições.

  • Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

O que é gerenciamento de Projetos? Conheça os principais conceitos

Palavra de importância crucial para o universo empresarial, acadêmico e até mesmo pessoal, o gerenciamento de projetos traz consigo uma série de ideias, ações e regras necessárias para o crescimento de um negócio, de uma empreitada educacional/acadêmica ou de atividades pessoais.

Aprender como gerir projetos, e se aperfeiçoar sempre, fará de você um protagonista no âmbito profissional e, sobretudo, um potencial vencedor em seus objetivos acadêmicos. E isto é o que todos querem, correto? Por conta desta demanda resolvemos elaborar este manual com os principais conceitos usados dentro do gerenciamento de projetos.

E após esta leitura, sugerimos ler outro artigo nosso sobre as principais métricas utilizadas na elaboração e planejamento de projetos. 

Vamos começar!

Mas o que é um gerenciamento de projetos?


A ideia de gerir projetos reforça a tese de que a organização, o planejamento, a construção de metas e a boa execução do que foi pensado é indispensável no mundo moderno para que empresas cresçam continuamente, profissionais se destaquem no mercado e pessoas consigam realizar sonhos de vida.

Assim, a gestão de projetos pode ser considerada todo o esforço e a compreensão que uma equipe produz sobre um objetivo, que deve por conceito ser temporário, com seu início, sua execução e a entrega do resultado, tudo em prazos estipulados e respeitados, já que estes são elementos centrais para o bom gerenciamento.

Projetos x operações

E o projeto em si deve ser colocado em uma prateleira à parte, dentro de uma empresa, já que muito se confunde um projeto (de caráter temporário), de operações, ou processos (que podem ser contínuos). Enquanto que o primeiro possui a necessidade de ter um início, meio e fim, o gerenciamento de operações faz parte de atividades rotineiras dentro de uma organização empresarial.

Então, para entendermos melhor:

Projetos

  • Tem início, meio e fim (temporários por definição).
  • Ele gera um resultado único
  • Possui recursos e objetivos bem definidos

Processos

  • Trabalho contínuo e corriqueiro dentro de uma empresa
  • Pode gerar objetivos diversas vezes
  • Gera resultados padronizados


Metas e objetivos

Da mesma maneira que um gestor deve saber claramente a diferença entre processos e projetos, ele deve dominar dois conceitos similares, mas não iguais, que são as metas e objetivos.  

No que diz respeito ao gerenciamento de projetos, os objetivos são bem claros e definidos. O objetivo é aquilo que a empresa ou o profissional deseja alcançar como fim, depois de todo um processo ter sido planejado e executado.

Já as metas são tarefas mais específicas que visam justamente alcançar objetivos. Elas se cruzam, se complementam, mas há uma diferença sutil que os grandes profissionais devem saber, compreender e utilizar dentro de uma organização, ou dentro de um projeto pessoal, seja acadêmico ou de vida.   

EAP, o que é e para que serve?