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    Projetos
    7minutos de leitura

    O que é gerenciamento de Projetos? Conheça os principais conceitos

    Foto do autor
    Autor Trecsson

    Palavra de importância crucial para o universo empresarial, acadêmico e até mesmo pessoal, o gerenciamento de projetos traz consigo uma série de ideias, ações e regras necessárias para o crescimento de um negócio, de uma empreitada educacional/acadêmica ou de atividades pessoais.

    Aprender como gerir projetos, e se aperfeiçoar sempre, fará de você um protagonista no âmbito profissional e, sobretudo, um potencial vencedor em seus objetivos acadêmicos. E isto é o que todos querem, correto? Por conta desta demanda resolvemos elaborar este manual com os principais conceitos usados dentro do gerenciamento de projetos.

    E após esta leitura, sugerimos ler outro artigo nosso sobre as principais métricas utilizadas na elaboração e planejamento de projetos. 

    Vamos começar!

    Mas o que é um gerenciamento de projetos?


    A ideia de gerir projetos reforça a tese de que a organização, o planejamento, a construção de metas e a boa execução do que foi pensado é indispensável no mundo moderno para que empresas cresçam continuamente, profissionais se destaquem no mercado e pessoas consigam realizar sonhos de vida.

    Assim, a gestão de projetos pode ser considerada todo o esforço e a compreensão que uma equipe produz sobre um objetivo, que deve por conceito ser temporário, com seu início, sua execução e a entrega do resultado, tudo em prazos estipulados e respeitados, já que estes são elementos centrais para o bom gerenciamento.

    Projetos x operações

    E o projeto em si deve ser colocado em uma prateleira à parte, dentro de uma empresa, já que muito se confunde um projeto (de caráter temporário), de operações, ou processos (que podem ser contínuos). Enquanto que o primeiro possui a necessidade de ter um início, meio e fim, o gerenciamento de operações faz parte de atividades rotineiras dentro de uma organização empresarial.

    Então, para entendermos melhor:

    Projetos

    • Tem início, meio e fim (temporários por definição).
    • Ele gera um resultado único
    • Possui recursos e objetivos bem definidos

    Processos

    • Trabalho contínuo e corriqueiro dentro de uma empresa
    • Pode gerar objetivos diversas vezes
    • Gera resultados padronizados


    Metas e objetivos

    Da mesma maneira que um gestor deve saber claramente a diferença entre processos e projetos, ele deve dominar dois conceitos similares, mas não iguais, que são as metas e objetivos.  

    No que diz respeito ao gerenciamento de projetos, os objetivos são bem claros e definidos. O objetivo é aquilo que a empresa ou o profissional deseja alcançar como fim, depois de todo um processo ter sido planejado e executado.

    Já as metas são tarefas mais específicas que visam justamente alcançar objetivos. Elas se cruzam, se complementam, mas há uma diferença sutil que os grandes profissionais devem saber, compreender e utilizar dentro de uma organização, ou dentro de um projeto pessoal, seja acadêmico ou de vida.   

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