Whatsapp Icone Atendimento Online
Perfil
Trecsson Online
Atendente está digitando...
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Projetos
    6minutos de leitura

    6 Métricas Essenciais Para o Gerenciamento de Projetos

    Autor Lídia

    Antes mesmo de iniciar o gerenciamento de projetos, o primeiro passo para garantir êxito é definir as métricas para acompanhamento.

    Ter indicadores de desempenho para cada etapa da implementação de um projeto é fundamental para otimizar os resultados e nortear o caminho da equipe.

    Além disso, Os KPIs (Indicadores chave de performance) poderão auxiliar no planejamento preciso, como análise de histórico, se tornando uma verdadeira fórmula de sucesso para futuros projetos.

    Os gestores precisam estar por dentro das melhores métricas ideais para cada projeto. Mas quais são elas? Como mensurar e analisar? Como alinhar as análises com a equipe? Sobre isso que iremos discutir hoje, acompanhe!

    6 KPIs para monitorar no gerenciamento de projetos

    1 - Deadline

    O prazo para a entrega de cada etapa do projeto é um fator determinante para que o projeto seja concretizado de acordo com o planejamento. Dessa maneira, estabelecer métricas que mostram se os prazos estão sendo cumpridos, é uma forma de monitorar o andamento do projeto e programar melhorias, caso seja necessário.

    2 - Recursos

    Sua equipe sabe monitorar os recursos que serão necessários para o desenvolvimento do projeto? Analisar e monitorar os custos é fundamental para que não haja imprevistos nem que o projeto extrapole o investimento prefixado.

    Essa métrica precisa ser avaliada a cada etapa entregue. Muitas vezes será preciso reajustar ou reduzir custos para que o projeto tenha sucesso e isso só é possível mediante esse KPI.

    3 - Produtividade

    Estabelecer métricas que controlam o tempo de entrega entre uma etapa e outra, garante que tudo esteja muito bem alinhado com o escopo do projeto. A porcentagem do tempo total necessário para a conclusão do projeto deve ser definida no escopo.

    Se os prazos forem concluídos de acordo com cada etapa, é um indicativo de que o projeto será entregue dentro do tempo estimado, reduzindo riscos.

    4 - Maturidade do projeto

    Questões como taxa de rotatividade de funcionários, número de profissionais capacitados, taxa de projetos bem-sucedidos, quantidade de valor agregado à empresa e número de profissionais envolvidos em um projeto são indicativos que demonstram o equilíbrio da maturidade do projeto. Vale a pena aumentar a atenção nesses pontos.

    5 - Valor agregado

    Qual é o valor agregado ao término de cada etapa do projeto? E quanto à satisfação do cliente? O histórico dos seus projetos traz uma boa taxa de ROI?

    Sua equipe de gerenciamento de projetos não deve esquecer do importante KPI medidor de retorno sobre investimento. Os projetos devem trazer resultados e sempre colaborar com o crescimento e avanço da empresa.

    6 - Qualidade

    Como está a qualidade dos processos já realizados e em andamento dos seus projetos? Ter um indicador de desempenho que visa manter rigorosamente a qualidade do trabalho feito é uma maneira de reduzir falhas que possam comprometer a entrega do projeto.

    Além disso, ter um padrão de qualidade pré-estabelecido ajuda sua equipe automatizar os processos, tornando uma entrega de alta qualidade.

    Como alinhar as métricas com a equipe?

    De nada adianta colher todos esses dados, se sua equipe não está por dentro dos resultados e previsões dos projetos. É necessária uma documentação rígida das mensurações obtidas por meio de planilhas, relatórios, gráficos, etc.

    Faça reuniões constantes com a equipe para acompanhar os resultados, analisar falhas, projetar metas e alinhar os próximos passos. Deixe sempre à vista os gráficos de KPIs para que todos tenham acesso às informações, podendo trabalhar com mais clareza nas etapas do projeto.

    Como aumentar a taxa de sucesso de um projeto?

    O mercado atual encontra-se em alta competitividade, e desenvolver projetos estruturados de mudanças é crucial. A única maneira de obter sucesso por meio dessas mudanças é aplicar a gestão de projetos.

    No entanto, o gerenciamento de projetos requer conhecimentos aprofundados da área que englobam:

    • Gestão de pessoas
    • Gestão de escopo
    • Gerenciamento de qualidade
    • Monitoramento de recursos
    • Comunicações e Stakeholders
    • Gerenciamento de riscos
    • Economia empresarial
    • Gestão estratégica

    Para lidar com os maiores desafios dessa área, há uma necessidade muito grande de capacitação para domínio de todas as ferramentas e técnicas consagradas do PM-Bok e PMI. A escolha de uma Instituição de Ensino que ofereça uma metodologia de ensino reconhecida no país é o primeiro passo tornar essas mudanças reais.

    Essa dica foi útil? Então confira também essas 5 técnicas de Gestão de Projetos que separamos para ajudar a garantir o sucesso do seu projeto!

    Compartilhar:

    Comentários

    Artigos Semelhantes

  • Saiba mais sobre o gerenciamento de stakeholders de um projeto
    Projetos
    6 minutos de leitura

    Saiba mais sobre o gerenciamento de stakeholders de um projeto

    A gestão dos stakeholders em um projeto é um dos fatores fundamentais para o seu sucesso ou fracasso, afinal eles são as peças básicas de apoio a organização

    Ler artigo
  • Conheça 10 boas práticas para o seu gerenciamento de projetos
    Projetos
    4 minutos de leitura

    Conheça 10 boas práticas para o seu gerenciamento de projetos

    Conheça 10 aplicações que você pode usar como estratégia de gerenciamento do seu projeto.

    Ler artigo
  • Gestão de projetos: 5 etapas essenciais para a implementação
    Projetos
    7 minutos de leitura

    Gestão de projetos: 5 etapas essenciais para a implementação

    A gestão de projetos é um conjunto de técnicas que visa implementar ações estratégicas com a finalidade de atingir objetivos.

    Ler artigo
  • Gerenciamento de projetos e a importância da comunicação
    Projetos
    7 minutos de leitura

    Gerenciamento de projetos e a importância da comunicação

    Veja como a falta da estratégia de comunicação pode arruinar qualquer plano de gerenciamento de projetos.

    Ler artigo
  • Carreira de Gerente de Projetos: as características, perspectivas e competências
    Projetos
    5 minutos de leitura

    Carreira de Gerente de Projetos: as características, perspectivas e competências

    A busca por profissionais na área de Gestão de Projetos tem aumentado significativamente nos últimos anos. Confira suas principais características.

    Ler artigo
  • Como construir um Cronograma de Projetos de Sucesso
    Projetos
    5 minutos de leitura

    Como construir um Cronograma de Projetos de Sucesso

    Um bom cronograma de projeto deve conter todas as tarefas a serem compridas, quando elas devem ser executadas, bem como a data de início e de entrega

    Ler artigo
  • Ver todos os artigos

    Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

    Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0