• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Conheça o Impacto da Especialização em Gestão de Projetos

Se você pensa em ingressar no mercado de trabalho, porém tem dúvidas sobre qual curso escolher, precisa saber que a especialização em Gestão de Projetos é um dos cursos mais requisitados pelas grandes empresas. 

O mercado está cada vez mais escasso desses profissionais, portanto aumentam as oportunidades de crescer profissionalmente em uma área pouco concorrida. O profissional que se dedica a aprimorar seus conhecimentos na área, consegue assumir até posições de liderança ou cargos de diretoria.

Vamos deixar aqui uma visão geral sobre a especialização em Gestão de Projetos e ao final do artigo, você já terá sanado as maiores dúvidas sobre essa área promissora. Acompanhe!

O Que Faz um Gestor de Projetos?

De maneira geral, a maior atribuição do profissional em Gestão de Projetos é cuidar da parte de planejamento da empresa, quando o assunto é implementação de projetos. 

É o Gestor de Projetos quem comanda todas as etapas, desde a elaboração de um projeto, a execução, monitoramento até a conclusão.

Vamos então explanar todas as etapas de um projeto que uma especialização em Gestão de Projetos aborda. Se você pensa em fazer um MBA, veja o que você estará apto a exercer ao final do curso:

1º Etapa: Planejamento

O planejamento está presente em qualquer ação da empresa. Se não houver planejamento, os resultados esperados não serão satisfatórios. O mesmo acontece na implementação de um projeto. 

Nessa etapa, o Gestor tem a liberdade de traçar metas, alinhar objetivos, fazer uma relação completa de todos os recursos disponíveis, análise financeira e planejar quais responsabilidades serão necessárias para colocar o plano em ação.

2º Etapa: Execução

Nessa etapa de execução, o Gestor lida diretamente com a equipe de colaboradores da empresa. Por isso, ter amplo conhecimento em Gestão de Pessoas também é essencial. 

Nesse momento, o profissional precisa ter uma visão estratégica para lidar com desafios e desenvolver soluções que colaborem diretamente com o sucesso da execução.

3º Etapa: Análise e monitoramento

Não há como um projeto obter resultados positivos, se o monitoramento não é rigoroso, nem existe uma análise aprofundada durante o processo para cobrir possíveis falhas ou evitar erros.

É o Gestor de Projetos quem comanda essa etapa e mediante seu planejamento, ele saberá exatamente como analisar e monitorar os processos do projeto, elaborando relatórios ou gráficos que precisam ser arquivados para futuras consultas.

4º Etapa: Conclusão

Como já mencionamos anteriormente, o Gestor de Projetos acompanha a implementação até o processo final de entrega de um projeto. A etapa final de um projeto é considerada a mais importante, depois do planejamento.

É nessa etapa que o Gestor irá fazer uma ampla análise de tudo o que foi possível alcançar e o que poderá ser melhorado nos próximos projetos. Haverá também nessa etapa um levantamento de tudo que será necessário para liberar o projeto, falando de questões burocráticas.

Quais São as Principais Competências de Um Gestor de Projetos?

Uma especialização em Gestão de Projetos traz ao profissional conhecimentos amplos sobre todas essas etapas que mencionamos. Além disso, o profissional também desenvolverá e estará apto a exercer as seguintes atribuições:

  • Gestão de Pessoas
  • Gerenciamento de Cronogramas em Projetos
  • Gerenciamento de Custos em Projetos
  • Gerenciamento de Riscos em Projetos
  • Gerenciamento de Aquisições em Projetos
  • Gerenciamento de Recursos em Projetos
  • Gerenciamento da Qualidade em Projetos
  • Gerenciamento de Comunicação e Stakeholders
  • Gerenciamento de Escopo em Projetos
  • Negociação e Administração de Conflito
  • Gestão Estratégica
  • Economia Empresarial
  • Matemática Financeira
  • Marketing

Um profissional em Gestão de Projetos que quer se destacar deverá, portanto, apresentar aptidões em todos estes quesitos. Além disso, as características primordiais desse profissional é ter visão estratégica, alta capacidade de gerenciamento e principalmente capacidade de liderar uma equipe.

Mercado e Oportunidades para Especialização em Gestão de Projetos

O profissional que se dedicar a essa área terá grandes oportunidades em empresas de todos os portes, não somente multinacionais. O cuidado com a implementação de um projeto é essencial para qualquer tipo de empresa, e ter um profissional qualificado para cuidar dos processos é fundamental.

Quem se forma em Gestão de Projetos pode trabalhar em empresas dos mais variados segmentos: Construtoras, Consultoria, Administração, Informática, Marketing, Instituições financeiras, etc.

E as opções de exercer a função não param por aí. O profissional pode ainda se especializar em qualquer área dentro da Gestão de Projetos. Se o profissional se identificar e apresentar mais domínio em certa área pode se dedicar apenas ao setor de planejamento, coordenação de equipe, análise de riscos, entre outras.

Onde Fazer um Curso de Especialização em Gestão de Projetos?

Se você ainda não é graduado em nenhuma área de atuação, pode iniciar seu plano de carreira por alguma graduação do seu interesse e que some conhecimentos na área de Gestão de Projetos.

Por exemplo, você pode fazer uma graduação em Administração ou Economia, que são áreas importantes na Gestão de projetos. 

Tanto a graduação como a especialização em Gestão de Projetos, precisam ser feitos em uma Instituição de qualidade, que possa te oferecer a melhor metodologia, ferramentas práticas, suporte e ensino de primeira.

Se destacar no mercado não basta apenas apresentar um currículo cheio de competências, o diferencial está na Instituição renomada escolhida.

A Trecsson Business, conveniada FGV há 18 anos, já formou mais de 2.500 executivos de sucesso, por meio de uma metodologia impecável, corpo docente com larga experiência de mercado e geração de valor para que os profissionais se tornem verdadeiros líderes para realmente fazer a diferença no mercado.

Garanta atuação rápida no mercado de trabalho e faça a escolha certa com a Trecsson Business. Faça já sua inscrição! Vamos construir juntos um futuro de sucesso? 

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Em um mercado cada vez mais escasso desses profissionais, ter uma especialização em gestão de projetos é garantia de destaque e novas oportunidades.

Gestão de Projetos

31/10/2017

https://www.trecsson.com.br/files/

https://www.trecsson.com.br/blog/projetos/conheca-o-impacto-da-especializacao-em-gestao-de-projetos