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Gestão de Pessoas e Liderança: 8 Passos Para Uma Equipe de Alta Performance!

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Lídia Massari
16/10/2017

Uma empresa que almeja crescimento precisa ter na administração, uma equipe de Gestão de pessoas e Liderança. Este é um ponto fundamental e característica de uma empresa líder no mercado.

Um gerenciamento de pessoas precisa ser objetivo e eficiente para que todos os planos da empresa saiam do papel. Porém, há a necessidade de pessoas altamente capacitadas para um cargo de tamanha responsabilidade como esse.

Uma liderança eficaz garante uma equipe motivada, engajada e de alta performance, tudo o que uma empresa precisa para aumentar a produtividade. Você verá neste artigo a grande importância de um gestor de pessoas em uma organização e também conhecerá 8 dicas importantes para liderar uma equipe de sucesso. Acompanhe!

O Papel do Gestor de Pessoas Nas Empresas

Gerir pessoas é uma tarefa de grande impacto. Não é tão simples lidar diretamente com pessoas que pensam diferente, têm costumes diferentes e com objetivos diferentes. Gerenciar pessoas dentro de uma organização sempre foi e sempre será um grande desafio.

O gestor de pessoas é aquele com habilidades de liderança e suas principais características precisam ser:

• Tolerância

• Resignação

• Transparência

• Comunicação interpessoal

• Motivador

• Visão estratégica

• Técnicas de coaching e mentoring

• Administrador de conflitos

• Gestão estratégica

• Ética empresarial

A empresa que possui um gestor de pessoas deste nível, já leva ampla vantagem de competitividade no mercado.

Além disso, que lida com Gestão de Pessoas e Liderança precisa conhecer a parte tática da empresa. Precisa estar por dentro de todos os objetivos e metas para que possa desenvolver uma liderança focada na estratégia, de modo que, os colaboradores tenham mais facilidade em alcançar os objetivos propostos.

8 Passos para liderar uma equipe de sucesso

1 – Geração de feedback

O gestor precisa desenvolver o hábito de espalhar constantemente um feedback aos colaboradores.

É preciso que haja uma relação clara e uma comunicação concisa entre colaboradores e gestor, destacando os pontos fortes e mencionando o que é preciso melhorar. Isso faz com que a equipe esteja motivada a desempenhar um trabalho cada vez melhor, tendo como base uma direção certa a seguir.

2 – Aproximação entre gestor e equipe

A Gestão de Pessoas e Liderança não significa somente delegar funções. É um cargo que exige total aproximação com os colaboradores.

É preciso saber o que os profissionais necessitam para desempenhar melhor suas funções, entender o perfil de cada colaborador e também deixar que os colaboradores compreendam quais são os maiores objetivos da empresa. Tudo isso precisa ser alinhado frequentemente por meio de reuniões, palestras motivadoras, dinâmicas, etc.

3 – Onde está o exemplo?

Para gerenciar uma equipe e exigir algo delas, é preciso ter um exemplo como base de inspiração. Não há como exigir pontualidade da equipe, por exemplo, se o gestor anda sempre atrasado com os projetos e delegações. Isso não gera confiança, muito menos motivação na equipe.

4 – Planejamento estratégico

O gestor precisa dominar um planejamento estratégico na liderança de equipe. É através de uma visão estratégica, que há a sustentação de metas, redução de erros de processo, elaboração de planos de contingência e mais organização na equipe.

Além disso, é preciso que este planejamento esteja sempre atualizado e alinhado com as necessidades do mercado atual. Revisão constante a mudanças são essenciais.

5 – Equilíbrio em momentos de crise

Um dos pontos fundamentais na Gestão de Pessoas é o domínio em lidar com momentos de crise e conflitos do cotidiano. Fatores internos e externos podem inevitavelmente desencadear uma instabilidade dentro de uma empresa.

Desta maneira, é trabalho do gestor, amenizar essas turbulências que podem ocasionar em prejuízos, desenvolver planos criativos para equilibrar as emoções, persuasão para motivar a equipe mesmo em momentos de crise e principalmente elaborar meios para aumentar resultados.

6 – Aprenda a identificar talentos

Uma equipe de alta performance é composta de profissionais com talentos e habilidades distintos. Mesmo que a equipe tenha poucas pessoas com habilidades necessárias para desempenhar funções, é trabalho do gestor desenvolver novas aptidões por meio de treinamentos.

Da mesma forma, é trabalho do gestor monitorar e avaliar a evolução destes profissionais. Somente assim é possível liderar uma equipe com capacidade suficiente para atingir as metas e objetivos da empresa.

7 – Reconhecimento

Não há nada mais motivador do que uma empresa que reconhece, bonifica e dá devido valor ao bom trabalho de um colaborador. Como você pôde ver, a Gestão de Pessoas está diretamente ligada à motivação.

Desta maneira, é preciso que o gestor tenha em mente a importância de comemorar todas as conquistas da equipe. É preciso que a equipe esteja alinhada com os ganhos e resultados obtidos. Uma equipe orgulhosa do que faz é parte de uma empresa de sucesso.

8 – Atualização e aperfeiçoamento

O mercado anda em constante evolução e dia após dia, surgem novas técnicas e metodologias inovadoras na Gestão de Pessoas e Liderança. Exatamente por isso é que se faz necessário um aperfeiçoamento pessoal e profissional do gestor.

Investir em cursos técnicos, MBAs de Gestão de Pessoas ou até mesmo cursos de curta duração, é a melhor maneira de se destacar e fazer um trabalho cada vez mais focado em resultados.

Por meio deste breve passo a passo, você agora tem em mãos as principais técnicas para liderar uma equipe de alta performance. Mudanças são necessárias para quem quer maiores oportunidades de crescimento, então invista em seu crescimento profissional e pessoal! Qualquer dúvida, conte com a gente!

 
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