• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Você sabe o que é Coaching?

Coaching é um processo realizado, por meio de sessões, para desenvolver competências

Muito tem se falado sobre as maravilhas proporcionadas pelo coaching na vida das pessoas. Grande, também, é a confusão provocada para diferenciar os processos de desenvolvimento de competências, e de aconselhamento de carreira, a mentoria.

Para jogar luz sobre o tema, fomos conversar com a professora Anna Cherubina Scofano, coordenadora acadêmica do curso de Analista de Recursos Humanos, da Fundação Getulio Vargas (FGV). Ela explica que o coaching é uma metodologia realizada, a partir de técnicas específicas, para desenvolver competências. No processo, há o coach - facilitador - e o coachee - quem necessita ampliar o leque de habilidades para melhorar o desempenho na vida profissional e nos relacionamentos social e familiar.

MetasPedagoga, com mestrado Gestão de Empresas, Anna destaca que, durante as sessões de coaching, o coachee é levado a refletir sobre os comportamentos dele e a colocar a ?mão na massa?, para conquistar a competência almejada. ?É semelhante ao desejo de modelar o corpo. A musculatura é adquirida ao custo de muito exercício, de uma dieta balanceada e de algum sacrifício?, compara.

No coaching, o trabalho é estabelecido a partir de metas e prazos. Ao fim de cada sessão, o coachee tem uma série de tarefas a serem cumpridas. ?Mostramos que todas as respostas se encontram dentro de nós mesmos. As técnicas levam a um mergulho dentro do indivíduo a fim de ele encontrar os caminhos para vencer os desafios e superar as dificuldades?, ressalta a professora, que reúne mais de 20 anos de experiência na área de Gestão Estratégica de Pessoas.

CuidadosOs interessados em passar pelo processo, no entanto, devem tomar alguns cuidados para evitar frustrações futuras. O primeiro passo é se certificar se o coach está credenciado a exercer a função. É preciso conferir onde ele se formou, se o diploma é reconhecido, e conversar com clientes que já foram atendidos, para confirmar a seriedade do trabalho.

A coautora do livro ?Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas?, da Série ?Gestão de Pessoas?, publicada pela FGV, acrescenta que, há casos, onde o coachee busca desenvolver a comunicação ou a liderança e as técnicas indicam que a necessidade é a de construir relacionamentos duradouros, por exemplo. ?Daí, a importância de o processo ser conduzido por especialistas, que comprovem a origem do certificado da formação?, frisa.

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Muito tem se falado sobre as maravilhas proporcionadas pelo coaching, que é um processo realizado para desenvolver competências.

Competências, Coaching, Desenvolvimento, Processos, Metas,

22/10/2018

https://www.trecsson.com.br/files/

https://www.trecsson.com.br/blog/lideranca/voce-sabe-o-que-e-coaching