• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Conheça 10 boas práticas para o seu gerenciamento de projetos

 Se você já trabalha com gerenciamento de projetos, sabe quais são as principais dificuldades enfrentadas e entende que buscar as melhores soluções são importantes para alcançar os resultados.

Assim, é considerável aplicar boas práticas de gestão de projetos a fim de aperfeiçoar os ciclos e minimizar os problemas mais comuns.

Muitas empresas utilizam guia de metodologia de gestão de projetos como o PMBOK. Basicamente, é um guia que visa direcionar profissionais e líderes da área com práticas aprovadas. Com isso, listaremos aqui 10 aplicações que você pode usar na estratégia de gerenciamento do seu projeto.

1- Determine os requisitos do cliente

A definição de requisitos é crucial para o andamento de projetos, pois é a base para orçamentos, custos e definição de prazos. Tudo deve ser documentado para esclarecer os próximos passos.

2-Desenvolva um plano de trabalho

Definir um plano de trabalho é estabelecer um limite para o uso de recursos da empresa. Ou seja, é necessário definir um plano de gerenciamento de custos e de cronograma. Isso ajudará na identificação do que deve ser feito ou não.

3-Divida o trabalho

A divisão do trabalho está associada ao processo de definição de atividades, que consiste em listar e descrever as tarefas que farão parte do desenvolvimento do resultado.

4-Use ferramentas

Sistemas gerenciadores podem ser usados na fase de Execução para controlar tudo o que está sendo feito. É possível eliminar falhas de comunicação e ajustar os processos a fim de otimizar os resultados. Os softwares também auxiliam a gerenciar produtividade, colaboração, fluxo de trabalho e administração de cronograma.

5- Peça feedback

Como gerente do projeto, seu trabalho é obter sucesso. Ouvir o que os outros envolvidos tem a dizer, só aumentam as chances de sucesso.

6- Estabeleça os riscos

Gerenciar os riscos incluem desde o começo do projeto até a última etapa. Apresentar um plano de resposta para resolver problemas que possam surgir é um meio de diminuir os impactos negativos que aparecerão no decorrer do trabalho.

7- Defina os recursos necessários

É importante definir os recursos que serão utilizados no projeto, levando em consideração o que já foi estabelecido no escopo do trabalho. É preciso escolher o tipo que será usado, a quantidade e quem vai contribuir com cada parte do projeto.

8- Determine resultados

Estabelecer a entrega dos resultados facilita a administração do projeto e garante menos sobrecarga de trabalho. O desenvolvimento com ciclos curtos ajuda a gerar transparência do que precisa ser feito e garantir sucesso na entrega de resultados.

9- Documente o projeto

A documentação do projeto é uma forma de resumi-lo e torná-lo fácil de compreender, ajudando na comunicação com o cliente. É ideal que os registros sejam sempre atualizados.

10- Analise os resultados

Verificar no final do projeto o resultado alcançado é uma forma de avaliar se está dentro de tudo que o cliente pediu. Nessa parte pode utilizar os KPI (Indicadores chaves de performance) e visualizar as informações relevantes.

Gerenciar projetos com competência e qualidade é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento. Por isso, a Trecsson traz uma Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos, onde você poderá aprofundar suas estratégias e ampliar seu conhecimento.

Gostou do artigo? Agora que você tem todas essas informações, aplique-as nos seus projetos e comente suas experiências!

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >