Whatsapp Icone
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Projetos
    4minutos de leitura

    Conheça 10 boas práticas para o seu gerenciamento de projetos

    Autor Dayane

     Se você já trabalha com gerenciamento de projetos, sabe quais são as principais dificuldades enfrentadas e entende que buscar as melhores soluções são importantes para alcançar os resultados.

    Assim, é considerável aplicar boas práticas de gestão de projetos a fim de aperfeiçoar os ciclos e minimizar os problemas mais comuns.

    Muitas empresas utilizam guia de metodologia de gestão de projetos como o PMBOK. Basicamente, é um guia que visa direcionar profissionais e líderes da área com práticas aprovadas. Com isso, listaremos aqui 10 aplicações que você pode usar na estratégia de gerenciamento do seu projeto.

    1- Determine os requisitos do cliente

    A definição de requisitos é crucial para o andamento de projetos, pois é a base para orçamentos, custos e definição de prazos. Tudo deve ser documentado para esclarecer os próximos passos.

    2-Desenvolva um plano de trabalho

    Definir um plano de trabalho é estabelecer um limite para o uso de recursos da empresa. Ou seja, é necessário definir um plano de gerenciamento de custos e de cronograma. Isso ajudará na identificação do que deve ser feito ou não.

    3-Divida o trabalho

    A divisão do trabalho está associada ao processo de definição de atividades, que consiste em listar e descrever as tarefas que farão parte do desenvolvimento do resultado.

    4-Use ferramentas

    Sistemas gerenciadores podem ser usados na fase de Execução para controlar tudo o que está sendo feito. É possível eliminar falhas de comunicação e ajustar os processos a fim de otimizar os resultados. Os softwares também auxiliam a gerenciar produtividade, colaboração, fluxo de trabalho e administração de cronograma.

    5- Peça feedback

    Como gerente do projeto, seu trabalho é obter sucesso. Ouvir o que os outros envolvidos tem a dizer, só aumentam as chances de sucesso.

    6- Estabeleça os riscos

    Gerenciar os riscos incluem desde o começo do projeto até a última etapa. Apresentar um plano de resposta para resolver problemas que possam surgir é um meio de diminuir os impactos negativos que aparecerão no decorrer do trabalho.

    7- Defina os recursos necessários

    É importante definir os recursos que serão utilizados no projeto, levando em consideração o que já foi estabelecido no escopo do trabalho. É preciso escolher o tipo que será usado, a quantidade e quem vai contribuir com cada parte do projeto.

    8- Determine resultados

    Estabelecer a entrega dos resultados facilita a administração do projeto e garante menos sobrecarga de trabalho. O desenvolvimento com ciclos curtos ajuda a gerar transparência do que precisa ser feito e garantir sucesso na entrega de resultados.

    9- Documente o projeto

    A documentação do projeto é uma forma de resumi-lo e torná-lo fácil de compreender, ajudando na comunicação com o cliente. É ideal que os registros sejam sempre atualizados.

    10- Analise os resultados

    Verificar no final do projeto o resultado alcançado é uma forma de avaliar se está dentro de tudo que o cliente pediu. Nessa parte pode utilizar os KPI (Indicadores chaves de performance) e visualizar as informações relevantes.

    Gerenciar projetos com competência e qualidade é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento. Por isso, a Trecsson traz uma Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos, onde você poderá aprofundar suas estratégias e ampliar seu conhecimento.

    Gostou do artigo? Agora que você tem todas essas informações, aplique-as nos seus projetos e comente suas experiências!

    Compartilhar:

    Artigos Semelhantes

    Gerenciamento de projetos: conheça as 10 áreas de conhecimento
    Projetos
    5 minutos de leitura

    Gerenciamento de projetos: conheça as 10 áreas de conhecimento

    Gerenciamento de projetos é um dos termos mais relevantes dentro do contexto corporativo. Confira em detalhes quais são as 10 áreas de conhecimento do PMBOK.

    Ler artigo
    O que é gerenciamento de Projetos? Conheça os principais conceitos
    Projetos
    7 minutos de leitura

    O que é gerenciamento de Projetos? Conheça os principais conceitos

    Gerenciamento de Projetos é o esforço e a compreensão que uma equipe produz sobre um objetivo, ele deve possuir começo, meio e fim. Confira!

    Ler artigo
    Desenvolvimento de carreira: Veja 5 práticas de sucesso!
    Projetos
    7 minutos de leitura

    Desenvolvimento de carreira: Veja 5 práticas de sucesso!

    Desenvolvimento de carreira requer planejamento, estudo, trabalho duro, leitura e conhecimento. Confira 5 práticas de sucesso para você começar a aplicar hoje mesmo.

    Ler artigo
    Como implementar uma metodologia de gestão de projetos
    Projetos
    4 minutos de leitura

    Como implementar uma metodologia de gestão de projetos

    A competitividade do mercado obrigado que empresas continuem inovando e se renovando consistentemente, e isso faz com que a maioria das empresas dedicam esforços na implantação de novos projetos.

    Ler artigo
    Saiba mais sobre o gerenciamento de stakeholders de um projeto
    Projetos
    6 minutos de leitura

    Saiba mais sobre o gerenciamento de stakeholders de um projeto

    A gestão dos stakeholders em um projeto é um dos fatores fundamentais para o seu sucesso ou fracasso, afinal eles são as peças básicas de apoio a organização

    Ler artigo
    Gestão de projetos: 5 etapas essenciais para a implementação
    Projetos
    7 minutos de leitura

    Gestão de projetos: 5 etapas essenciais para a implementação

    A gestão de projetos é um conjunto de técnicas que visa implementar ações estratégicas com a finalidade de atingir objetivos.

    Ler artigo
    Ver todos os artigos