Whatsapp Icone Atendimento Online
Perfil
Trecsson Online
Atendente está digitando...
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Projetos
    4minutos de leitura

    Conheça 10 boas práticas para o seu gerenciamento de projetos

    Autor Dayane

     Se você já trabalha com gerenciamento de projetos, sabe quais são as principais dificuldades enfrentadas e entende que buscar as melhores soluções são importantes para alcançar os resultados.

    Assim, é considerável aplicar boas práticas de gestão de projetos a fim de aperfeiçoar os ciclos e minimizar os problemas mais comuns.

    Muitas empresas utilizam guia de metodologia de gestão de projetos como o PMBOK. Basicamente, é um guia que visa direcionar profissionais e líderes da área com práticas aprovadas. Com isso, listaremos aqui 10 aplicações que você pode usar na estratégia de gerenciamento do seu projeto.

    1- Determine os requisitos do cliente

    A definição de requisitos é crucial para o andamento de projetos, pois é a base para orçamentos, custos e definição de prazos. Tudo deve ser documentado para esclarecer os próximos passos.

    2-Desenvolva um plano de trabalho

    Definir um plano de trabalho é estabelecer um limite para o uso de recursos da empresa. Ou seja, é necessário definir um plano de gerenciamento de custos e de cronograma. Isso ajudará na identificação do que deve ser feito ou não.

    3-Divida o trabalho

    A divisão do trabalho está associada ao processo de definição de atividades, que consiste em listar e descrever as tarefas que farão parte do desenvolvimento do resultado.

    4-Use ferramentas

    Sistemas gerenciadores podem ser usados na fase de Execução para controlar tudo o que está sendo feito. É possível eliminar falhas de comunicação e ajustar os processos a fim de otimizar os resultados. Os softwares também auxiliam a gerenciar produtividade, colaboração, fluxo de trabalho e administração de cronograma.

    5- Peça feedback

    Como gerente do projeto, seu trabalho é obter sucesso. Ouvir o que os outros envolvidos tem a dizer, só aumentam as chances de sucesso.

    6- Estabeleça os riscos

    Gerenciar os riscos incluem desde o começo do projeto até a última etapa. Apresentar um plano de resposta para resolver problemas que possam surgir é um meio de diminuir os impactos negativos que aparecerão no decorrer do trabalho.

    7- Defina os recursos necessários

    É importante definir os recursos que serão utilizados no projeto, levando em consideração o que já foi estabelecido no escopo do trabalho. É preciso escolher o tipo que será usado, a quantidade e quem vai contribuir com cada parte do projeto.

    8- Determine resultados

    Estabelecer a entrega dos resultados facilita a administração do projeto e garante menos sobrecarga de trabalho. O desenvolvimento com ciclos curtos ajuda a gerar transparência do que precisa ser feito e garantir sucesso na entrega de resultados.

    9- Documente o projeto

    A documentação do projeto é uma forma de resumi-lo e torná-lo fácil de compreender, ajudando na comunicação com o cliente. É ideal que os registros sejam sempre atualizados.

    10- Analise os resultados

    Verificar no final do projeto o resultado alcançado é uma forma de avaliar se está dentro de tudo que o cliente pediu. Nessa parte pode utilizar os KPI (Indicadores chaves de performance) e visualizar as informações relevantes.

    Gerenciar projetos com competência e qualidade é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento. Por isso, a Trecsson traz uma Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos, onde você poderá aprofundar suas estratégias e ampliar seu conhecimento.

    Gostou do artigo? Agora que você tem todas essas informações, aplique-as nos seus projetos e comente suas experiências!

    Compartilhar:

    Comentários

    Artigos Semelhantes

  • Gestão de projetos: 5 etapas essenciais para a implementação
    Projetos
    7 minutos de leitura

    Gestão de projetos: 5 etapas essenciais para a implementação

    A gestão de projetos é um conjunto de técnicas que visa implementar ações estratégicas com a finalidade de atingir objetivos.

    Ler artigo
  • Gerenciamento de projetos e a importância da comunicação
    Projetos
    7 minutos de leitura

    Gerenciamento de projetos e a importância da comunicação

    Veja como a falta da estratégia de comunicação pode arruinar qualquer plano de gerenciamento de projetos.

    Ler artigo
  • Carreira de Gerente de Projetos: as características, perspectivas e competências
    Projetos
    5 minutos de leitura

    Carreira de Gerente de Projetos: as características, perspectivas e competências

    A busca por profissionais na área de Gestão de Projetos tem aumentado significativamente nos últimos anos. Confira suas principais características.

    Ler artigo
  • Como construir um Cronograma de Projetos de Sucesso
    Projetos
    5 minutos de leitura

    Como construir um Cronograma de Projetos de Sucesso

    Um bom cronograma de projeto deve conter todas as tarefas a serem compridas, quando elas devem ser executadas, bem como a data de início e de entrega

    Ler artigo
  • 5 ferramentas para auxiliar na gestão de projetos
    Projetos
    5 minutos de leitura

    5 ferramentas para auxiliar na gestão de projetos

    Cada vez mais, ferramentas são usadas para auxiliar no gerenciamento de projetos com a finalidade de otimizar a sua rotina de trabalho.

    Ler artigo
  • Você sabe o que é PMBOK?
    Projetos
    5 minutos de leitura

    Você sabe o que é PMBOK?

    A sigla PMBOK é muito conhecida no meio empresarial pelos gerentes de projeto, essa ferramenta pode melhorar os resultados da sua empresa.

    Ler artigo
  • Ver todos os artigos