Whatsapp Icone Atendimento Online
Perfil
Trecsson Online
Atendente está digitando...
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Projetos
    5minutos de leitura

    Como construir um Cronograma de Projetos de Sucesso

    Autor Leidiana

    Quando executamos atividades mais simples, é bastante comum que as ações sejam realizadas sem muito planejamento. No entanto, quando se trata de um projeto de maior complexidade, e que envolva diversas etapas, executar ações sem o devido planejamento pode ser um grande problema, visto que isso deixará o projeto vulnerável e suscetível a diversas falhas, como: atrasos, esquecimento de tarefas, atuação fora do escopo, entre outros.

    Por esta razão o cronograma é uma ferramenta muito importante, pois ela será a responsável por organizar as principais informações, tanto na etapa de planejamento, organizando os dados e trazendo transparência aos envolvidos, quanto na execução, permitindo um follow-up de cada processo de forma eficaz.

    No entanto, mesmo que seja uma ferramenta relativamente simples de ser utilizada, um cronograma bem desenhado requer atenção a alguns detalhes.

    Certo! Então como é um cronograma de sucesso?

    Um bom cronograma de projeto deve conter todas as tarefas a serem cumpridas, quando elas devem ser executadas, bem como a data de início e de entrega. Deve também, especificar os responsáveis por cada ação e quais os recursos necessários para que todas as etapas sejam concluídas com sucesso.

    Um cronograma bem feito vai contar com o máximo de detalhes possíveis sobre o projeto e será usado como ferramenta indispensável no gerenciamento desse trabalho. É uma maneira eficiente de deixar claro todas as atividades que devem ser desempenhadas, de forma a aumentar a produtividade, uma vez que as tarefas são direcionadas, apresentando um caminho lógico a ser seguido.

    Como fazer um bom cronograma?

    Para elaborar um cronograma de sucesso, você pode contar com vários recursos, como aplicativos e planilhas eletrônicas. Para sua praticidade, o ideal é que essas ferramentas façam parte do seu dia a dia como gestor. Em outras palavras, utilizar softwares de gestão de projetos que são voltados para essa finalidade são de grande ajuda.

    Conheça 5 ferramentas para ajudar na gestão de projetos.

    Quais as vantagens de utilizar um Cronograma adequado?

    • Estimar o tempo das atividades

    Por meio do cronograma de projeto, o gestor pode estimar quanto tempo será necessário para o desenvolvimento de cada atividade. Dessa forma, o seu planejamento ganha mais confiabilidade, aumentando as chances de torná-lo bem-sucedido.

     

    • Mostrar o desempenho da equipe

    Com base nas informações apresentadas, em um cronograma detalhado é possível avaliar se a equipe está desenvolvendo as atividades dentro do proposto, se é preciso alterar ou adequar a forma de trabalho. Assim, é possível apurar quanto tempo está sendo gasto para executar cada tarefa, evitando possíveis atrasos.

     

    • Aumentar a eficiência geral

    Com a finalidade de aperfeiçoar os resultados obtidos ao final do projeto, um cronograma de sucesso melhora o desempenho da equipe, já que otimiza o uso dos recursos disponíveis. Por meio de uma execução mais eficiente, ao seguir um cronograma, o gestor de projetos irá garantir a qualidade do produto final e cumprimento dos prazos.

    • Remanejar trabalhos

    Com um cronograma bem elaborado, é possível avaliar quando a equipe está sobrecarregada de tarefas ou quando um funcionário já está disponível para novas atribuições. Dessa forma, é possível perceber se a equipe está com a demanda adequada ou se é necessário agregar outros profissionais.

    Um bom cronograma de projetos tem como principal função assegurar que cada etapa seja realizada dentro do proposto e entregue no prazo determinado, evitando contratempos que possam prejudicar o resultado final.


    Compartilhar:

    Comentários

    Artigos Semelhantes

  • Gestão de projetos: 5 etapas essenciais para a implementação
    Projetos
    7 minutos de leitura

    Gestão de projetos: 5 etapas essenciais para a implementação

    A gestão de projetos é um conjunto de técnicas que visa implementar ações estratégicas com a finalidade de atingir objetivos.

    Ler artigo
  • Gerenciamento de projetos e a importância da comunicação
    Projetos
    7 minutos de leitura

    Gerenciamento de projetos e a importância da comunicação

    Veja como a falta da estratégia de comunicação pode arruinar qualquer plano de gerenciamento de projetos.

    Ler artigo
  • Carreira de Gerente de Projetos: as características, perspectivas e competências
    Projetos
    5 minutos de leitura

    Carreira de Gerente de Projetos: as características, perspectivas e competências

    A busca por profissionais na área de Gestão de Projetos tem aumentado significativamente nos últimos anos. Confira suas principais características.

    Ler artigo
  • 5 ferramentas para auxiliar na gestão de projetos
    Projetos
    5 minutos de leitura

    5 ferramentas para auxiliar na gestão de projetos

    Cada vez mais, ferramentas são usadas para auxiliar no gerenciamento de projetos com a finalidade de otimizar a sua rotina de trabalho.

    Ler artigo
  • Você sabe o que é PMBOK?
    Projetos
    5 minutos de leitura

    Você sabe o que é PMBOK?

    A sigla PMBOK é muito conhecida no meio empresarial pelos gerentes de projeto, essa ferramenta pode melhorar os resultados da sua empresa.

    Ler artigo
  • Qual a importância da gestão de projetos para sua empresa?
    Projetos
    5 minutos de leitura

    Qual a importância da gestão de projetos para sua empresa?

    A Gestão de Projeto trabalha com ferramentas que visam agilizar a rotina e aumentar o potencial de entrega de uma organização.

    Ler artigo
  • Ver todos os artigos