• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Qual a importância da gestão de projetos para sua empresa?

A Gestão de Projetos são técnicas usadas para monitorar um projeto com a finalidade de garantir o sucesso das metas propostas. Essa metodologia trabalha com ferramentas que visam agilizar a rotina e aumentar o potencial de entrega de uma organização.

De acordo com dados obtidos pelo Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI), 12 trilhões de dólares de toda a riqueza do mundo são gastos com gestão de projetos. Isso equivale a 20% do Produto Interno Bruto (PIB) de todo o planeta.

Mesmo sendo um setor estratégico de grande importância para as empresas, ainda faltam pessoas qualificadas no mercado. Existem cerca de 400 mil profissionais certificados no mundo, mas esse número não é sinônimo de qualidade, já que de acordo com o PMI faltam bons especialistas.

A Gestão de Projeto envolve uma série de fundamentos que são resumidos em cinco etapas: inicialização; planejamento; execução; acompanhamento e encerramento.

É papel do gestor se preocupar com o sucesso de cada uma dessas etapas e os riscos existentes. Um bom gestor deve se atentar aos requisitos iniciais que são fundamentais para alcançar resultados satisfatórios.

Inicialização

Essa é a primeira e mais crítica fase da Gestão de Projetos. É preciso muita análise, captação de dados, e clareza ao definir quais os objetivos a serem alcançados dentro das metas e orçamento proposto.

O gerente de projetos deve buscar compreender quais são as primeiras informações a serem conhecidas. Os dados levantados e registrados nesta fase serão relevantes para as etapas posteriores, assim como a distribuição dos recursos, dos objetivos, as tarefas atribuídas a cada colaborador e o tamanho da equipe.

Planejamento

Na segunda fase é preciso que as informações sejam mais específicas e detalhadas, com modelos de planejamento consistentes para estruturar um plano que leve aos resultados almejados.

É crucial investir no maior detalhamento possível para minimizar riscos, evitar erros futuros, ou imprevistos. Estar na segunda fase significa que o projeto foi aprovado e que a organização acredita nele e nos resultados que pode gerar.

Execução

Durante a fase de execução o foco é assegurar o acompanhamento das atividades e os registros das entregas. É importante que se registre os avanços e que as conclusões parciais sejam todas documentadas.

É nessa fase que tudo o que foi planejado deve ser entregue, sendo possível usar as ferramentas de gestão de projetos para controle do escopo, cronograma, uso de materiais de riscos e possíveis alterações do projeto.

Acompanhamento/Controle

O gestor deve se preocupar em conhecer as influências que interferem no sucesso de cada etapa, como os riscos existentes e os requisitos iniciais.

Mas é nessa fase de acompanhamento e controle que a atenção precisa ser redobrada. O acompanhamento e controle devem acontecer em paralelo com a execução, pois essa é uma forma de assegurar que ela esteja em consonância com o projeto.

Encerramento

Quando o projeto é finalizado com sucesso atendendo a todos os requisitos estabelecidos em cada uma dessas etapas, então podemos dizer que a Gestão desse Projeto foi eficiente. Um resultado satisfatório para uma empresa é quando as metas são alcançadas dentro dos prazos e do orçamentos estabelecidos pela Gestão de Projetos.

A Trecsson oferece o MBA FGV em Gestão de Projetos para aqueles que têm interesse em se especializarem nessa área repleta de oportunidades e que necessita de profissionais qualificados.

Conheça melhor o nosso MBA em Gestão: Projetos pela Trecsson Business FGV. Esse certificado irá lhe garantir reconhecimentos profissional e permitir uma atuação imediata no mercado de trabalho.

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >