Whatsapp Icone
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Projetos
    5minutos de leitura

    Qual a importância da gestão de projetos para sua empresa?

    Autor Leidiana

    A Gestão de Projetos são técnicas usadas para monitorar um projeto com a finalidade de garantir o sucesso das metas propostas. Essa metodologia trabalha com ferramentas que visam agilizar a rotina e aumentar o potencial de entrega de uma organização.

    De acordo com dados obtidos pelo Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI), 12 trilhões de dólares de toda a riqueza do mundo são gastos com gestão de projetos. Isso equivale a 20% do Produto Interno Bruto (PIB) de todo o planeta.

    Mesmo sendo um setor estratégico de grande importância para as empresas, ainda faltam pessoas qualificadas no mercado. Existem cerca de 400 mil profissionais certificados no mundo, mas esse número não é sinônimo de qualidade, já que de acordo com o PMI faltam bons especialistas.

    A Gestão de Projeto envolve uma série de fundamentos que são resumidos em cinco etapas: inicialização; planejamento; execução; acompanhamento e encerramento.

    É papel do gestor se preocupar com o sucesso de cada uma dessas etapas e os riscos existentes. Um bom gestor deve se atentar aos requisitos iniciais que são fundamentais para alcançar resultados satisfatórios.

    Inicialização

    Essa é a primeira e mais crítica fase da Gestão de Projetos. É preciso muita análise, captação de dados, e clareza ao definir quais os objetivos a serem alcançados dentro das metas e orçamento proposto.

    O gerente de projetos deve buscar compreender quais são as primeiras informações a serem conhecidas. Os dados levantados e registrados nesta fase serão relevantes para as etapas posteriores, assim como a distribuição dos recursos, dos objetivos, as tarefas atribuídas a cada colaborador e o tamanho da equipe.

    Planejamento

    Na segunda fase é preciso que as informações sejam mais específicas e detalhadas, com modelos de planejamento consistentes para estruturar um plano que leve aos resultados almejados.

    É crucial investir no maior detalhamento possível para minimizar riscos, evitar erros futuros, ou imprevistos. Estar na segunda fase significa que o projeto foi aprovado e que a organização acredita nele e nos resultados que pode gerar.

    Execução

    Durante a fase de execução o foco é assegurar o acompanhamento das atividades e os registros das entregas. É importante que se registre os avanços e que as conclusões parciais sejam todas documentadas.

    É nessa fase que tudo o que foi planejado deve ser entregue, sendo possível usar as ferramentas de gestão de projetos para controle do escopo, cronograma, uso de materiais de riscos e possíveis alterações do projeto.

    Acompanhamento/Controle

    O gestor deve se preocupar em conhecer as influências que interferem no sucesso de cada etapa, como os riscos existentes e os requisitos iniciais.

    Mas é nessa fase de acompanhamento e controle que a atenção precisa ser redobrada. O acompanhamento e controle devem acontecer em paralelo com a execução, pois essa é uma forma de assegurar que ela esteja em consonância com o projeto.

    Encerramento

    Quando o projeto é finalizado com sucesso atendendo a todos os requisitos estabelecidos em cada uma dessas etapas, então podemos dizer que a Gestão desse Projeto foi eficiente. Um resultado satisfatório para uma empresa é quando as metas são alcançadas dentro dos prazos e do orçamentos estabelecidos pela Gestão de Projetos.

    A Trecsson oferece o MBA FGV em Gestão de Projetos para aqueles que têm interesse em se especializarem nessa área repleta de oportunidades e que necessita de profissionais qualificados.

    Conheça melhor o nosso MBA em Gestão: Projetos pela Trecsson Business FGV. Esse certificado irá lhe garantir reconhecimentos profissional e permitir uma atuação imediata no mercado de trabalho.

    Compartilhar:

    Artigos Semelhantes

    Gerenciamento de projetos: conheça as 10 áreas de conhecimento
    Projetos
    5 minutos de leitura

    Gerenciamento de projetos: conheça as 10 áreas de conhecimento

    Gerenciamento de projetos é um dos termos mais relevantes dentro do contexto corporativo. Confira em detalhes quais são as 10 áreas de conhecimento do PMBOK.

    Ler artigo
    O que é gerenciamento de Projetos? Conheça os principais conceitos
    Projetos
    7 minutos de leitura

    O que é gerenciamento de Projetos? Conheça os principais conceitos

    Gerenciamento de Projetos é o esforço e a compreensão que uma equipe produz sobre um objetivo, ele deve possuir começo, meio e fim. Confira!

    Ler artigo
    Desenvolvimento de carreira: Veja 5 práticas de sucesso!
    Projetos
    7 minutos de leitura

    Desenvolvimento de carreira: Veja 5 práticas de sucesso!

    Desenvolvimento de carreira requer planejamento, estudo, trabalho duro, leitura e conhecimento. Confira 5 práticas de sucesso para você começar a aplicar hoje mesmo.

    Ler artigo
    Como implementar uma metodologia de gestão de projetos
    Projetos
    4 minutos de leitura

    Como implementar uma metodologia de gestão de projetos

    A competitividade do mercado obrigado que empresas continuem inovando e se renovando consistentemente, e isso faz com que a maioria das empresas dedicam esforços na implantação de novos projetos.

    Ler artigo
    Saiba mais sobre o gerenciamento de stakeholders de um projeto
    Projetos
    6 minutos de leitura

    Saiba mais sobre o gerenciamento de stakeholders de um projeto

    A gestão dos stakeholders em um projeto é um dos fatores fundamentais para o seu sucesso ou fracasso, afinal eles são as peças básicas de apoio a organização

    Ler artigo
    Conheça 10 boas práticas para o seu gerenciamento de projetos
    Projetos
    4 minutos de leitura

    Conheça 10 boas práticas para o seu gerenciamento de projetos

    Conheça 10 aplicações que você pode usar como estratégia de gerenciamento do seu projeto.

    Ler artigo
    Ver todos os artigos