• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Gestão de Projetos: 5 Técnicas Para Alcançar o Sucesso

Toda empresa que deseja evoluir, precisa ter um profissional qualificado em gestão de projetos para focar ações e analisar resultados. Não há dúvidas de que sem a parte da gestão, nenhum projeto consegue bons resultados.

A gestão é a ferramenta essencial para garantir que todos os pontos definidos no planejamento de implementação de um projeto possam ser executados, afim de alcançar os objetivos estipulados.

Além disso, uma boa equipe de gestão de projetos pode certificar de que seu ROI (Retorno sobre investimento) seja alcançado em menor tempo possível.

Porém, uma excelente gestão de projetos não acontece sem uma boa metodologia e técnicas essenciais. Por isso, resolvemos enumerar aqui 5 técnicas para ajudar a alavancar o sucesso da gestão de projetos de sua empresa. Acompanhe!

5 Passos Para Aumentar Resultados na Gestão de Projetos de Sua Empresa

1 ? Identifique e analise os riscos

Ter ciência de que todos os projetos de sua empresa terão riscos é a melhor maneira de garantir sucesso em cada um deles. Acontece que se sua equipe de gestão de projetos criar uma análise prévia de riscos, a equipe pode, de certa forma, prever e evitar que certos prejuízos aconteçam.

A primeira coisa a se ter em mente é determinar a gravidade e prioridade de cada risco, assim como sua probabilidade de ocorrência. E um profissional qualificado em Gestão de Projetos, saberá exatamente como planejar e executar todo este processo.

2 ? Treine sua equipe

Sua empresa ainda não possui uma equipe de Gestão de Projetos? Então que tal começar agora mesmo a treinar sua equipe para determinar maiores chances de sucesso em seus projetos futuros?

Escolher uma Instituição Conceituada no mercado é a melhor opção para o futuro da sua empresa, isso é indiscutível. Os cursos da FGV, por exemplo, são os mais premiados, os mais ranqueados e os mais aceitos no mercado.

O Curso de Gestão de Projetos da Trecsson Conveniada FGV possui o objetivo de formar alunos prontos para serem inseridos no mercado de trabalho. O curso apresenta módulos de conhecimentos práticos e teóricos com certificado de PMP (Project Management Professional) reconhecido no mundo todo.

3 ? PMBOK

O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é considerado um guia e uma metodologia indispensável para a gestão de projetos. É um sistema de padronização que consiste em nomear e priorizar processos, técnicas, regras e métodos para alcançar a excelência no gerenciamento de projetos.

Vale ressaltar que se sua empresa tiver um profissional capacitado pelo Curso Gestão de Projetos da FGV, ele estará totalmente familiarizado com estas padronizações. Já que o curso tem como premissa abordar conhecimentos, técnicas e práticas que constam no manual do PMBOK.

4 ? Desenvolva e acompanhe metas

Conhecer todas as etapas do projeto, determinar prioridades, entender os objetivos e definir metas a serem alcançadas são técnicas de gerenciamento de projetos que não costumam falhar.

Ao estabelecer metas a serem cumpridas, a produtividade, a motivação e o otimismo da equipe aumentam, o que aumenta também as chances de sucesso dos projetos de sua empresa.

Porém, de nada adianta se não houver também um acompanhamento e uma análise aprofundada do atingimento de metas. Desta maneira, o gestor pode mapear quais são os caminhos mais seguros para investir em um próximo projeto.

5 ? Selecione e priorize os projetos

De fato, priorizar projetos é um processo essencial para empresas que possuem um volume grande de projetos. Tentar finalizar todos de uma só vez não é uma prática segura, já que cada projeto deve contribuir estrategicamente com o objetivo final da empresa.

Sendo assim, a melhor forma de priorizar projetos é estabelecer critérios, indicativos e comparativos. Todos estes pontos irão analisar o custo total do projeto, prazo de implantação, ROI e prioridade individual.

Além de todas essas práticas, saber lidar com as mudanças repentinas, que infelizmente são inevitáveis, também garante maior sucesso na gestão de projetos. Uma dica que vale a pena colocar em prática é a documentação das mudanças que já ocorreram nos projetos.

Desta maneira, a equipe poderá se preparar melhor, evitar prejuízos, evitar atrasos na entrega e até criar uma própria metodologia de gestão de mudanças.

Seguindo este passo a passo, certamente sua empresa poderá tirar boas experiências de cada projeto concluído. E aprender com cada projeto é o melhor caminho para se ter sucesso em todos os outros que estão por vir.

Saiba mais sobre as maiores vantagens de ter um Curso de Gestão de Projetos em sua empresa. Temos aqui na Trecsson Business turmas para Maringá. Mude os caminhos de sua empresa e faça a diferença no mercado com a FGV!

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Uma excelente gestão de projetos não acontece sem uma boa metodologia e técnicas essenciais. Conheça aqui 5 passos para aumentar os resultados.

gestão de projetos

18/07/2017

https://www.trecsson.com.br/files/

https://www.trecsson.com.br/blog/projetos/gestao-de-projetos-5-tecnicas-para-alcancar-o-sucesso