Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade, e ao continuar navegado, você concorda com estas condições.

  • Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Empreendedorismo e inovação: O caminho para o crescimento empresarial

Você sabia que empreender é um dos verbos mais usados atualmente no mundo? Buscar novas soluções para as nossas necessidades, ou tomar a iniciativa de começar ou reformular uma empresa vem sendo a decisão tomada por cada vez mais pessoas. Por conta disso, o empreendedorismo vem sendo um dos motores do nosso desenvolvimento econômico e a sua capacidade de criar e inovar tem sido fator estratégico para o crescimento do país.        

Nesse artigo vamos conhecer mais a fundo a ideia de empreender e como o empreendedorismo se relaciona de forma bem estreita com o conceito de inovação.

Vamos entender também por que a relação existente entre estas duas ideias tem um potencial transformador tão grande que vem sendo responsável pelo crescimento, desenvolvimento e consolidação de muitas empresas no mercado.

Vamos começar?

O que é empreendedorismo?


Podemos definir empreendedorismo como a habilidade de criar soluções para problemas, gerando oportunidades e investindo em ideias que acabam resolvendo demandas de um público específico ou da sociedade como um todo.

O empreendedorismo no campo corporativo vem sendo um dos motores que alavanca a economia e a sociedade, ao gerar novas oportunidades de negócios, criando empregos e inovando em soluções.

A partir dessa sua definição, podemos perceber o quão importante o ato de empreender é para um país, sobretudo como o Brasil, pois ele gera empregos formais e informais, diretos e indiretos, e ainda constrói soluções inovadoras para uma série de problemas do nosso dia a dia.

Quais as características do empreendedor


Aí você se pergunta: o que faz alguém ser um empreendedor? Quais seriam as características comuns dessas pessoas que buscam as mais diferentes saídas para a resolução de problemas e construção de soluções.

Bem, no geral elas precisam ser: 

Autoconfiante

Uma característica muito comum dos empreendedores é a autoconfiança que eles possuem. O empreendedorismo acaba sendo um dos caminhos utilizados por pessoas que confiam no trabalho e acreditam nas suas escolhas, decisões e ideias.

Corajoso

O medo de fracassar acaba paralisando grande parte das pessoas que até pensam em empreender, mas não tem algumas das características fundamentais para isso. Ser corajoso significa entender que há chances de falhar, mas ainda assim esse medo não irá impedi-lo de colocar as ideias em prática. 

Persistente

O empreendedor é uma pessoa acima de tudo persistente. Isso porque nem sempre as primeiras ideias ou tentativas são bem sucedidas, então é preciso se motivar e persistir caso você confie em sua capacidade de empreender. 

Otimista

Para o empreendedor o copo precisa estar sempre meio cheio ao invés de meio vazio. É muito difícil criar um negócio, iniciar um projeto, ou levar para frente uma ideia, sendo uma pessoa pessimista. Isto porque haverá muitos obstáculos e o modo como se lida com eles será de fundamental importância para definir se você terá ou não sucesso.

Dicas para empreender


Podemos fechar o ciclo do empreendedorismo apresentando dicas de ouro para você que deseja começar um projeto, mas não tem o conhecimento necessário:

Quais são as suas habilidades, afinal?

Comece com este exercício de autoconhecimento. O que você possui de conhecimento teórico e prático para apresentar ao mundo em forma de empreendedorismo? Quais são seus pontos fortes e fracos, o que você gosta de fazer e como você se vê no mercado de trabalho.

Você conhece o mercado?

Falando em mercado, é preciso que você entenda quais demandas existem na sua cidade, estado, país, e observe como o mercado age neste nicho específico que você está analisando. Como seu produto ou serviço será recebido neste setor, nesta cidade, neste bairro? É preciso continuar respondendo perguntas, e agora é preciso também observar seus concorrentes e seus possíveis clientes. 

Planejamento é tudo!

Não confunda coragem e se arriscar com falta de planejamento. O empreendedor é por definição alguém corajoso, mas ele também precisa ser organizado e planejado. O planejamento é a base do negócio bem sucedido, pois ele vai construir uma base mais sólida para você colocar em prática a sua ideia de empreendedorismo.

Planejamento financeiro é necessário

Saiba que dificilmente sua empresa vai gerar receitas maiores que as despesas no primeiro mês. Existe uma lógica do empreendedorismo que estabelece um programa gradativo de aumento de receitas, e enquanto você não chega naquele estágio desejado é preciso se planejar e entender que o dinheiro precisa ser usado de forma estratégica e inteligente.

Use tecnologia

Seja criativo em todas as etapas de sua jornada como empreendedor e utilize o máximo de tecnologias possíveis. Elas estão disponíveis para te ajudar a criar soluções inovadoras ou para facilitar ainda mais seus processos de criação e produção.

Como o empreendedorismo se relaciona com inovação


Agora que sabemos tudo sobre empreendedorismo, vamos focar no conceito que se relaciona de forma bem estreita com ele, que é o de inovação.

Inovar significa em regra criar algo novo, inovar, recriar, ser autêntico com uma solução apresentada, introduzir uma novidade em algum processo, serviço ou produto já existente, enfim, podemos definir usando várias possibilidades.

A sua relação com o empreendedorismo é íntima, já que os mundos buscam criar soluções inovadoras para problemas existentes. Podemos ilustrar com exemplos muito práticos e fáceis de entender.

As startups são exemplos maravilhosos de empreendedorismo inovador, pois elas normalmente buscam soluções inteligentes e inovadoras para resolver nossos problemas do dia a dia.

Veja a Uber, por exemplo, que encontrou uma solução criativa, inovadora e inteligente para resover um grande problema de mobilidade urbana, criando assim um modelo de negócio que até então não se via e que foi muito bem aceito por grande parte das pessoas que precisavam resolver este tipo de problema.

Empreendedorismo e inovação caminham juntos?