Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade, e ao continuar navegado, você concorda com estas condições.

  • Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Ética nos negócios: Conceitos e dicas para aplicar em sua empresa

Sabe aquele espaço dentro do site de uma empresa que apresenta a missão e os valores que ela possui? Sua importância é muito maior que parece. Ao mostrar, a partir de uma perspectiva corporativa, como ela enxerga o mundo, a organização já começa a definir quais as suas condutas éticas para as situações cotidianas dentro do ambiente de trabalho. Assim, a ética nos negócios é muito mais que um conjunto de condutas, ela é o coração que permite que a empresa viva por muito tempo.

Neste artigo vamos entender de forma mais detalhada como o conceito de ética aplicada ao mundo empresarial é importante para que uma organização se desenvolva de forma saudável na sua relação com colaboradores, parceiros e com seus clientes também. 

Vamos conhecer ótimas dicas para que você consiga aplicar condutas e comportamentos éticos dentro do seu negócio, independente do seu tamanho.

Vamos começar? 

Antes de qualquer coisa, é preciso que a gente tenha bem claro o entendimento do conceito mais importante aqui. 

O que é ética?


Sim, o que seria ética, afinal?

Podemos definir a ética dentro do contexto filosófico ou científico, mas em ambos os contextos ela busca compreender, justificar ou criticar as condutas morais de uma sociedade.

Ou seja, como devemos nos comportar nas milhares de situações do dia a dia no mundo? Como deve ser nossa relação com o ambiente, com as pessoas e com tudo que nos cerca?

A ética nos dá um norte para limitar e aperfeiçoar nossas atitudes perante a nós mesmos, aos outros e ao mundo. 

Muito grandioso, correto? 

Esse é o sentido geral da ética e que o mundo dos negócios utiliza como base para implementar um conjunto próprio de ações morais dentro do ambiente de trabalho de uma organização. 

A ética nos negócios


Esse conceito geral de ética quando aplicada ao mundo dos negócios ganha algumas particularidades.

Podemos definir então o conceito de ética empresarial como sendo o conjunto de condutas que uma empresa utiliza para se relacionar consigo, com seus colaboradores, parceiros comerciais, além de clientes e com o público em geral.   

A ética pode ser influenciada por uma base jurídica, ou seja, uma organização define suas condutas a partir das leis existentes do país, e também pode ser influenciada por uma base filosófica, ou seja, a partir do estudo do comportamento humano e como as nossas ações sempre geram consequências, boas ou ruins.

Condições para uma Ética nos negócios


Para que uma empresa possa desenvolver relações éticas com o mundo é preciso que ela saiba exatamente quais são seus valores e como ela deseja que seus funcionários, do alto executivo ao mais simples colaborador, se comportam no ambiente de trabalho e nas relações interpessoais.

 Assim, ela precisa conhecer e respeitar todas as legislações vigentes, para que possa, dentre outras coisas, pagar os impostos corretamente. Ela precisa também saber se comportar em temas como ecologia, responsabilidade social, meio ambiente, etc.

Além dessas condições mais amplas e centrais, uma ética nos negócios envolve também a entrega de produtos e serviços de qualidade, uma relação respeitosa com a sua base de clientes, e serviços de atendimentos que tratam os consumidores de forma digna, além de sempre buscar resolver os problemas das pessoas prejudicadas.   

Modelos de ética usadas em uma organização


Já vimos aqui que a ética pode englobar tanto a forma como o seu negócio lida com o pagamento de impostos, quanto como ela lida com o meio ambiente. Isso acontece porque há vários tipos de abordagens éticas:

Responsabilidade pessoal

O modo como a sua empresa se relaciona com pessoas, sejam colaboradores, clientes ou potenciais consumidores, mostra muito da conduta moral que ela apresenta ao mundo. É preciso desenvolver relações transparentes, com uma comunicação clara, com as pessoas. É importante que a sua equipe saiba exatamente quais a função que cada um vai desenvolver para que não haja falhas. Mas também é relevante construir uma relação humana com as pessoas, sabendo que elas podem cometer erros.

Responsabilidade corporativa

Uma empresa precisa se relacionar com outras organizações, que podem ser parceiras, ou podem ser concorrentes. Em todos os casos é imprescindível que seu negócio respeite todas as leis jurídicas e estabeleça relações éticas e saudáveis com elas. Além dessa relação de empresa com empresa, seu negócio tem deveres legais com a sua equipe de colaboradores e com seus clientes, e desta forma ela precisa desenvolver uma responsabilidade empresarial prática e consistente. 

Responsabilidade social e ambiental

Sua empresa faz parte desse mundo e por isso ela deve ao menos possuir valores que não prejudiquem a natureza, o meio ambiente, a ecologia e a sociedade.

Quando falamos que seu negócio precisa recolher impostos, pagar dignamente seus colaboradores, ter uma política de consumo consciente dos recursos naturais, estamos falando de responsabilidade social e ambiental.

Essa forma de praticar a ética nos negócios é uma das mais importantes e simbólicas.

Balanço social da empresa

Uma das formas que uma empresa pode usar para tornar claro ao público o seu conjunto de ações éticas e morais é fazendo e tornando acessível o seu balanço social.

Balanço social é uma representação gráfica ou documental da gestão econômica e social da empresa, focando em suas ações sociais, comunitárias e em como ela ajuda o planeta a ser autossustentável, listando todas as ações, independente do tamanho destas.

O balanço social é a representação da responsabilidade social da empresa.

Mais que apresentar ações que beneficiem o mundo ou ao menos o seu entorno, o balanço social está relacionado ao planejamento estratégico do negócio, e como ele quer atuar no mercado em médio e longo prazos, de forma saudável, sustentável, legal e produtiva.  

A importância de construir uma ética no desenvolvimento de uma empresa


São vários os motivos que fazem da ética nos negócios uma importante aliada das empresas:

Boas relações comerciais

A empresa que desenvolve práticas éticas saudáveis acaba sendo bem vista no mercado, e desta forma melhora as suas relações comerciais com outras empresas, parceiras, colaboradores, clientes e fornecedores.

Criar relacionamentos fortes e fiéis com todas estas partes ajuda a manter uma organização saudável financeiramente e auxilia no seu crescimento contínuo e no objetivo de se transformar em referência no setor.

Diminui turnover

 Ser uma empresa ética e que desenvolve relações saudáveis ajuda uma empresa a manter em seu quadro seus profissionais de alto rendimento e diminui consideravelmente o turnover, ou seja, seus colaboradores vão querer sempre estar naquela organização.

Por isso é importante estabelecer relações interpessoais éticas e saudáveis com seus colaboradores, independente do cargo que cada um ocupa.

Inspira toda a equipe

Uma empresa que trabalha boas relações éticas inspira todos os envolvidos no processo, seja seus líderes, que por consequência tem condições de inspirar seus colaboradores, gerando uma dinâmica saudável, produtiva e de crescimento contínuo.

Contribui para uma cultura organizacional sólida

Possuir uma cultura organizacional é diferencial para empresas que desejam atuar bem no mercado. Criar um ambiente centrado nos conceitos de ética, moral, bem estar e saúde mental tem o poder de transformar qualquer negócio em uma marca respeitada, séria e inspiradora.

Dicas para aplicar a ética em sua empresa


Agora que já conhecemos o conceito e sabemos da importância em desenvolver relações éticas na empresa, vamos apresentar algumas dicas de ouro para que você implemente um conjunto de condutas éticas no seu negócio.

Comece determinando os valores de sua empresa

Parece básico, mas é de fundamental importância que você estabeleça os valores que o seu negócio deseja seguir. Quais são as suas opiniões sobre as coisas do mundo, sobre o meio ambiente, sobre as causas sociais, sobre os problemas de sua comunidade, sobre as relações interpessoais e de trabalho. A partir destas respostas você vai conseguir criar uma identidade para o seu negócio e assim você terá valores e objetivos para seguir.

Construa um código de conduta

É preciso que você estabeleça para todos os seus colaboradores quais as condutas que a sua empresa valoriza, para que todos os seus funcionários se identifiquem e consigam seguir, sobretudo, se eles se identificarem.

Ao invés de elaborar muitas regras e burocratizar demais algo que precisa ser simples, foque nos elementos essenciais, em que tipo de valor você deseja que seu colaborador nutra pela empresa e pelas pessoas.

Incentive o respeito e a tolerância por opiniões e posicionamentos diferentes 

Uma das bases de uma conduta ética saudável parte de uma relação respeitosa e tolerante entre as pessoas no ambiente de trabalho. É função do gestor criar uma dinâmica corporativa que incentive o respeito e a tolerância entre seus funcionários, gerando um ambiente colaborativo, saudável, produtivo e harmônico.

Treine e capacite sua equipe

Não estamos falando em treinar ética, mas capacitar a sua equipe para que ela tenha a habilidade em se relacionar entre eles de forma saudável e produtiva se mostra um excelente investimento a médio e longo prazo. 

Crie uma cultura organizacional sólida onde todos os colaboradores entendam logo de imediato os valores que a empresa possui, e que sobretudo, eles se identifiquem, para que o engajamento aconteça de forma mais fácil.

Valorize a cultura do feedback

A ética se faz também a partir das relações pessoais, de uma comunicação clara e eficiente e da cultura do feedback, ou seja, ouvir e saber ouvir para então falar de forma produtiva, crítica e saudável.

Temos a capacidade de nos aperfeiçoar a partir dos erros apontados por nossos colegas de trabalho ou superiores. No ambiente corporativo é importante que a empresa saiba criar um ambiente que incentive a cultura do feedback entre todos os funcionários.

    

Conclusão

Vimos aqui que o conceito de ética, que muitos acreditavam ser somente filosófico, pode ser transportado para o universo corporativo, gerando bons resultados práticos, como aumento de receitas, de lucros e diminuição dos custos operacionais.

A ética é um elemento imprescindível para o ser humano e o mundo dos negócios se desenvolve a partir de relações humanas, então a ética aqui também é essencial.

E você, qual a sua ética?

Acesse outros conteúdos como este em nosso blog.

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Neste artigo vamos entender de forma mais detalhada como o conceito de ética aplicada ao mundo empresarial é importante para que uma organização se desenvolva de forma saudável.

Ética nos negócios

22/08/2023

https://www.trecsson.com.br/files/blog/bannerdesktoptrecsson_1031418432.png

https://www.trecsson.com.br/blog/estrategia-e-negocios/etica-nos-negocios