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Funil de Marketing: Conceitos, Aplicações, Guia Para Criar o Seu!

A internet tem mudado completamente a forma como as marcas vendem seus produtos. Você pode ser um produtor de conteúdo, uma marca pequena ou uma empresa consolidada no mercado, que em todos esses casos o sistema de vendas trouxe evoluções significativas. Nesse sentido, uma das estratégias mais eficientes e bem-sucedidas atualmente é o chamado funil de marketing, que cria uma nova dinâmica para todo o processo de vendas.

Neste artigo vamos entender o conceito de funil de marketing, seu poder perante o mercado digital e como ele tem sido usado por produtores de conteúdo e marcas para vender de forma muito mais eficiente.

Vamos conhecer as aplicações e entender um pouco de tudo sobre este tema que promete revolucionar ainda mais o futuro do comércio digital.

Entendendo o Funil de marketing


Para entendermos o significado de funil de marketing, precisamos primeiro entender a lógica das vendas online, ou seja, das vendas feitas através da internet e do mercado digital. 

Uma marca para conseguir vender através de seu site uma quantidade “x “ de um produto, vai precisar que uma quantidade 20 vezes maior de pessoas entre em seu site.

A lógica é muito parecida com a de uma loja física. Vamos imaginar uma loja de sapatos.

Nem todos que entram numa loja de sapatos de fato vão sair de lá com um par de sapatos na sacola, não é verdade? 

Vamos supor que de cada 10 pessoas que entram numa loja, 5 pessoas saiam logo depois sem ao menos olhar a vitrine; 3 pessoas cheguem a conversar com os vendedores para tirar dúvidas e saber preços, mas vão embora sem comprar; e 2 pessoas vão até o fim do processo e compram seus sapatos.

O funil de marketing funciona dentro desta dinâmica, de ir afunilando o número de pessoas, e em contrapartida fazendo com que este número menor de pessoas queira de fato consumir um produto.

Assim, o funil de marketing é como uma estrada, que leva aos poucos o cliente até o destino desejado, que é a compra, ou alguma ação.

E como isso acontece?

Isso acontece de forma espontânea, e é para isso que serve de fato o funil de marketing, para criar uma jornada do cliente, que vai desde a visita inicial à página até o fechamento da compra.

Os quatro estágios do funil de marketing

Pensando assim, podemos dividir o modelo de funil de marketing em quatro etapas:

  • Visitantes;
  • Leads;
  • Oportunidades;
  • Vendas


Vamos falar muito mais sobre estas etapas mais para frente.

Conhecendo melhor as etapas do funil de marketing


Vamos entender melhor como acontece a jornada do cliente que falamos mais acima.

Etapa 1 - O topo do funil

Nesse primeiro momento o possível cliente ainda não tem um problema definido, talvez nem saiba ainda que tem um problema. 

Sendo assim, a empresa, marca ou produtor de conteúdo investe em ferramentas como redes sociais, blogs e sites, além de buscadores como o Google. Este tipo de estratégia de longo alcance vai acabar alcançando pessoas de diversos perfis, com diversas necessidades.

Nessa etapa o objetivo principal é fazer com que o seu negócio seja encontrado na internet.

Nesse momento inicial o produto precisa ser apresentado de forma mais geral, sem entrar em detalhes técnicos e nem criar conteúdos aprofundados.

O conteúdo que deve ser produzido precisa ter uma linguagem de fácil entendimento e precisa criar no visitante uma vontade de seguir adiante na jornada. E isso pode acontecer caso o conteúdo desperte o visitante para a solução de um problema que ele ainda nem sequer sabia que tinha.

Esse é o momento de afunilar um pouco mais, fazendo os visitantes interessados deixarem alguns dados, como e-mail, telefone ou algum outro dado que seja útil para a prospecção.

Com estes dados de contato será possível criar e enviar conteúdos complementares e mais aprofundados, segmentados, incitando ainda mais o visitante a se transformar em um possível cliente.

Para esta fase inicial, o investimento deve ser feito em ferramentas como redes sociais, posts para blogs com foco em SEO, infográficos, e-books, newsletters, dentre outras ferramentas.

Etapa 2 - O meio do funil

Nesse segundo momento a quantidade de pessoas diminuiu consideravelmente, porém o interesse destas pessoas aumentou muito. Ela possui dúvidas, querem saber mais sobre o produto, querem acompanhar e receber mais informações.

Nesse momento o seu objetivo é transformar visitantes em leads, ou seja, em oportunidade de negócios.

Para isso é preciso criar conteúdos mais específicos, tirar dúvidas e ampliar a bagagem de informações que os possíveis clientes possuem.

Nesse momento os leads já conseguem reconhecer um problema e já consideram buscar a solução. E é o momento certo para que você apresente conteúdos de qualidade que vão auxiliar os potenciais clientes na jornada de compra, levando-os para o ponto de chegada, que é o objetivo máximo de seu negócio.

O trabalho aqui é criar uma relação de confiança com os possíveis clientes, a partir de conteúdos de qualidade, estratégicos e específicos.

Neste momento podemos utilizar materiais como templates, planilhas, checklists e posts mais longos em blogs.

Etapa 3 - O fundo do funil

Até o meio do funil, o trabalho que você, produtor de conteúdo, marca ou empresa, tem é de apresentar através de seus conteúdos os problemas e possíveis soluções.

Você já diminuiu consideravelmente a quantidade de pessoas que continuam contigo nesta jornada, mas não se desespere, essa não é uma notícia necessariamente ruim. Isso porque estas pessoas que continuam contigo está a poucos passos de fechar a compra de seu produto.

Nesse momento o seu trabalho é o de apresentar a solução para os problemas daquelas pessoas que continuaram contigo.

É neste momento que você apresenta seu produto, mas sem antes investir em algumas técnicas bem utilizadas e que dão muito certo.

Que técnicas seriam essas?

É nesse momento que você, por exemplo, apresenta depoimentos de clientes que já passaram por esta jornada, compraram seu produto e ficaram satisfeitos. Essa ferramenta tem um poder bem grande em incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Nesse momento você também pode investir pesado em formas diferenciadas para aquisição do produto. Você pode, por exemplo, criar cupons de desconto especiais, pode oferecer uma avaliação gratuita, pode oferecer o compromisso de devolução do dinheiro em caso de insatisfação.

Este é o momento de você arriscar mais, e criar formas de vendas que facilite a vida daquele cliente que está a um passo de fechar a compra de seu produto.

A importância do funil de marketing  


Entender a importância do funil de marketing para seu negócio requer um entendimento sobre o momento atual do mercado digital, que está em uma longa expansão, e que apresenta uma concorrência cada vez maior entre empresas e criadores digitais.

Nesse contexto, quem não se diferenciar e proporcionar ao cliente uma jornada de compra completa, rica e diversa vai ter muito mais dificuldade para conseguir vender seus produtos.

O funil de marketing representa a vitória dos conteúdos estratégicos no mercado digital atual. Vender não é mais uma ação simples, demanda estudo, criatividade, criação de bons conteúdos que ajudem seus futuros clientes em algo.

O funil de marketing representa a vitória do cliente no processo de vendas. É ele quem importa, ele quem deve ser priorizado em um projeto estratégico de vendas.

Dicas para criar as melhores estratégias para funil de marketing


Já entendemos muito sobre o conceito e a aplicação das técnicas de funil de marketing, agora chegou o momento de listar algumas dicas de ouro para você que pensa em usar esta estratégia no seu negócio.


  • Produza os melhores conteúdos possíveis

Você deve ter percebido durante o texto a importância que os conteúdos estratégicos possuem no modelo de funil de vendas, correto? O conteúdo é a base para o sucesso de seu produto e de seu negócio na internet.

Crie conteúdos relevantes, que ajudem seus possíveis clientes a adquirirem conhecimento, informações e amplie a visão de mundo deles. Construa conteúdos bem escritos, lógicos, com coerência e que seja útil. Não adianta nada um bom conteúdo que não possua utilidade prática alguma.


  • Utilize gatilhos mentais durante o processo de funil de vendas 

Os gatilhos mentais já se provaram grandes parceiros de criadores de conteúdos e de marcas e produtos. Utilize gatilhos como escassez (limitando a quantidade de produtos para vendas naquele momento), prova social (apresente depoimentos e comentários de clientes satisfeitos), urgência (fixe um prazo para o cliente ganhar algum brinde com a compra do produto) e da reciprocidade (o famoso é dando que se recebe).

Essas técnicas ajudam muito o cliente no momento de decidir se irá comprar ou não aquele produto.


  • Explore todas as ferramentas possíveis

Vimos aqui que cada etapa do funil de marketing necessita de conteúdos específicos em ferramentas diferenciadas. Então a dica é que saiba dominar todas essas ferramentas, que vão desde as redes sociais, passando por posts para blogs, e terminando em lives ou webinars. São muitas as possibilidades e você precisa entender e dominar o máximo possível.

Conclusão

Vimos aqui que o funil de marketing é um método essencial para gerar vendas para seu negócio. Entender todas as fases deste processo é parte essencial para que o seu projeto seja bem-sucedido.

E você, já conhecia este conceito? O que achou do conteúdo?

Leia outros conteúdos como este em nosso blog.

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24/05/2023

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