Antes mesmo de iniciar o gerenciamento de projetos, o primeiro passo para garantir êxito é definir as métricas para acompanhamento.
Ter indicadores de desempenho para cada etapa da implementação de um projeto é fundamental para otimizar os resultados e nortear o caminho da equipe.
Além disso, Os KPIs (Indicadores chave de performance) poderão auxiliar no planejamento preciso, como análise de histórico, se tornando uma verdadeira fórmula de sucesso para futuros projetos.
Os gestores precisam estar por dentro das melhores métricas ideais para cada projeto. Mas quais são elas? Como mensurar e analisar? Como alinhar as análises com a equipe? Sobre isso que iremos discutir hoje, acompanhe!
O prazo para a entrega de cada etapa do projeto é um fator determinante para que o projeto seja concretizado de acordo com o planejamento. Dessa maneira, estabelecer métricas que mostram se os prazos estão sendo cumpridos, é uma forma de monitorar o andamento do projeto e programar melhorias, caso seja necessário.
Sua equipe sabe monitorar os recursos que serão necessários para o desenvolvimento do projeto? Analisar e monitorar os custos é fundamental para que não haja imprevistos nem que o projeto extrapole o investimento prefixado.
Essa métrica precisa ser avaliada a cada etapa entregue. Muitas vezes será preciso reajustar ou reduzir custos para que o projeto tenha sucesso e isso só é possível mediante esse KPI.
Estabelecer métricas que controlam o tempo de entrega entre uma etapa e outra, garante que tudo esteja muito bem alinhado com o escopo do projeto. A porcentagem do tempo total necessário para a conclusão do projeto deve ser definida no escopo.
Se os prazos forem concluídos de acordo com cada etapa, é um indicativo de que o projeto será entregue dentro do tempo estimado, reduzindo riscos.
Questões como taxa de rotatividade de funcionários, número de profissionais capacitados, taxa de projetos bem-sucedidos, quantidade de valor agregado à empresa e número de profissionais envolvidos em um projeto são indicativos que demonstram o equilíbrio da maturidade do projeto. Vale a pena aumentar a atenção nesses pontos.
Qual é o valor agregado ao término de cada etapa do projeto? E quanto à satisfação do cliente? O histórico dos seus projetos traz uma boa taxa de ROI?
Sua equipe de gerenciamento de projetos não deve esquecer do importante KPI medidor de retorno sobre investimento. Os projetos devem trazer resultados e sempre colaborar com o crescimento e avanço da empresa.
Como está a qualidade dos processos já realizados e em andamento dos seus projetos? Ter um indicador de desempenho que visa manter rigorosamente a qualidade do trabalho feito é uma maneira de reduzir falhas que possam comprometer a entrega do projeto.
Além disso, ter um padrão de qualidade pré-estabelecido ajuda sua equipe automatizar os processos, tornando uma entrega de alta qualidade.
De nada adianta colher todos esses dados, se sua equipe não está por dentro dos resultados e previsões dos projetos. É necessária uma documentação rígida das mensurações obtidas por meio de planilhas, relatórios, gráficos, etc.
Faça reuniões constantes com a equipe para acompanhar os resultados, analisar falhas, projetar metas e alinhar os próximos passos. Deixe sempre à vista os gráficos de KPIs para que todos tenham acesso às informações, podendo trabalhar com mais clareza nas etapas do projeto.
O mercado atual encontra-se em alta competitividade, e desenvolver projetos estruturados de mudanças é crucial. A única maneira de obter sucesso por meio dessas mudanças é aplicar a gestão de projetos.
No entanto, o gerenciamento de projetos requer conhecimentos aprofundados da área que englobam:
• Gestão de pessoas
• Gestão de escopo
• Gerenciamento de qualidade
• Monitoramento de recursos
• Comunicações e Stakeholders
• Gerenciamento de riscos
• Economia empresarial
• Gestão estratégica
Para lidar com os maiores desafios dessa área, há uma necessidade muito grande de capacitação para domínio de todas as ferramentas e técnicas consagradas do PM-Bok e PMI. A escolha de uma Instituição de Ensino que ofereça uma metodologia de ensino reconhecida no país é o primeiro passo tornar essas mudanças reais.
O MBA em Gestão de Projetos da Trecsson, aborda todas as competências mencionadas anteriormente e ainda garante conhecimento técnico reconhecido nacional e internacionalmente.
Matricule-se agora mesmo no curso de Gerenciamento de Projetos da Trecsson e tenha em mão tudo o que precisa para lançar no mercado projetos de grande sucesso!