Whatsapp Icone
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Projetos
    5minutos de leitura

    Carreira de Gerente de Projetos: as características, perspectivas e competências

    Autor Leidiana

    A busca no mercado por profissionais competentes, que consigam conduzir um projeto com seriedade, alcançando as metas propostas, vêm aumentando significativamente nos últimos anos. Cada vez mais, empresas de todos os portes e segmentos, necessitam de Gestores de Projetos.

    Segundo dados do Project Management Institute (PMI), até 2020 o mercado demandará cerca de 13 milhões de novos profissionais. Esse cenário não só atrai pessoas que já contam com uma carreira consolidada na área, mas também, interessados que anseiam por novos desafios ou desejam migrar de área de atuação.

    Porém, você sabe o que faz um gestor de projeto e quais são suas principais características? Acompanhe nosso artigo e entenda os requisitos necessários para construir uma carreira de sucesso na área da gestão de projetos.

    Qual o papel e a formação do gestor de projetos?

    O gestor de projetos é responsável por gerenciar um projeto, ou seja, ele irá acompanhar as atividades desde o planejamento, passando pela execução até que o projeto seja concluído. Para isso, é preciso possuir habilidades e competências específicas para motivar a equipe e fazer com que cada colaborador cumpra as tarefas propostas, nos prazos estipulados e com a qualidade de entrega necessária. Quem escolhe ser gestor de projetos precisa ser dinâmico, multidisciplinar e ter jogo de cintura para lidar com pessoas e com os possíveis contratempos que podem surgir no meio do caminho.

    Para saber negociar a melhor forma de trabalho com os colaboradores e garantir que o serviço seja entregue com qualidade, é preciso muito mais que uma simples formação nesta ou naquela área. No geral, o cargo de gestor de projetos pode ser ocupado por profissionais de diferentes formações e sua desenvoltura vai depender muito mais do ramo de atividade da empresa e da maturidade do profissional.

    Veja 3 características e competências de um bom Gestor de Projetos

    • Organização

    O primeiro passo a seguir quando um projeto é proposto é o planejamento. Divisão de tarefas, orçamentos, prazos, entre outras informações devem estar atribuídas de forma visual e metodológica, facilitando assim o entendimento e realização das mesmas. Veja um texto que nós escrevemos para sobre algumas  ferramentas que auxiliam na gestão de projetos.

     

    • Liderança

    Um bom gestor de projetos também deve possuir características de liderança com o intuito de conduzir sua equipe rumo aos objetivos propostos. Isso ocorre quase sempre por meio de motivação, elogios, diálogo e muito planejamento, embora em certos momentos, também serão necessárias correções, cobranças e até mesmo cortes de pessoal e recursos.  

     

    • Comunicação

    Já diz o ditado: ?Quem não se comunica, se trumbica?!  A falta de comunicação é um ponto fraco de muitos projetos. É preciso diálogo entre o gestor e os membros da equipe. Incentivar a comunicação e sugestão de novas ideias, bem como expressar o que não está funcionando, melhora a produtividade.

    Para você que se interessou pela profissão de Gestor(a) de Projetos ou busca se aprimorar na área e alavancar sua carreira, temos uma dica: um dos cursos mais procurados na Trecsson é o MBA em Gestão: Projetos da FGV, focado em quem procura ascensão no mercado de trabalho e deseja ser um profissional preparado para elaborar, executar e acompanhar projetos dentro das empresas. Conheça o curso Gestão de Projetos da Trecsson e mude o rumo da sua carreira!

    Leia também:

    Como construir um cronograma de sucesso.

    Compartilhar:

    Artigos Semelhantes

    Gerenciamento de projetos: conheça as 10 áreas de conhecimento
    Projetos
    5 minutos de leitura

    Gerenciamento de projetos: conheça as 10 áreas de conhecimento

    Gerenciamento de projetos é um dos termos mais relevantes dentro do contexto corporativo. Confira em detalhes quais são as 10 áreas de conhecimento do PMBOK.

    Ler artigo
    O que é gerenciamento de Projetos? Conheça os principais conceitos
    Projetos
    7 minutos de leitura

    O que é gerenciamento de Projetos? Conheça os principais conceitos

    Gerenciamento de Projetos é o esforço e a compreensão que uma equipe produz sobre um objetivo, ele deve possuir começo, meio e fim. Confira!

    Ler artigo
    Desenvolvimento de carreira: Veja 5 práticas de sucesso!
    Projetos
    7 minutos de leitura

    Desenvolvimento de carreira: Veja 5 práticas de sucesso!

    Desenvolvimento de carreira requer planejamento, estudo, trabalho duro, leitura e conhecimento. Confira 5 práticas de sucesso para você começar a aplicar hoje mesmo.

    Ler artigo
    Como implementar uma metodologia de gestão de projetos
    Projetos
    4 minutos de leitura

    Como implementar uma metodologia de gestão de projetos

    A competitividade do mercado obrigado que empresas continuem inovando e se renovando consistentemente, e isso faz com que a maioria das empresas dedicam esforços na implantação de novos projetos.

    Ler artigo
    Saiba mais sobre o gerenciamento de stakeholders de um projeto
    Projetos
    6 minutos de leitura

    Saiba mais sobre o gerenciamento de stakeholders de um projeto

    A gestão dos stakeholders em um projeto é um dos fatores fundamentais para o seu sucesso ou fracasso, afinal eles são as peças básicas de apoio a organização

    Ler artigo
    Conheça 10 boas práticas para o seu gerenciamento de projetos
    Projetos
    4 minutos de leitura

    Conheça 10 boas práticas para o seu gerenciamento de projetos

    Conheça 10 aplicações que você pode usar como estratégia de gerenciamento do seu projeto.

    Ler artigo
    Ver todos os artigos