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Inteligência coletiva: Quais os Impactos na inovação da sua empresa!

Um dos grandes legados contemporâneos da filosofia para o mundo corporativo sem dúvida alguma atende pelo conceito de inteligência coletiva, termo que foi construído a partir de alguns debates realizados pelo filósofo Pierre Lévy, e que projeta na união de vários pensamentos individuais a construção de um pensamento coletivo, mais robusto e aprimorado.

Dentro do mundo corporativo, no universo das empresas, este conceito vem sendo amplamente divulgado por conta de sua eficácia prática. Imagina que em uma reunião do setor de projetos de uma empresa o colaborador apresenta uma ideia inicial de expansão do mercado para aquele produto. A partir de então, outras ideias de todos os envolvidos do setor começam a aparecer e aprimorar a ideia que deu origem.

Essa linha de raciocínio e esta linha de conduta conseguem apresentar de modo bem satisfatório a ideia de inteligência coletiva nas empresas.

Neste artigo mostraremos como a promoção de um ambiente propício para o desenvolvimento da inteligência coletiva impacta na inovação da sua empresa. 

A inteligência coletiva não pode ser considerada tão somente a união de várias inteligências individuais, sobretudo se for colocada dentro de uma dinâmica corporativa. Para que ela funcione é necessário que exista um processo de crescimento e de diferenciação. É preciso que haja troca recíproca de saberes para que uma ideia coletiva se sobreponha às idéias individuais.

Como promover a inteligência coletiva em sua empresa? 


Não são muitas as empresas que conseguem criar uma estrutura adequada, construir uma cultura ideal e promover uma liderança que venha implementar uma inteligência coletiva que traga vantagens competitivas dentro do mercado.

Para que este contexto se viabilize, as empresas e gestores devem promover uma série de comportamentos saudáveis e produtivos.

Tenha um objetivo comum 




A falta de objetivos comuns dentro de uma empresa causa um assustador desperdício da capacidade intelectual de seus colaboradores bem como da união destas inteligências. Construa dentro da sua empresa um objetivo comum, que desde o início do processo crie vínculos entre a sua equipe, fomentando com isso a inteligência coletiva, ou seja, a troca produtiva de ideias e sabedorias.

Crie um ambiente pacífico, livre de brigas 




Uma atmosfera negativa, com brigas internas e brigas entre departamentos, costuma auxiliar para uma gestão fadada ao fracasso. Comportamentos como este desestimulam os colaboradores a construir e solidificar o compromisso com a empresa.

Assim, crie uma atmosfera de paz entre seus colaboradores, entre seus departamentos, e estimule sempre a visão de que objetivos comuns são mais benéficos que objetivos individuais. 

Promova um ambiente organizado 




Se um ambiente de paz faz uma enorme diferença dentro de uma empresa, o que dizer de um clima que transmita organização e boa coordenação entre todos os colaboradores? 

Uma empresa organizada, que apresenta seus projetos claramente, de forma transparente, e que não deixa brechas para dúvidas em seu corpo de colaboradores, tende a ser um ambiente propício para que a inteligência coletiva tome forma.

Promova a criatividade coletiva 




Dentro de uma empresa existem momentos específicos para trocas de ideias. As reuniões com este objetivo devem ser feitas com frequência e, sobretudo, deve-se valorizar sobremaneira cada ideia posta pelos colaboradores. Criar uma atmosfera onde ideias não são rejeitadas automaticamente é um ponto inicial correto para que a inteligência coletiva seja promovida dentro da corporação.

Estimular a construção de ideias coletivas faz parte de qualquer projeto de empresa de sucesso mundo afora, e não há sucesso dentro de um projeto sem que ideias, pensamentos e opiniões circulem de forma livre, saudável e produtiva.

Capacite seus funcionários para que eles produzam e disseminem conhecimento 




Quando você oferece capacitação sistemática para seus colaboradores, há no seu grupo de trabalho um pensamento coletivo que tende a ser bem sucedido. Isso porque o fato de ter profissionais como produtores e disseminadores de conhecimentos dentro da corporação, gera nestes um sentimento de valorização, reconhecimento e melhora substancial da autoestima. Colaboradores que passam a se sentir úteis com os conhecimentos que adquirem é o pontapé inicial perfeito para que o compartilhamento de ideias funcione na prática.

Inteligência coletiva sem capacitação corre o risco de naufragar em águas profundas.

Reconheça habilidades individuais 




Uma das bases para a inteligência coletiva funcionar dentro de uma empresa é a valorização de habilidades individuais. É importante entender que o que se busca dentro de uma atmosfera que incentive a inteligência coletiva é a diversidade dentro de um propósito comum. Uma empresa não deve querer uniformizar e nem padronizar o modo de pensar ou o modo de criar de seus funcionários.

Cada um de seus colaboradores possui um histórico individual, de estudos, de experiências, de sucessos e fracassos, e cada empresa deve valorizar esse contexto e entender que as suas individualidades, pois serão importantes para que um ambiente criativo seja promovido.

Esse ambiente deve ser promovido com pessoas individuais, mas pensando no bem comum, e buscando uma resposta coletiva às demandas corporativas.

Promova a diversidade no quadro de colaboradores 




Tão importante quanto valorizar as habilidades e opiniões individuais, é buscar dentro de seu grupo de colaboradores um perfil diversificado e com promoção de pensamentos plurais. Não adianta promover a inteligência coletiva em um ambiente formado por pessoas que pensam de forma igual, por conta de seu perfil, histórico, raça, gênero, classe econômica, dentre outros fatores.

Procure sempre promover a diversidade e respeite-as. Assim, a possibilidade de criar um ambiente rico e extremamente fértil para que ideias coletivas sejam criadas e aperfeiçoadas é muito maior. Um ambiente plural e saudável dentro de uma empresa leva esta para um nível acima da média, o que pode gerar benefícios dentro da briga por mercado.

Promova uma liderança que facilite a Inteligência Coletiva 




Em qualquer grande empresa o líder exerce uma função primordial, que é a de carregar consigo os valores da empresa, e a de estar à frente dos objetivos e metas. Assim, cabe a ele incentivar e promover um ambiente propício ao exercício da inteligência coletiva.

Isso acontece quando ele oferece brechas para que todos os colaboradores brilhem em algum momento, e para que todos, juntos, brilhem mais ainda com ideias conjuntas que visam o sucesso da empresa. O bom líder é aquele que incentiva movimentos plurais, mas que também consegue valorizar esforços individuais.

Leia também:

Gestão de pessoas e Liderança: 8 Passos para uma equipe de alta performance!

8 dicas para uma liderança de sucesso.

Conclusão 

Promover um ambiente que promova o pensamento coletivo como forma de tomada de decisões estratégicas dos projetos corporativos gera de imediato um impacto positivo em todos os aspectos. Além de construir vínculos mais estreitos com sua equipe, a inteligência coletiva, se bem inserida, gera também resultados expressivos. 

Esperamos que tenha gostado. Acesse nosso blog e confira outros conteúdos como este.


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Inteligência coletiva é um conceito que surge através de debates filosóficos que unificam vários pensamentos individuais a construção de um pensamento coletivo.

Inteligência coletiva

27/09/2021

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