Whatsapp Icone
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Pessoas e Comportamento
    6minutos de leitura

    Inteligência coletiva: Quais os Impactos na inovação da sua empresa!

    Foto do autor
    Autor Trecsson

    Um dos grandes legados contemporâneos da filosofia para o mundo corporativo sem dúvida alguma atende pelo conceito de inteligência coletiva, termo que foi construído a partir de alguns debates realizados pelo filósofo Pierre Lévy, e que projeta na união de vários pensamentos individuais a construção de um pensamento coletivo, mais robusto e aprimorado.

    Dentro do mundo corporativo, no universo das empresas, este conceito vem sendo amplamente divulgado por conta de sua eficácia prática. Imagina que em uma reunião do setor de projetos de uma empresa o colaborador apresenta uma ideia inicial de expansão do mercado para aquele produto. A partir de então, outras ideias de todos os envolvidos do setor começam a aparecer e aprimorar a ideia que deu origem.

    Essa linha de raciocínio e esta linha de conduta conseguem apresentar de modo bem satisfatório a ideia de inteligência coletiva nas empresas.

    Neste artigo mostraremos como a promoção de um ambiente propício para o desenvolvimento da inteligência coletiva impacta na inovação da sua empresa. 

    A inteligência coletiva não pode ser considerada tão somente a união de várias inteligências individuais, sobretudo se for colocada dentro de uma dinâmica corporativa. Para que ela funcione é necessário que exista um processo de crescimento e de diferenciação. É preciso que haja troca recíproca de saberes para que uma ideia coletiva se sobreponha às idéias individuais.

    Como promover a inteligência coletiva em sua empresa? 


    Não são muitas as empresas que conseguem criar uma estrutura adequada, construir uma cultura ideal e promover uma liderança que venha implementar uma inteligência coletiva que traga vantagens competitivas dentro do mercado.

    Para que este contexto se viabilize, as empresas e gestores devem promover uma série de comportamentos saudáveis e produtivos.

    Tenha um objetivo comum 




    A falta de objetivos comuns dentro de uma empresa causa um assustador desperdício da capacidade intelectual de seus colaboradores bem como da união destas inteligências. Construa dentro da sua empresa um objetivo comum, que desde o início do processo crie vínculos entre a sua equipe, fomentando com isso a inteligência coletiva, ou seja, a troca produtiva de ideias e sabedorias.

    Crie um ambiente pacífico, livre de brigas