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    Metodologia Design Thinking: como usá-la para inovar?

    Autor Lídia

    O Design Thinking é uma metodologia considerada essencial para empresas que desejam se tornar referência em seu segmento de atuação. Além disso, é responsável por abrir mais espaço para a inovação e o desenvolvimento estável dos processos. 

    Consiste na união entre a criatividade do design com a área da inteligência comercial. É interessante abordarmos esse assunto, pois tem como principal foco o cliente, o que significa uma metodologia com forte potencial para a transformação das empresas. O resultado disso? Um aumento exponencial das vendas. Acompanhe a leitura!

    Como usar a metodologia Design Thinking na sua empresa da forma certa

    Tendo em mente que o trabalho do design é mostrar ao cliente, de forma visual, como o produto ou serviço é relevante para ele, podemos perceber a grande influência da área no setor de vendas. 

    O conceito Design Thinking chegou, justamente, para revolucionar a forma de encontrar soluções de problemas de forma coletiva e colaborativa. É um processo centrado no consumidor, que implementa uma abordagem criativa.

    Vale a pena ressaltar que o Design Thinking não é só utilizado na área de desenvolvimento de produto ou serviço. Já se tornou uma altamente eficaz para diferentes áreas do negócio, inclusive, na área de gestão de riscos.

    A missão do processo é muito mais aprofundada do que imaginamos. Consiste no mapeamento de experiência cultural, visão da sociedade e identificação de barreiras que o cliente possui. Dessa forma, as ações estarão muito mais focadas nas necessidades reais dos consumidores. 

    1. Principais pilares para tomar como base

    Para começar a implementar a metodologia em sua empresa, é importante ter atenção aos seguintes fatores:

    • Empatia: com isso, podemos elaborar soluções que mudem verdadeiramente a vida das pessoas.
    • Experimentação: o teste faz parte da evolução de qualquer negócio. Por isso, é fundamental experimentar novas ideias e arriscar para ter a oportunidade de desenvolver soluções inovadoras.
    • Viabilidade: antes de lançar uma ideia, solução ou produto no mercado, é preciso testar sua viabilidade e aceitação. Assim, a empresa terá mais assertividade e menos riscos.

    2. Fases do processo

    Assim como qualquer outra metodologia, o Design Thinking também precisa passar por algumas etapas, com a finalidade de obtenção dos melhores resultados. São elas:

    1. Reunião de imersão no problema e insights;
    2. Ideação para solução do problema apresentado;
    3. Prototipação com testes de viabilidade;
    4. Lançamento e realização do projeto.??

    3. Novos caminhos com a ajuda do cliente

    Como você pôde perceber, tudo é centrado no consumidor final. Assim, a metodologia se torna eficiente, justamente por encontrar novos caminhos por meio da perspectiva do perfil ideal de cliente.

    A equipe de vendas, por exemplo, pode definir estratégias objetivas e persuasivas para atingir em cheio a atenção do cliente. As chances de efetivar vendas são positivas. 

    Outra vantagem em aplicar a técnica é garantir à equipe de estratégia, o poder de visionar necessidades futuras dos clientes. Isso acontece porque, com a ajuda das análises e brainstorming, é possível identificar padrões no passado que possam se repetir futuramente. 

    4. Ideal para todo tipo de empresa

    Pequenas e médias empresas também podem usufruir dos benefícios da aplicação. Aliás, acaba se tornando ainda mais essencial para esses modelos de negócio, pois a assertividade em ações e conversão em vendas ajudará muito no desenvolvimento e crescimento da empresa.

    Outra vertente que pode ser beneficiada é a promoção de uma gestão de mudanças e inovação. Com os processos do Design Thinking é possível remodelar a empresa, assim como implementar uma nova cultura organizacional.

    Posso resumir o conceito como um desenho e alinhamento de ideias que são cruciais para descobrir novas necessidades dentro da empresa, além de inovar na apresentação do produto ou serviço ao cliente. 

    E a sua empresa, está preparada para a implementação do Design Thinking? Essa é uma tendência de mercado que a maioria das empresas estão começando a utilizar, não fique para trás! 



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