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Marketing de Busca: Conceitos e como aplicar em seu negócio

Uma das maiores revoluções de nossa história recente se chama internet. Ela potencializou milhares de novas perspectivas sobre o universo das coisas e com relação ao mundo dos negócios a revolução é ainda maior, e uma das responsáveis por esta mudança chega com o nome de Marketing de Busca

Se antes, uma empresa dependia somente da propaganda boca a boca, da TV e do rádio, para vender, hoje em dia é no ambiente da internet que ela ganha milhares ou milhões em faturamento. 

Se antes, uma empresa dependia de listas telefônicas ou aqueles anúncios nos jornais para ser encontrada, hoje em dia os buscadores de internet monopolizam integralmente este trabalho.

Mas para que isso aconteça, há caminhos para se percorrer. Neste artigo vamos te mostrar esses caminhos, além de fornecer conhecimento aprofundado sobre esses conceitos tão valiosos para o mundo corporativo contemporâneo.

O Marketing de Busca 


Chamamos de Marketing de Busca uma estratégia digital voltada para o universo da internet, e mais especificamente dos buscadores. E fica óbvio que quando falamos de buscadores, o primeiro e principal nome que nos vem em mente é o Google. 

Sim, o Marketing de Busca visa colocar o seu negócio no topo da página principal do Google, sobretudo dentro de seu nicho de trabalho. Isso é fácil? Não. É possível? Sim. Quais as opções para seguir? Veremos aqui.

Como funcionam os buscadores? 


Serviços como o Google servem para que você encontre tudo (exatamente tudo) que você precisa. Desde uma loja de chapéus franceses, uma oficina especializada em atender mulheres ou até uma empresa que vende vestidos usados de noivas. O universo é infinito, e parece ser caótico, mas não é. 

Os buscadores possuem milhares de algoritmos que hierarquizam os conteúdos, organizam as áreas temáticas, dividem as opções para os internautas, lapidam as informações e entregam aquela informação mais precisa possível.

Seu objetivo como empresa é chegar ao topo desta hierarquia, e basta que seja dentro de seu nicho.

Se a sua empresa é uma loja de roupas, que possui um espaço físico na região central de São Paulo, seu objetivo é chegar ao topo do Google sempre que alguém digitar no buscador: lojas de roupa no centro de São Paulo. Ou comprar roupa em São Paulo, no centro.

Como chegar ao topo dos buscadores? 


São duas as opções possíveis para se chegar bem no rankeamento feito por buscadores como o Google. A primeira opção parte de um investimento feito em links patrocinados, que ganham divulgação momentânea nos buscadores, mas a divulgação é mais robusta. 

A segunda opção é a mais difícil, demanda tempo, trabalho, porém é gratuita e rende resultados por muito mais tempo. Estamos falando de um termo chamado SEO (Search Engine Optimization, ou no nosso português bem direto, Otimização para Mecanismos de Busca).

Escolhendo cada uma dessas opções para aplicar em seu negócio 


Quando você faz uma busca pelo Google (a ideia serve para outros buscadores), a primeira coisa que acontece é o redirecionamento para uma página de resultado, as chamadas SERP, sigla que significa em português "página de resultados de mecanismos de busca"

Nas SERPs, os conteúdos possuem duas divisões. Nos primeiros 4 resultados do topo vêm os chamados links pagos, e após isso, os conteúdos mais relevantes para o termo que você pesquisou.

Se o objetivo do seu negócio for chegar ao topo através dos links pagos, o seu trabalho será produzir um conteúdo (texto para fisgar o cliente) que de fato gere resultados, seja este resultado uma venda, um download de e-book, uma visita a um site, dentre outros objetivos.

Como já falamos por aqui, chegar ao topo nesse caso é tarefa mais fácil, pois será consequência de um investimento financeiro, daí a necessidade deste retorno ser muito maior que o investimento feito, caso contrário não valerá a pena. Para fazer patrocínios e aparecer no topo dos resultados do Google, a ferramenta que você deverá utilizar é o Google ADS.

Chegando ao topo através de SEO


É a maneira mais difícil, porém os resultados, quando conquistados, são fantásticos. Trabalhar o SEO de seu negócio envolve um conhecimento aprofundado, e para isso é fundamental estar o tempo todo estudando. Há muitos tutoriais e artigos como este que te oferecem conhecimento qualificado. 

O Google filtra todo conteúdo, para então organizar e hierarquizar. Existe a possibilidade de você fazer tudo certo e os resultados ainda assim não aparecem de imediato. Mas não desistindo, as chances de em algum momento os resultados virem são imensos.

Trabalhando a página inicial do site 




A primeira dica para seu negócio é possuir um site que divulgue o seu produto, serviço, etc, para todo o mundo, e este site precisa ser agradável, responsivo e, sobretudo, veloz. Agradável porque a estética conta, sempre, em nossas vidas. Quando olhamos um site, gostamos de vê-lo bonito, organizado e atrativo. Você já ganha o cliente com a porta de entrada.

Responsivo – Se antes o computador pessoal ou o notebook, eram as formas mais usadas para acessar a internet, hoje em dia os celulares smartphones dominam, e por isso é mais que importante que o seu projeto tenha uma versão responsiva, ou seja, que se adeque a tela de seu celular. 

Velocidade é tudo – Um site veloz consegue captar muito mais clientes e leitores que sites lentos, isso é inegável. Ao criar o site de sua empresa, tenha em mente que variados tipos de clientes irá acessá-lo, e por isso você deve pensar em todos estes potenciais clientes. Assim, um site veloz, que gasta poucos dados móveis, é parte importante para o sucesso de seu negócio no Google.

Estratégia com as URLs 




Escolher a URL (o nome que aparece no link) ajuda sobremaneira no processo de ser descoberto pelo Google. Se a sua empresa se chama Casa da Informática, colocar o nome desta forma na URL vai possibilitar resultados muito bons, já que a palavra chave de seu negócio (informática) já estará incluso nos resultados oferecidos pelos buscadores.

Assim, se alguém digitar ?loja de informática? em Belo Horizonte, e a sua loja for de BH, as chances dela aparecer logo na primeira página serão maiores. 

Escolher bem a URL vai ajudar bastante, mas é claro que não será o único fator usado pelos buscadores para te colocar no topo.

Meta Description




O Marketing de busca trabalha com um conceito de Meta Description que se mostra muito relevante nos resultados finais apresentados pelos buscadores. Quando alguém faz uma busca, os resultados chegam acompanhados de pequenos textos, descrevendo o site, o conteúdo, a empresa, ou o projeto.

Trabalhar bem a meta descrição não vai te proporcionar maiores possibilidades de ser bem ranqueado pelos buscadores, porém facilitará muito a ida desta pessoa para o seu site. Se neste texto de descrição for contemplada com o que usuário procura, o mais provável é que ele clique e se direcione para o site de sua empresa.

Resumindo: trabalhe bem a meta description. Se você possui uma floricultura com flores do campo na cidade de Porto Alegre, deixe isso claro no texto de descrição: "a mais completa floricultura especializada em flores do campo de Porto Alegre".

Conteúdo é o que importa 




As regras de SEO foram se modificando com o passar dos anos. Se antes os algoritmos se preocupavam com elementos mais específicos, como palavras chaves, tags, dentre outros elementos, hoje a preocupação primordial dos buscadores é buscar bons conteúdos.

Então proporcione esses bons conteúdos ao Google que as chances de seu negócio ser bem sucedido serão maiores. 

Apresente coisas boas, originais e que resolvam algum problema para os clientes, consumidores ou leitores.

Observando os sites de grandes empresas de e-commerce, dá para notar esta preocupação com o conteúdo, mesmo que a parte central do site não seja passível de apresentar esses conteúdos. Assim, a forma encontrada para agregar conteúdo ao site foi criando os blogs. No mercado pet, por exemplo, os sites de vendas de produtos sempre vêm acompanhados de blogs que publicam artigos sobre bem estar animal, sobre a importância das vacinas, etc.

Saiba criar conteúdos originais e produtivos, e ganhe clientes, consumidores, ou leitores. Cuidado com plágios, além de ser penalizado pelo Google, podendo até ser expulso de suas buscas, copiar conteúdos de outras pessoas é crime.

Link building




Outra forma de fazer o seu site ganhar autoridade, e por consequência pontos no ranking do Google (e de outros buscadores), é fazendo o que chamamos de link building, ou seja, buscando outros sites que falem de você, seja através de um artigo, de um conteúdo como uma matéria de um jornal, de uma parceria com outros sites, blogs e afins.

Ter uma boa estratégia de link building pode atrair uma quantidade considerável de clientes, mas é importante ter o máximo de cuidado, pois os buscadores podem achar que você está se utilizando de ações superficiais e nada saudáveis para ganhar autoridade e relevância nos buscadores. Aí o efeito tende a ser o inverso.

Conclusão

Entender os elementos que envolvem o Marketing de Busca é o primeiro passo para transformar a sua empresa numa potencial marca difundida pelo mundo da internet. Saiba quando gastar dinheiro e investir em links patrocinados, e saiba quando gastar seu tempo e investir em SEO.

Estude, se capacite, leia artigos como este aqui sobre marketing e tenha sucesso no mundo digital.

Esperamos que tenha gostado. Acesse nosso blog e confira outros conteúdos como este.


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