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Por que a gestão de pessoas é importante para as empresas?

A gestão de pessoas tem sido cada vez mais trabalhada com atenção pelas empresas. Ter uma equipe com funcionários satisfeitos, felizes e motivados trazem melhores resultados para a organização.

Você gestor, já se perguntou qual a importância que as pessoas têm nas empresas? Já analisou se trata seus colaboradores como parte integrante e fundamental para o desenvolvimento do seu negócio?

Por que é tão importante?

Ter um funcionário motivado, capacitado, feliz e satisfeito com o ambiente de trabalho, desempenhará o serviço com qualidade e competência, garantindo o sucesso e crescimento da empresa.

Gerir pessoas em contextos de trabalho, significa controlar os fatores que interferem na qualidade de vida dos funcionários. Ou seja, identificar as melhores condições para cada tipo de serviço, as competências necessárias a serem desenvolvidas, fatores que motivam os trabalhadores, recursos e estruturas fundamentais para a execução das atividades.

Administrar pessoas significa governar aquilo que elas fazem como participantes na organização. Um gestor tem a função de coordenar as ações dos funcionários para que atinja os objetivos organizacionais.

Habilidades de um Gestor de Pessoas

Um bom gestor conhece a importância dessas competências para inspirar e motivar o time no dia a dia. Confira quais são algumas das habilidades que um gestor deve ter:

  • Delegar tarefas

Os colaboradores precisam ser encorajados a assumir responsabilidades, sugerir novas ideias e administrar os próprios projetos. Dar autonomia a equipe faz com que os funcionários trabalhem com mais liberdade e confiança.

  • Motivar a equipe

Manter a motivação em alta é uma das principais habilidades para obter o sucesso. Para conseguir isso, é preciso conhecer o time de profissionais, suas necessidades, ambições e capacidades. Integrar os colaboradores e aumentar a sua participação no processo de decisão também são ótimas formas de motivá-los e valorizá-los. Quando um profissional se sente parte do grupo, ele começa a desempenhar suas funções com mais eficiência.

  • Dar e receber feedbacks

Feedbacks são essenciais para que o funcionário saiba onde está acertando e como pode melhorar o seu desempenho. Por isso, essa avaliação deve ser constante e transparente ressaltando todos os pontos positivos e negativos para o colaborador. Mas é preciso ter cuidado, pois falar somente sobre falhas pode desmotivar o trabalhador.

  • Empatia

Empatia é uma habilidade que um líder precisa desenvolver. Trata-se da capacidade de colocar-se no lugar do outro, procurando entender o seu ponto de vista, o contexto e as razões que causaram tais atitudes.

O papel do gestor de pessoas dentro da empresa é crucial na conquista de resultados. Isso porque ele cria uma capacidade de valorizar o que tem em mãos, olhando além dos pontos fracos e desenvolvendo as habilidades de cada colaborador.

Quanto maior for o combustível de motivação da equipe, maiores as chances dela se dedicar e caminhar ao lado dos objetivos da empresa.

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