Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade, e ao continuar navegado, você concorda com estas condições.

  • Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Os desafios da liderança no ambiente de trabalho pós-pandemia

Uma frase bem comum no universo corporativo afirma que os verdadeiros líderes aparecem em momentos de crise. Podemos melhorar e dizer que a verdadeira liderança se manifesta e se transforma em momentos marcantes dentro da história como, por exemplo, no período que compreendeu a pandemia de COVID-19 e agora com o contexto de pós-pandemia. O ambiente de trabalho neste período se apresentou, e se apresenta, como um cenário repleto de desafios e gerir bem uma equipe nunca demandou tanta habilidade como atualmente.

No conteúdo de hoje vamos entender como as mudanças de paradigma trazidas pelo Coronavírus impactaram o modelo de liderança tradicional, que já vinha sendo aperfeiçoado por conta das transformações sociais e tecnológicas.

Neste sentido, a era pós-pandemia só acelerou um processo que já estava sendo visto como natural, e apresentou de uma vez só muitos novos desafios que os líderes de hoje precisam vencer para implementar uma gestão eficiente e condizente com esta nova realidade.

Vamos conhecer hoje estes desafios e compreender como os líderes buscam se transformar e se aperfeiçoar em prol de uma gestão mais humana, empática e inteligente.

O impacto da pandemia no ambiente de trabalho


Para entendermos como a pós-pandemia tem sido um poço cheio de desafios para líderes, é preciso relembrar algumas das principais mudanças que a COVID-19 trouxe de imediato.

Governos decretaram isolamento social através da quarentena, o que gerou de imediato o fechamento de muitas empresas. A partir deste cenário houve demissões em massa, diminuição de salários e a impossibilidade do trabalho presencial.

É neste contexto que um novo modelo de gestão e de liderança precisou surgir muito rapidamente, para não permitir a asfixia de todo um setor de produção que culminaria certamente com um ambiente de caos social.

O modelo de home office, que já era uma tendência, precisou se tornar regra, e novas habilidades dos líderes precisaram vir à tona por conta de um novo cenário, que trazia sentimentos de ansiedade e problemas de saúde mental em boa parte dos colaboradores.

Gestão de pessoas mais humana


Nosso processo natural de evolução já pressionava líderes a agirem de forma mais humana, e menos impositiva. 

O tradicional chefe estava dando lugar ao verdadeiro líder, que inspira pessoas, e não amedronta.

A pós-pandemia acelerou este processo e hoje é uma necessidade que líderes exercitem diariamente a capacidade de serem humanos compreensivos e empáticos com a sua equipe.

O líder hoje precisa ser uma figura colaborativa, inspiradora, motivadora, que indica caminhos, mas que está aberto a feedbacks que podem fazê-lo mudar de rota.

O líder tem como grande desafio hoje exercitar de forma eficiente a empatia, se colocando no lugar de cada um de seus colaboradores, e entendendo que pessoas são diferentes, possuem opiniões e ideias distintas, e que devem ser respeitadas.

Tomada de decisão ainda mais ágil


Um líder sempre foi caracterizado pela capacidade de realizar a tomada de decisões de forma rápida e eficaz. 

O período pós-pandemia acelerou ainda mais o exercício desta habilidade, sobretudo por conta das mudanças quase que diárias que o mundo passa.

O mundo tem vivenciado mudanças radicais, a todo o momento, e o líder que não conseguir responder de forma inteligente a cada uma destas mudanças levará a sua organização para lugares não tão agradáveis.

Neste sentido, mudar de rota, que antes podia ser uma ideia inadmissível, hoje se mostra típico de líderes que conseguem enxergar bem rápido novas mudanças e seus impactos na empresa. 

Assim, trocar o pneu do carro com ele andando se tornou uma frase comum ao universo da liderança, que precisou oferecer respostas mais imediatas aos novos problemas apresentados.

Atenção maior com a saúde mental dos colaboradores


Um dos grandes desafios sociais do mundo pós-pandêmico é conter uma onda cada vez maior de problemas de saúde mental.

Estresse, ansiedade, desânimo, medo, sensação de estar perdido, todos esses conceitos ganharam ainda mais força no mundo depois de 2020. 

O ambiente de trabalho se tornou um espaço onde estes sentimentos foram se reproduzindo bastante e é neste contexto que os líderes precisam agir para que as suas ações consigam estabelecer um cenário mais saudável, amigável e colaborativo.

O líder na era pós-pandêmica precisa entender o poder que a saúde mental exerce sobre uma empresa, sobre uma equipe de colaboradores, e sobre ele, inclusive.

Porque num contexto de acúmulo de responsabilidades o líder precisa compreender que cuidar de sua saúde mental é fator decisivo para que as suas ações sejam produtivas e tenham o resultado esperado.

Assim, a liderança contemporânea exige uma atenção ao ambiente de trabalho, preconizando a saúde mental dos colaboradores, com investimento em ações de bem-estar e com o auxílio psicológico para todos que precisem.

Gestão de finanças enxuta e eficiente 


A pandemia trouxe prejuízos financeiros para grande parte do empresariado, e acelerou um processo que estava cada vez mais natural de gestão eficiente de recursos.

Hoje, com um cenário de instabilidade na pós-pandemia, com a possibilidade de novos eventos extremos, é preciso que a liderança exerça um trabalho ainda mais eficiente de gestão financeira de toda a organização.

É preciso reavaliar os custos e os investimentos, focando em ideias modernas como sustentabilidade e apoio ao meio ambiente.

É necessário também que o líder esteja munido cada vez mais de dados e informações objetivas, e neste sentido o uso de ferramentas tecnológicas são fundamentais para que este trabalho seja feito com inteligência.

Comunicação sem ruídos e eficiente


Em momentos de crise, como na pandemia, a liderança corporativa acaba sofrendo com problemas que nem ela mesmo consegue entender.

Muitos destes problemas surgem no ambiente de trabalho por conta de ruídos de comunicação, que acabam sendo negligenciados em prol de decisões feitas no calor da emoção e sem planejamento algum.

O cenário pós-pandemia exige que o líder esteja o mais próximo possível da perfeição em termos de comunicação interna e externa.

Evitar ruídos e ser muito bem compreendido é peça chave para que as ações planejadas sejam colocadas em prática da forma como foi pensada.

É preciso também criar a cultura do diálogo e do feedback, pois através destas duas ideias que um planejamento é elaborado de forma mais inteligente e que a comunicação é continuamente aperfeiçoada.

Se adaptar às novas ferramentas e tecnologias


Todos lembram o caos corporativo que foi a implementação do home office em quase todas as empresas na época da pandemia.

Por mais que esta fosse uma tendência para o mundo empresarial do futuro, muitos ainda não conheciam as ferramentas e tecnologias adequadas para colocar esta ideia em ação.

Isso deixou um grande aprendizado para os líderes de um mundo pós-pandêmico: é preciso conhecer as tecnologias e ferramentas que surgem no mundo, para em momentos de necessidade estarem preparados.

Por isso, é preciso não somente conhecer, mas oferecer capacitações e treinamentos contínuos para a sua equipe, para que ela esteja tão preparada quanto você em novos cenários que poderão surgir.

Conclusão

O mundo é feito de momentos que vão transformando a história e fazendo a sociedade evoluir.

A pandemia teve uma importância muito grande para as novas lideranças corporativas mundo afora.

Ela pressionou para que muitas transformações, que já eram tendências, fossem colocadas logo em prática. 

Assim passamos a ter um líder mais humano, empático, preocupado com a saúde mental e o bem-estar de sua equipe, e ao mesmo tempo focado em uma liderança eficiente, inteligente e com menos possibilidades de erros.

E você, líder, já se adequou aos novos tempos? Já pensou em fazer um curso de MBA e se capacitar ainda mais para as demandas corporativas atuais?

A Trecsson Business School é uma das principais instituições de educação corporativa do interior do Paraná e do Brasil, com mais de 29 anos de atuação na geração e disseminação de conhecimento empresarial de excelência. 

A nossa missão é desenvolver pessoas que fortaleçam a competitividade das organizações e façam a diferença no mundo. 

Explore os nossos cursos aqui no site, na aba “cursos”.

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Uma frase bem comum no universo corporativo afirma que os verdadeiros líderes aparecem em momentos de crise. Podemos melhorar e dizer que a verdadeira liderança se manifesta e se transforma em momentos marcantes dentro da história como, por exemplo...

desafios da liderança no ambiente de trabalho pós-pandemia pandemia desafios de liderança liderança no trabalho

05/06/2024

https://www.trecsson.com.br/files/blog/bannerdesktoptrecsson_1347137289.jpg

https://www.trecsson.com.br/blog/lideranca/os-desafios-da-lideranca-no-ambiente-de-trabalho-pos-pandemia