• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

O que vem depois da pós-graduação?

A busca pelo conhecimento não acaba na especialização. Quem tem planejamento de carreira sabe que não pode parar nunca. Isso porque não há um estágio da vida acadêmica em que o domínio do conhecimento seja absoluto. E exatamente por isso que sempre podemos aprender mais. 

Assim, é importante entender e conhecer o que vem depois da pós-graduação. Você sabe?

Neste artigo vamos conhecer várias possibilidades que você poderá escolher ao fim de sua pós-graduação, para continuar aprendendo e aperfeiçoando o currículo acadêmico, ou para dar início a novas jornadas corporativas. 

Veremos a importância de sempre buscar aprendizados novos e desafios profissionais e acadêmicos para a vida de um colaborador de alto rendimento. 

O que Vem Depois da Pós-Graduação?


“Fiz a graduação e terminei a pós-graduação, agora minha vida está completa”. Esta é a ideia que muitas pessoas possuem do ciclo de aprendizado, e ela não é verdadeira. 

Muita gente, entretanto, possui uma dúvida sincera: o que vem depois da pós-graduação? O que posso fazer ao terminar uma especialização universitária ou um Mestrado e Doutorado?

Antes de tudo, precisamos conhecer quais as possibilidades de pós-graduação existentes no Brasil:

  • Especialização

A especialização é uma modalidade de pós-graduação lato-sensu, ou seja, ela é focada na aquisição de habilidades práticas e técnicas, direcionadas para o mercado de trabalho.

  • Mestrado
     

Já o mestrado acadêmico é um curso stricto-sensu, ou seja, aprofunda o aprendizado da graduação ampliando o conhecimento teórico sobre um tema. O foco é, sobretudo, em formar pesquisadores e professores, mas hoje está mais ampliado e o leque de possibilidades aumentou. 

  • Doutorado

Por fim, o Doutorado oferece um conhecimento teórico mais profundo do que o mestrado acadêmico, buscando avanços reais no conhecimento e na pesquisa que o estudante optou por realizar. É o estágio superior da pesquisa acadêmica, logo após o Mestrado.

Terminando o ciclo da pós-graduação

Assim, o ciclo de pós-graduação pode ser longo e desafiador para o profissional que quer sempre aperfeiçoar sua carreira profissional. 

Se você terminou uma especialização, há a possibilidade de continuar fazendo um Mestrado stricto-sensu, ou um Doutorado, e alongar ao máximo a sua experiência na pós-graduação.

O que pensar depois de finalizar a pós-graduação?  


Ao fim da pós-graduação, o estudante ou profissional pode definir alguns passos necessários para dar continuidade a sua jornada de aprendizado.

Definindo objetivos

Antes de decidir o que fazer após uma pós-graduação, você deve definir quais são os objetivos e onde se encontra neste momento em termos profissionais. 

O que você pretende? Alcançar um emprego de alto padrão? Aperfeiçoar conhecimento para uma futura promoção? Mudar de área? Definindo os objetivos você terá muito mais clareza de quais serão os seus próximos passos.

Buscando opções

Se você escolheu dar continuidade aos estudos, busque por opções de qualidade, cursos com referências, instituições de ensino respeitadas ou, por exemplo, um intercâmbio produtivo que possa te gerar novos conhecimentos.

Conhecendo todas as possibilidades

Antes de escolher, entenda todas as possibilidades que o mercado oferece para alguém que acabou a pós-graduação. Falaremos mais sobre estas opções, que serão fundamentais para que a sua jornada de aprendizado se mantenha ativa por muito tempo.

Colocando em prática a sua escolha

Independente do que você escolheu para trabalhar após a sua pós-graduação, é muito importante colocar em prática o que foi planejado, e desenvolver com muito mais sabedoria e organização, afinal, você estará numa fase da vida mais madura, e já terá passado por algumas experiências, acadêmicas ou profissionais, relevantes para a sua jornada pessoal.

Diferentes possibilidades do que fazer após a pós-graduação


Vamos então analisar as opções existentes para o que fazer após finalizar a pós-graduação.  

Buscar uma nova pós-graduação

A primeira possibilidade é um tanto óbvia, mas é importante pensar nesta opção. Se você finalizou uma especialização, pode ser que um Mestrado seja produtivo e enriquecedor para o seu futuro profissional. 

Se você finalizou um Mestrado, então um Doutorado pode ser uma escolha necessária. Se a sua escolha for abordar conhecimentos mais práticos, então você pode migrar para uma especialização. 

E dentro do universo das especializações, há muitas opções que podem complementar a sua carreira. Na área de Marketing, por exemplo, há diferentes especializações que se complementam e oferecem mais bagagem para o profissional que decidir fazer.

Empreender

Dentro de uma profissão, ou de uma escolha acadêmica, há diversos caminhos para serem seguidos e um deles é o caminho do empreendimento. 

Assim, ao finalizar a sua pós-graduação, uma possibilidade é você colocar em prática todo o seu conhecimento acumulado e empreender, em abrir o seu próprio negócio, com toda a sua bagagem acadêmica já adquirida. É preciso, claro, que você tenha em mente algumas questões: o que eu de fato sei fazer? O quão bom eu sou para começar um negócio neste nicho? Existe mercado para a escolha que fiz de empreendimento? 

É importante que a pessoa tenha uma ideia clara de todos esses pontos para colocar em prática um projeto com chances de sucesso. É um desafio dos grandes.

Buscar realocação profissional ou promoção

Ao finalizar uma pós-graduação, há a sensação clara de que houve uma subida de nível. É necessário, assim, buscar novos desafios, seja no próprio trabalho que o profissional possui, seja na busca por uma nova função nesta ou em outra empresa. 

Mas é fato que uma das possibilidades mais coerentes para alguém que acabou de finalizar a sua pós-graduação é buscar novos desafios profissionais, se candidatando a promoções e mudanças de cargos, ou buscando novas possibilidades no mercado de trabalho.

Novas formas de capacitação

Podemos visualizar este quadro: você é um profissional muito qualificado, que já passou pelo caminho da especialização, do Mestrado ou até mesmo do Doutorado, e recebe uma proposta para trabalhar na Itália, porém a necessidade de possuir italiano fluente. 

E ai a vaga ficou distante de ser conquistada. Ou seja, mesmo finalizada a sua pós-graduação, haverá lacunas para serem preenchidas. Assim, invista em novos cursos que poderão te ajudar em seu futuro profissional. 

Um curso de línguas, cursos livres, cursos de informática avançada, curso de redes sociais, cursos de psicologia comportamental. Há uma série de possibilidades que vão te auxiliar a enriquecer seu currículo e te ajudar a conquistar novos desafios profissionais.

Intercâmbio

Uma das possibilidades mais interessantes para continuidade de estudo, requalificação profissional e aumento de bagagem acadêmica é o intercâmbio. O intercâmbio pode ser já direcionado, ou seja, ir para um país novo para fazer um curso específico, ou para aperfeiçoar o estudo da língua nativa, mas também pode ser um intercâmbio mais livre, que por si só já vai gerar grandes melhoras na sua bagagem de conhecimento e vai melhorar muito o seu currículo como um todo. 

Ter uma visão de mundo mais global é um dos pré-requisitos fundamentais para entrar no mercado de trabalho direcionado para cargos estratégicos. O intercâmbio pode ser feito por conta própria, ou seja, utilizando os seus recursos financeiros, mas também pode ser uma extensão de sua vida acadêmica, depois da pós-graduação. 

Há universidades e projetos que financiam intercâmbios e já direciona grande parte de sua nova jornada.

Concursos públicos

O que vem depois da pós-graduação? Que tal um emprego na máquina pública? Além de te oferecer uma maior estabilidade, há a opção também de planejar o seu tempo para trabalhar e colocar para frente outros projetos pessoais, como cursos de línguas, viagens e outras capacitações. 

O cargo público oferece essa previsibilidade que melhora muito a qualidade de vida dos profissionais que decidiram optar por este novo desafio. Busque, entretanto, um concurso que se encaixe com as suas qualificações e com a sua formação acadêmica. 

Entenda também que o concurso é um projeto de vida, e que para passar será necessário um planejamento de estudos e todo um projeto organizado para ter uma boa colocação. Veja com bons olhos também a possibilidade de mudar de cidade ou até mesmo de estado, para aumentar o leque de opções de bons concursos.  

Invista em MBA

Uma opção muito produtiva para alguns profissionais é o MBA (Master in Business Administration), cursos de pós-graduação lato sensu, voltado à atuação prática profissional. 

Investir em um MBA é uma forma muito inteligente de crescer profissionalmente, pois você desenvolverá habilidades pessoais para liderar equipes e dominar processos de produção, além de entender de uma forma muito mais clara, estratégica e rica o mercado de trabalho como um todo, além de conhecer áreas de conhecimento como recursos humanos, marketing empresarial, Mídias sociais, entre outros conhecimentos tão necessários para o seu sucesso profissional.

Veja a diferença entre Pós Graduação e MBA.

Conclusão

Vimos aqui que ao finalizar a pós-graduação o mundo abre e te oferece muitas novas possibilidades para aperfeiçoar conhecimento, desenvolver ainda mais o aprendizado de conteúdos úteis e para abrir novas portas no mercado de trabalho.

É preciso conhecer todas as opções existentes para que você escolha o que melhor se encaixar nos seus projetos, nos seus objetivos e na sua personalidade. Saber escolher o que fazer depois da pós-graduação é um passo muito importante rumo ao sucesso profissional.

E você, já respondeu a pergunta o que vem depois da Pós-Graduação?

Leia outros conteúdos como este em nosso blog!

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Neste artigo vamos conhecer várias possibilidades que você poderá escolher ao fim de sua pós-graduação, para continuar aprendendo e aperfeiçoando o currículo acadêmico.

O que Vem Depois da Pós-Graduação

01/09/2022

https://www.trecsson.com.br/files/blog/bannerdesktoptrecsson_144647844.png

https://www.trecsson.com.br/blog/educacao/o-que-vem-depois-da-pos