• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Carreira de sucesso: Guia definitivo para alcançar seus objetivos

Inúmeras pesquisas de opinião já apresentadas ao longo das décadas mostraram algo que não é mais surpresa para nenhum de nós: ter uma carreira de sucesso é um dos maiores desejos de qualquer pessoa nesse mundo.

Investir para que isso aconteça é uma das principais metas de estudantes e profissionais já alocados no mercado. 

Esse investimento recai sobre ferramentas que necessitam de um aporte financeiro, mas também há várias maneiras de se conquistar um ótimo lugar no mercado de trabalho utilizando somente a vontade de crescer, ou seja, sem desculpas para não fazê-lo.

Este guia vai detalhar quais seriam estas ferramentas, as pagas, e as inúmeras gratuitas, que podem te ajudar e muito a ser bem sucedido no que deseje ser.

Uma ótima leitura.

Ter sucesso, o que é isso?


Vamos desmistificar um pouco o conceito de sucesso. Ele não significa necessariamente ganhar dinheiro ou ter um cargo de chefia na empresa. Ter sucesso profissional significa se encontrar no espaço desejado, que te traga felicidade, e que tenha sido o seu objetivo, a sua meta.

Se você estudou para ser um executivo de empresa, é aceitável que ser bem sucedido é se encontrar exercendo este trabalho em um lugar respeitável. Se você ama ensinar, e estudou para isso, então ter sucesso pode ser lecionar em uma instituição que lhe dê suporte e que ofereça um ensino de qualidade.

Assim, o conceito de sucesso que vamos utilizar se baseia num equilíbrio entre o que de fato é apresentado como sucesso profissional com o que você deseja para o seu futuro como pessoa.

Pensando assim, vamos ver qual é a melhor forma de iniciar!

Planejando a carreira


Sim, um ótimo ponto de partida para ter uma carreira de sucesso é planejando tal carreira. Esse processo tem vários níveis e vai depender de onde você se encontra neste exato momento. Se você acabou de sair do ensino médio, e está prestes a entrar na faculdade, o passo inicial será escolher um curso que lhe forneça propósito e prazer, e a partir de então você vai conseguir planejar seu futuro profissional.

Como se faz isso? Numa faculdade isto é fácil, e não demanda muito trabalho. Basta você prestar atenção às aulas, buscar crescimento acadêmico, se interessar pelos grupos de pesquisa que seu curso criar, participar de grupos de estudo, de seminários, eventos acadêmicos, se interessar por bolsas de pesquisa científicas, caso seja uma realidade em seu curso.

O seu curso tem um programa de intercâmbio? participe.

Tem um jornal? participe. 

Tem uma rádio universitária? participe. 

Obviamente que não precisa ser de tudo, e muito menos simultaneamente, mas a chave para uma carreira de sucesso é você regar a sua carreira desde cedo, para colher os frutos certos na hora certa.

Se você pensa em planejar a carreira, mas já passou da fase inicial de estudos, então seu pontapé inicial se dará fazendo uma avaliação de seu atual emprego, caso haja. Onde você quer estar daqui a dois ou três anos? Num cargo melhor, sendo líder? Então se planeje para isso.

Esse planejamento pode ser através de algum investimento grandioso, como uma pós-graduação (stricto ou lato sensu), seja através de um cronograma de estudo em casa que te dará ferramentas para concorrer em um concurso ou um processo de seleção para alguma vaga na sua empresa ou em outra.

Quando vou ter uma carreira de sucesso?


Essa é uma pergunta que vale um milhão de reais. O importante, devemos entender, é ter perseverança e nunca desistir de se qualificar. O importante aqui não é saber quando você terá uma chance de ser bem sucedido profissionalmente, mas sim estar preparado para ser bem sucedido quando esta chance chegar.

Então se prepare, qualifique-se e esteja preparado para quando o sucesso bater na porta de sua profissão. Ter uma carreira de sucesso é algo que muitos poderiam ter, mas nem todos acabam aproveitando quando esta oportunidade surge.

As competências básicas para ter uma carreira de sucesso


Tenha em vista que qualquer grande empresa, corporação ou chefe, busca competências ímpares de seus funcionários, sobretudo os que vão exercer cargos de liderança. Busque esses diferenciais e esteja pronto para uma posição de sucesso no mercado.


Tenha comprometimento com o seu cargo, com o seu trabalho e principalmente com a empresa. Seja sempre pontual, apresente-se sempre para a sua jornada de trabalho e apresente os resultados que a sua empresa espera de você. Se puder, sempre surpreenda positivamente.

Tenha autoestima e exercite o autoconhecimento. Entenda que você possui o seu valor e que ninguém pode destruir este sentimento de valorização pessoal. Acredite e confie em si, pois desta força que nascerá o alicerce para seu crescimento profissional. Encontre motivação diariamente e se sinta em constante fase de completude.

Tenha espírito de equipe. Exercite o trabalho em equipe, sobretudo respeitando, entendendo e ajudando companheiros de empresa. Lembre-se que o sucesso da empresa quase sempre traz como consequência o seu sucesso. Estar disposto a fazer com que a empresa que trabalhe tenha sucesso é meio caminho andado para uma promoção no trabalho.

Seja proativo. Ter uma carreira de sucesso quase sempre é consequência de um comportamento proativo. Saiba resolver problemas, ao invés de somente expô-los. Saiba encontrar soluções, apresentar saídas, buscar melhorias, e seja sempre um iniciador de debates e conversas sobre melhorias na empresa.

Se adeque sempre ao ambiente. Um dos diferenciais de um profissional de sucesso é que ele sempre consegue se adequar a situações das mais diversas. Entenda as normas de sua empresa e nunca aja de forma contrária. Se o comportamento exigido pela empresa é definido, você deve respeitar e entender a importância de seguir tal comportamento.

Se atualize. Não há nada mais digno de sucesso profissional do que alguém que a todo o momento busca se atualizar no mercado. Realize cursos de capacitação, faça pós-graduação, se aperfeiçoe, se especialize, busque estar entre os melhores na sua profissão e queira ser sempre referência para todos.

Saiba se relacionar com seus colegas. Sim, escolha ser sempre alguém que agregue ao ambiente de trabalho, que as pessoas da empresa sintam falta pelo seu comportamento exemplar, e sua atmosfera diplomática. Busque sempre o diálogo e não imponha suas ideias na força. Ser um agregador é uma característica que qualquer grande empresa procura para seu quadro de funcionários de elite.

Tenha autocontrole. Gerencie suas emoções de maneira produtiva e que te faça melhorar como profissional, como estudante, ou cidadão. Saiba lidar com frustrações ou conflitos pessoais de tal forma que este sentimento não te contamine no ambiente de trabalho. O profissional de sucesso é aquele que consegue se equilibrar e mostrar resultados mesmo estando em frangalhos emocionalmente falando.

Saiba se comunicar. Uma das características mais adoradas no universo corporativo é a capacidade que um funcionário tem para se comunicar, seja com outros funcionários, seja com clientes, seja com potenciais clientes. Domine a arte de se comunicar, e busque melhorar cada vez mais esta arte. Se aperfeiçoe, faça cursos e invista em você.

Tenha conhecimento técnico. De nada adianta você ter um comportamento de líder, ou características de um funcionário bem sucedido, se na prática você não possuir os qualificadores técnicos do trabalho. Então domine e entenda tudo de sua função, seja ela a de um gerente de empresas, ou de um engenheiro civil, ou de um professor de economia. Conheça cada detalhe de sua função e nunca seja pego de surpresa.


Conclusão

Não tenha medo de se reinventar. O planejamento de uma carreira de sucesso é algo que pode ser construído no início de sua fase adulta, quando você normalmente entra em uma faculdade, mas também pode ser construída depois de anos e anos de trabalhos mal sucedidos.

Ter uma carreira de sucesso requer paciência, perseverança, planejamento e desenvolvimento de carreira. Uma carreira de sucesso é o topo de uma escada que devemos alcançar somente após subirmos todos os degraus. Se prepare para subir estes degraus, que a sua chegada ao topo será segura e contínua.

Tenha paixão pela sua profissão, afinal de contas, ter uma carreira de sucesso é consequência direta de possuir profissão que te faça melhorar como pessoa, que te faça crescer como humano, e que te faça sentir prazer e satisfação, sentimentos que fazem a ideia de carreira de sucesso ser válida e de fato valer a pena.  

Gostou do conteúdo? Continue conosco, leia outros artigos como este em nosso blog.


Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Ter uma carreira de sucesso é o objetivo de qualquer profissional que busca reconhecimento em suas atividades. Confira alguns caminhos para seguir.

Carreira de sucesso

02/08/2021

https://www.trecsson.com.br/files/blog/854d9fca60b4bd07f9bb215d59ef5561/bannerdesktop1920x420px_1316178846.jpg

https://www.trecsson.com.br/blog/educacao/carreira-de-sucesso