• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Método de Estudo: Técnicas Infalíveis Para Você Aprender Mais

Deve ser muito frustrante você estudar, estudar, estudar e não conseguir aprender aquele conteúdo que você precisa para passar em uma prova - seja de um MBA, faculdade ou vestibular. Isso acontece provavelmente porque lhe falta escolher um método de estudo eficaz acompanhado de técnicas adequadas para você aprender mais e de modo eficiente.

Neste artigo apresentaremos as melhores técnicas para você aprender conteúdos e se sentir confiante para colocar à prova esse conhecimento adquirido. E ainda vamos mostrar o quanto um método de estudo eficiente lhe ajuda a aprender de forma aperfeiçoada e não somente decorando informações.

Método de Estudo, por que ter um? 


O termo método de estudo se caracteriza pelo uso de técnicas que facilitam e aperfeiçoam o aprendizado de uma pessoa. Usar um método que seja o mais adequado ao seu perfil tende a melhorar a sua capacidade de absorver conhecimento e assim aprender de forma mais eficiente, te ajudando a ter sucesso em provas, vestibulares, concursos e demais situações que exijam a tua capacidade de expor seu conhecimento.

São muitos os métodos de estudo já testados por educadores, ou profissionais que pesquisam este assunto, sendo que alguns deles são bem famosos, e outros desconhecidos. Vamos falar de alguns.

Método Pomodoro 

Uma das técnicas mais famosas é a Pomodoro. A chave para entender o método Pomodoro é cronometrar o tempo. 

E por que isso? 

Bem, há quase um consenso que a maioria de nós consegue ter foco numa tarefa por cerca de 20 a 30 minutos, no máximo, e depois disso nossas mentes começam a vagar e o foco vai se perdendo. 

Pensando nessa premissa, o Método Pomodoro foi criado para que pudéssemos planejar o tempo de estudo, incluindo este tempo que iremos dar uma folga ao nosso cérebro. Assim, através de um timer, que emitia um barulho forte ao fim de 25 minutos, Francesco Cirillo conseguiu resolver o seu problema de tempo.

Como ele fez isso? 

Ele decidiu usar esses 25 minutos para se dedicar 100% a uma tarefa planejada, sem interrupção alguma. Após esse tempo, viria uma folga planejada de 5 minutos para logo novamente retornar aos afazeres. 

O método é eficaz porque lhe força a estudar muito durante 25 minutos, e ao fim lhe dá uma recompensa de 5 minutos, que você pode usar para brincar com seu cão, pensar na vida, ou dar uma folga somente para o seu cérebro. 

Essa folga fará uma diferença considerável ao longo do tempo de estudo.

Método do estudo intercalado 

A ideia de intercalar matérias e assuntos sempre foi interessante do ponto de vista do aprendizado.

Organizar os estudos dentro dessa perspectiva faz nosso cérebro ter descanso de um tema específico, auxiliando na capacidade da gente aprender e ainda evitando a estafa mental, que é quando chegamos ao nosso limite de exercício mental. 

Uma sugestão que vai aperfeiçoar ainda mais esta técnica de estudo é você diversificar bastante as matérias, começando com uma de humanas, depois tendo um intervalo e aí intercala com um assunto de exatas. Desta forma há uma diversidade de temas que evitarão o cansaço físico e mental.

Método do mapa mental 

Utilizar a técnica do mapa mental é eficaz sobretudo para quem gosta de visualizar temas, assuntos e palavras chaves. 

O mapa mental funciona da seguinte maneira: você pega um papel (ou uma página do Word) e centraliza o assunto central estudado. Vamos imaginar que seja a Segunda Guerra Mundial. É o tema central, que logo carrega os seus subitens, palavras chaves ou assuntos secundários. 

Assim, no diagrama teremos Hitler, Alemanha Nazista, Holocausto, Aliados, Invasões, Bomba de Hiroshima, enfim, todos os temas e palavras chaves que fará com que você se lembre automaticamente do conteúdo do assunto. 

Essa técnica é uma das mais interessantes e eficazes e pode ser usada para o estudo de qualquer assunto.

Método do teste prático 

A técnica do teste prático é uma das mais eficazes para estudo de conteúdos visando provas como ENEM, concursos ou vestibulares. 

A ideia aqui é testar, testar e testar. Fazer simulados, resolver exercícios, fazer provas de concursos passados, enfim, colocar em prática todo o conhecimento adquirido e adquirir ainda mais com as correções e com a assimilação contínua. 

O teste prático é uma eficiente forma de aprender e de fixar conteúdos. É mais focado para o estudo de assuntos relacionados a provas de vestibular e concursos, então se o seu interesse a curto e médio prazo é passar em uma destas provas, então o método de teste prático de estudo é muito eficaz.

Usando mais técnicas infalíveis de estudo 


Além dos métodos que mencionamos acima, existem dezenas de técnicas que certamente vão te ajudar a fixar conteúdos, estudar de modo mais eficiente e aprender assuntos.

Resumos 

A técnica de resumir conteúdos sempre foi utilizada com certo grau de sucesso, mas para dar certo é necessário um cuidado bem grande nas palavras escolhidas para resumir um assunto, ou um livro em questão.

Essa técnica é muito usada em literatura para resumir um romance com centenas de páginas, e que devemos nos atentar ao que de mais importante o seu conteúdo passa. Assim, resumir um livro ou um assunto deve ser uma técnica utilizada com muito cuidado, pois as palavras escolhidas devem de fato sintetizar o que de mais importante aquele assunto ou romance que passar.

Interrogação elaborativa 

Essa técnica é bem eficaz e já é usada naturalmente por pessoas curiosas, que querem sempre saber o porquê das coisas. 

A técnica consiste em você, ao pegar uma afirmação passada em um conteúdo estudado, recolocar ela em forma de pergunta e justificar a resposta, alimentando ainda mais o seu cérebro com aquele assunto e fixando de um modo muito mais eficaz o conteúdo. 

Essa técnica é mais eficaz para provas de redação ou que necessitem de uma articulação maior de ideias e de palavras. Ela é rica, porque trabalha a origem dos temas propostos. 

Por exemplo, se o estudo em questão for sobre a Segunda Guerra Mundial, o método focaria em questionar coisas do tipo: por que a Segunda Guerra teve início? Por que a Alemanha iniciou os conflitos que resultaram na Segunda Guerra. Ou seja, você elabora uma pergunta acerca do tema estudado e ao responder, fixa ainda mais o estudo, e ainda exercita a arte de escrita e de construção de linha de raciocínio.

Autoexplicação 

Essa técnica de estudo é maravilhosa para quem gosta de conversar consigo. Isso porque a idéia aqui é assim que terminar de estudar um conteúdo, você parar e começar a explicar para você o que aquele assunto abordou de fato, e como aquilo foi recebido. 

O mais indicado é explicar com as suas próprias palavras, facilitando que seu cérebro consolide aquele assunto e fixe o conhecimento. 

Utilizar a autoexplicação pode ser ainda mais eficaz se usada junto com a técnica da interrogação elaborativa. 

Estudo mnemônico 

O nome pode parecer estranho, mas esse método de estudo é uma das mais recentes, que ficou muito famosa com os cursinhos preparatórios para concursos e vestibulares. Lembra aquelas músicas cantadas por professores que falam do assunto abordado na aula? Pois bem, essas músicas, frases engraçadas, rimas, todas fazem parte da técnica chamada mnemônico. 

Ela é super recomendada para pessoas criativas, que gostam de usar a criatividade para ajudar a aprender conteúdos. 

A técnica serve para todos os assuntos, basta que você use a criatividade de forma a se fazer entender. Com certeza é o método mais divertido, e que pode ser muito eficaz.

Leitura contínua 

Esse é um método de estudo mais tradicional de aprendizado. Não fixou o conteúdo ainda? Releia o texto, reveja o vídeo, estude novamente o conteúdo.

O termo leitura contínua foca mais em textos, mas a ideia em si pode ser usada para outras ferramentas de estudo. A ideia aqui é reler e reler e reler um texto até que o conteúdo seja mais facilmente aprendido por você. 

Existe todo um planejamento de fazer novas leituras de um assunto, sendo que normalmente a primeira leitura é feita de modo mais rápido e superficial e as seguintes vão sendo mais lentas e específicas, tendo resultados melhores à medida que novas leituras são feitas.

Conclusão 

Para quem tem a necessidade de aprender assuntos, ou estudar sistematicamente para algum projeto acadêmico, ou para passar em concurso, ou num vestibular, ou no ENEM, ou para alguma promoção na empresa, para estas pessoas, o uso de métodos que aperfeiçoem o seu aprendizado será crucial para que você seja bem sucedido nas suas metas e objetivos.

Escolher a que mais se adéqua ao seu perfil é o primeiro passo para que o estudo seja eficiente e você aprenda mais e de modo melhor.

E você, tem algum método ou técnica que não abordamos aqui?

Continue em nosso blog e leia outros conteúdos como este!


Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >