Maringá: (44) 3029 1162 / Dourados: (67) 3038 1477
Aluno/Professor
Início > Blog

Capital de Giro: Entenda mais sobre um dos conceitos mais importantes na gestão financeira

Foto do Post
Leidiana Palma

Um dos maiores desafios das empresas é controlar o capital de giro. O sonho de abrir o próprio negócio pode se tornar um pesadelo quando o empreendedor investe todas as suas economias e se vê obrigado a fechar as portas do empreendimento, por falta de uma gestão adequada dos seus recursos.

Segundo dados obtidos no portal do SEBRAE, 7% das empresas fecham por falta de lucro, 20% por falta de capital de giro e quase 50% dos pequenos empresários do Brasil encerram as atividades da companhia por não saberem precisar se empresa gerava lucro ou prejuízo.

O planejamento financeiro é imprescindível para a saúde e sucesso do seu negócio. Diante uma crise que possa surgir, a gestão correta do capital de giro irá ajudar a sua empresa a se levantar, cobrindo as despesas internas, mantendo a estabilidade e o crescimento da sua companhia novamente.

Diversos motivos podem levar uma empresa a falência, seja ela de pequeno ou grande porte, independente do segmento de atuação. Erros na hora de definir o preço do produto; fracasso nos investimentos; falta de controle; endividamento excessivo, além de fatores externos que podem levar qualquer empresa a não cumprir seus compromissos financeiros e então falir.

 

O que é Capital de Giro?

O Capital de Giro é todo recurso existente para bancar o funcionamento de uma empresa, ou, em termos mais técnicos, é a diferença entre o ativo e o passivo circulante da empresa.

Através desse cálculo temos os valores reais das reservas financeiras que a empresa possui para cobrir gastos de curto prazo e utilizar em caso de emergência.

 

8 dicas de como gerenciar o Capital de Giro

  1. Planejar a gestão do capital de giro
  2. Negociar com os fornecedores melhores preços e condições de pagamento
  3. Reduzir as despesas e gastos desnecessários
  4. Controle do Estoque
  5. Ficar de olho nos recebíveis
  6. Gestão financeira eficiente
  7. Aconselhamento externo de empresas especializadas
  8. Sempre repor a quantidade utilizada do capital de giro

 

Onde aprender mais?

A Trecsson lançou um curso para quem tem interesse em aprender mais sobre como conduzir o capital de giro. Além de entender os principais conceitos sobre a gestão do capital, os alunos vão receber orientações sobre quais estratégias são mais adotadas pelas empresas para financiamento desse recurso, bem como o uso dele em investimentos.

O Curso de curta duração da Trecsson - Capital de Giro, visa fornecer ferramentas que possibilitem a implantação das políticas de gestão do capital de giro de uma empresa, bem como reciclar as políticas já existentes dentro da organização. Essa tática tem como objetivo permitir que os gestores planejem suas ações possibilitando o equilíbrio entre desempenho econômico e financeiro.

O curso será ministrado na cidade de Maringá, entre os dias 13 e 14 de setembro. Com cerca de 15 horas de duração, O curso Capital de Giro é voltado para gestores e profissionais dos setores estratégicos e áreas afins.

 

Quer aprender mais sobre o capital de giro? Faça sua inscrição aqui!

 

 
Facebook
LinkedIn
Twitter
G+
E-mail
Compartilhe com sua rede.
Deixe seu comentário
 

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A TRECSSON

Unidade Maringá
Avenida Colombo, 9161. Andares 1 e 2 no Shopping Catuaí - Maringá-PR
44 3029 1162
Unidade Dourados
Rua Ponta Porã, 1540 - Salas 1 e 2 – Jardim América – Dourados - MS
67 3038 1477
Avalie nosso site aqui:   Avaliar
Voltar ao topo
Voltar ao topo
@2019 Trecsson Business - Todos os Direitos Reservados
Vikings Digital