• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

O que é tecnologia 5G: O que é? Como funciona? Quais benefícios?

Desde que os primeiros aparelhos celulares foram lançados, décadas atrás, que ficamos imaginando até onde esta revolução tecnológica iria chegar, e como ela impactaria as nossas vidas pessoais e a sociedade. O surgimento da tecnologia 5G tem tudo para proporcionar um progresso nunca antes visto em nossas vidas. 

Neste artigo vamos explicar o que é tecnologia 5G, desde o seu conceito, passando por uma revisão histórica para entendermos como foi que chegamos ao 5G. Também entenderemos como funciona a tecnologia que promete revolucionar o mundo e vamos listar os benefícios que ela promete trazer para os brasileiros, mais especificamente.

O que é a tecnologia 5G?


A tecnologia 5G é a quinta geração de rede móvel experimentada por nós ao longo destas últimas décadas. Daí o termo 5G, que está de acordo literalmente com o seu significado.  

Assim, o 5G evidentemente é a evolução das outras quatro gerações de rede móveis, e que traz novidades que possuem um potencial para mudar de vez o modo como nos relacionamos com o mundo e com as coisas inseridas nele.

Isso porque a principal característica da tecnologia 5G em relação ao seu antecessor é a velocidade, que vai permitir uma série de atividades e possibilidades que até aqui eram limitadas.

Características do 5G

As principais características da tecnologia 5G: 

  • Conexão ultra-rápida;
  • Altas taxas de transmissão de dados;
  • Baixa latência;
  • Mais dispositivos conectados a uma mesma banda;
  • Maior eficiência energética.

O caminho até chegar ao 5G


Antes de irmos mais a fundo sobre o que é a tecnologia 5G, precisamos voltar um pouco no tempo e entender onde toda essa história começa. 

Tecnologia 1G

O sistema 1G surge nos anos 1980 e a sua principal função é permitir ligações a partir de um aparelho móvel sem fio. O sistema era analógico. 

O aparelho em questão é aquele chamado “tijolão”, vocês lembram? Se hoje esta tecnologia parece arcaica, na época foi uma revolução, que permitiu que pessoas pudessem estar disponíveis para conversas em todos os locais.

Tecnologia 2G

O sistema 2G já se apresentava como a evolução natural da telefonia móvel, trocando a tecnologia analógica pela digital, e adicionando um elemento que caracterizou a sua chegada, que era a possibilidade de envio de mensagens de texto. 

Essa tecnologia surgiu nos anos 1990. 

Tecnologia 3G

O 3G surge nos anos 2000 com algumas características existentes até hoje.

A terceira geração evoluiu, trouxe a internet para os aparelhos, aperfeiçoou o envio de mensagens, e adicionou à lista de funções os emails, chamadas de vídeo e a televisão por celular. 

É com o sistema 3G que as redes sociais surgem e se popularizam no Brasil. 

Tecnologia 4G

Nosso sistema atual, o 4G transformou um smartphone em um computador, basicamente. 

Com o 4G tivemos um boom de aplicativos criados nas plataformas, os serviços de streaming surgiram e se popularizaram bem rapidamente, os jogos online foram aperfeiçoados e ganharam outro status. 

Surgiram também serviços que representam bem nosso modelo de sociedade atual, como UBER, Ifood, Waze, os bancos digitais, dentre outros.     

Tecnologia 5G

Só depois de todo este percurso que chegamos, na década de 2020, ao 5G e com ele a popularização do conceito de internet das coisas, que veremos mais para frente.  

Como funciona o 5G?


A tecnologia 5G funciona através de ondas de rádio, tal como a geração anterior, mas com um diferencial na capacidade de velocidade de transferência de dados, que pode chegar a 100 vezes mais que a rede 4G. 

Essa velocidade, chamada latência, é percebida quando vamos fazer o download de um arquivo qualquer. 

Outro elemento que diferencia o 5G dos demais é a cobertura, que no 4G é de 10 mil aparelhos por quilômetro, e agora a rede de cobertura pode chegar até 1 milhão de aparelhos por quilômetro.

Quais benefícios do 5G?


Vamos ao que de fato pode mudar com a chegada e a popularização da rede 5G no Brasil, e no mundo. Os benefícios para a sociedade são inúmeros, muitos destes já em fase de implementação, ou já acontecendo em boa parte do mundo.  

Internet das coisas

Você já deve ter ouvido falar deste conceito, mesmo que sem saber exatamente o que significa. 

Pois bem, a ideia de internet das coisas é uma das representantes principais desta nova era tecnológica apresentada pela chegada do 5G.

Esse conceito trabalha com a conexão que diversos tipos de objetos possuem com a internet, desde carros, até eletrodomésticos, lâmpadas, geladeiras, casas inteiras. 

É a possibilidade de você realizar ações em sua casa mesmo estando longe. Isso não funciona somente na vida doméstica, mas também na agricultura, transportes, saúde.     

Agricultura

A tecnologia 5G será um grande aliado para a agricultura no Brasil, ao proporcionar mais eficiência, redução de custos, aumento de produtividade, dentre outras vantagens. 

A ideia de agricultura inteligente será uma das características que a rede 5G levará ao campo, modernizando de vez as formas de plantação, colheita e monitoramento. 

Com a rede 5G será possível fazer análises de dados em tempo real, além do uso mais amplo de tecnologias digitais, como reconhecimento de imagem além da robótica. 

Educação

A rede 5G vai abrir espaço para uma série de evoluções no campo da educação. Perceberemos isso de diversas maneiras, como a possibilidade de se popularizar a sala de aula inteligente, baseada em plataformas de realidade mista. 

Ferramentas de gamificação e que oferecem novas possibilidades de aprendizado também serão utilizadas de forma aperfeiçoada com a tecnologia 5G. 

O uso de robótica tende a ser popularizado, prometendo auxiliar em disciplinas como matemática e física. 

A realidade aumentada, que veremos ainda, será também uma grande parceira da educação. A tecnologia 5G tende a fazer ligações entre a realidade aumentada e as salas de aulas físicas.

O ensino híbrido, modelo que utiliza tanto as aulas presenciais quanto as aulas virtuais, tem tudo para se beneficiar com a chegada do 5G, já que este método depende de velocidade e estabilidade da rede de internet para ser mais bem usada.    

Telemedicina

Os benefícios que a tecnologia 5G deve proporcionar para a área de saúde são inúmeros, e podemos pensar no uso cada vez mais aperfeiçoado da telemedicina. 

Imagina um caso de emergência médica na estrada, sem a possibilidade imediata de uma ida ao hospital. Com a possibilidade de vídeos e conexões de alta qualidade, será possível que um profissional de saúde consiga oferecer uma primeira avaliação especializada.

O 5G vai contribuir para que tenhamos cada vez mais hospitais inteligentes, onde robôs poderão, por exemplo, ter a responsabilidade de separar todos os medicamentos usados em pacientes, levando-os, deixando que os profissionais de saúde de fato se preocupem com os pacientes.

A rede 5G promete ser uma grande aliada no tratamento de doenças crônicas, no monitoramento de pacientes, e até mesmo no uso de cirurgias robóticas, que dependem de redes altamente velozes e estáveis para serem eficazes.    

Transporte

A tecnologia 5G será fundamental para os novos projetos de mobilidade urbana no país e no mundo. Logo de imediato, com o aumento da velocidade de internet, o 5G vai permitir ações de integração em metrôs, trens, ônibus, fazendo-os se integrarem. 

Outro ponto que podemos vislumbrar é o uso de carros autônomos, que já é uma realidade em alguns países, mas ainda está longe da perfeição, o que pode ser auxiliado com a chegada do 5G.

Realidade aumentada

O 5G vai dar aquele empurrão definitivo para que a realidade aumentada se popularize e passe a ser uma ferramenta rotineira dos brasileiros. 

A realidade aumentada tende a ser um grande parceiro do comércio e de outros setores que vêem no seu uso a chance de proporcionar experiências cada vez mais individualizadas para as pessoas.

Questionamentos sobre o 5G


Um dos grandes entraves para a chegada do 5G no Brasil, e em boa parte do mundo, foi a discussão envolvendo a segurança que a nova tecnologia gerava para os usuários. 

Um dos maiores desafios para o 5G é se mostrar uma tecnologia segura, e que protege as informações dos usuários, o maior bem digital que uma pessoa pode ter.

Outra questão envolve a segurança dos dispositivos, já que a tecnologia 5G vai permitir a popularização de serviços de alta complexidade, como o dos carros automatizados e o de cirurgias à distância. 

Mas é consenso que o principal questionamento envolve a privacidade dos usuários e empresas e a segurança das informações compartilhadas. Num mundo totalmente global e concorrido, a informação é uma ferramenta de poder das mais eficientes, seja para pessoas, para empresas, ou para nações. 

Por isso o 5G chegará carregando muitas discussões sobre a segurança que ela proporciona aos usuários.       

O leilão do 5G no Brasil


O Brasil enfim realizou, ainda em 2021, o leilão que definiu quem poderá oferecer os serviços de 5G no país. 

Com esta etapa cumprida, fica cada vez mais próximo o momento em que a nova tecnologia será colocada de forma sistemática para todos os usuários. 

Em breve, teremos o início desta nova era tecnológica no Brasil, e as expectativas são gigantes.

Conclusão

Com a chegada da tecnologia 5G, o mundo vai passar por uma nova transformação social, com a introdução da internet das coisas, um dos principais carros chefes do 5G. 

Veremos como a nova rede de internet vai influenciar nossas vidas, nossas tomadas de decisões, como empreenderemos neste novo contexto, e como utilizaremos cada vez mais a inteligência artificial em prol da otimização de muitos serviços e trabalhos.

E você, está com expectativas para a chegada de vez da era 5G no Brasil?

Acesse outros conteúdos como este em nosso blog.

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Neste artigo vamos explicar o que é tecnologia 5G, desde o seu conceito, passando por uma revisão histórica para entendermos como foi que chegamos ao 5G.

O que e tecnologia 5G

08/07/2022

https://www.trecsson.com.br/files/blog/bannerdesktoptrecsson_0929229897.png

https://www.trecsson.com.br/blog/tecnologia-e-ciencia-de-dados/O-que-e-tecnologia-5G