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    Pessoas e Comportamento
    4minutos de leitura

    Gestor de Pessoas é um ‘maestro’ dentro das organizações

    Autor Cláudio

    Na atualidade, o gestor de Pessoas desempenha papel de protagonista dentro das organizações de sucesso. Para a psicóloga, Sonia Rossi, o profissional da área deixa de atuar na esfera operacional para ter função estratégica, diante dos desafios da competitividade e produtividade. Ela compara o gestor de Pessoas a um maestro.

    Gerente de Desenvolvimento Humano do Grupo Gazin, há 14 anos, Sonia comenta que, de acordo com a ?partitura? - a missão, valores, diretrizes, metas e outros pilares da cultura organizacional -, o profissional da área identifica os ?músicos talentosos? para tocarem os instrumentos - os processos, máquinas e equipamentos -, no ritmo e tom necessários do mercado.

    Ambientes inspiradores

    O gestor deve, também, criar ambientes favoráveis para o máximo aproveitamento do potencial dos talentos contratados pelas empresas. Sonia destaca que a cultura organizacional precisa ser inspiradora. Um dos fatores fundamentais para reter pessoas detentoras de bons valores, com propósito de crescimento e olhar voltado para o futuro

    Na coordenação de equipes, os líderes necessitam estar preparados para lidar com os vários tipos de perfis de profissionais. Quem lidera, ressalta Sonia, tem que saber falar, escutar, treinar, agradecer, cuidar, compartilhar, celebrar e contratar com o foco na cultura da organização, zelando pela ?essência da empresa?. Em relação aos mais jovens, reforça a gerente, tem que saber explicar, esclarecer dúvidas, ouvir críticas, buscar e aproveitar as sugestões delas.

    Desafios

    Apesar do mundo ?caótico, volátil, incerto, complexo e ambíguo?, Sonia acredita que a área vive um momento histórico, favorável ao processo de gestão de pessoas e negócios. ?O gestor tem que estar antenado com as mudanças e apto a entender os impactos no comportamento das pessoas e na gestão das empresas?, afirma.

    Em uma cruzada, cujas palavras-chaves são produtividade, inovação e criatividade, a psicóloga aponta a capacidade de entender as necessidades do cliente como o caminho ideal para formar times de alto desempenho. ?Escutar, entender, diagnosticar e investigar as tendências e pensamentos do consumidor e dos diversos parceiros, inclusive os funcionários, é essencial para o desenvolvimento de projetos capazes de atingir os objetivos da organização, diante dos desafios da sustentabilidade?, declara.

    Aglutinadores

    Outra missão dos gestores de Pessoas é a de atuarem como agentes aglutinadores dentro das empresas. Os profissionais são responsáveis por alinhavar os interesses da corporação com os desejos e sonhos dos funcionários. Precisam saber dosar cobranças, com reconhecimento para manter o clima de alto ?alto-astral? e confiança no ambiente de trabalho. Ter habilidades para extrair o melhor de cada integrante da equipe para se conseguir fazer mais, no menor tempo, com qualidade superior e o menor custo possível.

    Sonia acrescenta que os gestores de Pessoas devem contribuir para que as organizações sejam mais produtivas, colocando o ser humano como elemento central dentro desse processo. ?Os profissionais da área têm a função de serem ?protagonistas da transformação?. Necessitam adotar comportamentos para influenciar os colaboradores, de forma positiva, para a realização de negócios sustentáveis. Cumprem a missão de lembrar os empresários que ?felicidade dá lucro??, frisa.

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