Whatsapp Icone Atendimento Online
Perfil
Trecsson Online
Atendente está digitando...
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Liderança e Gestão
    5minutos de leitura

    O que é a indústria 4.0?

    Autor Leidiana

    Você sabe o que é Indústria 4.0 e como ela irá influenciar no futuro da sua empresa? Desde o século XV, a tecnologia vem transformando a vida das pessoas e das empresas. As três Revoluções Industriais mudaram a forma de viver, trabalhar e de se locomover. Agora, a quarta Revolução Industrial, conhecida com Indústria 4.0, se define pelo crescimento rápido da internet industrial, que une máquinas inteligentes, computação avançada e trabalho colaborativo.

    Embora, ainda, não seja uma realidade para todos os setores e corporações, a Indústria 4.0 tem como objetivo revolucionar o sistema de produção tornando-o independente. A Indústria 4.0 nada mais é que a sintonia entre o trabalho dos homens com as máquinas, para melhorar o processo de fabricação, aumentando a produtividade e reduzindo o desperdício nas empresas.

    Indústria 4.0

    O termo Indústria 4.0 surgiu na Alemanha em 2011, a partir de um projeto de estratégias do governo alemão, voltado para a área da tecnologia. Desde então, essa teoria vem ganhando o mundo e irá promover uma completa descentralização do controle dos processos produtivos e um aumento das ferramentas inteligentes interligadas ao processo de produção e logística.

    Em um futuro próximo, essa automação será necessária não apenas para transformar os processos industriais, mas, irá revolucionar a forma como são ofertados os serviços, os meios de transporte e a agricultura de precisão. Grande parte dessas tecnologias, ainda, estão sendo desenvolvidas ou adaptadas para o mundo corporativo.

    6 Princípios da Indústria 4.0

    1.Capacidade em tempo real

    Com um sistema de gestão eficiente e online, os gestores podem acompanhar a produção em tempo real, permitindo que sejam feitos ajustes e tomadas de decisões com resultados imediatos.

    2.Orientação a Serviço

    Por intermédio de softwares, é possível padronizar métodos e processos específicos dos serviços prestados, fazendo com que as práticas implementadas pelas empresas sejam seguidas conforme o planejado.

    3.Modularidade

    Visa organizar a manufatura em módulos, para que a empresa planeje sua produção de acordo com a demanda, permitindo a realização de apenas uma ou mais etapas da produção. Assim é possível criar novos mercados, deixando de vender o produto completo e comercializando apenas uma parte dele.

    4.interoperabilidade

    Embora o gestor estabeleça critérios específicos para o acompanhamento do sistema de gestão, as orientações sobre o ciclo do trabalho poderão ser recebidas por meio de máquinas. Dessa forma, é possível ter a real dimensão dos custos, da capacidade utilizada e da ociosidade.

    5.Descentralização

    Mediante de um sistema de gestão é possível que os responsáveis pela produção e as máquinas usadas no processo, se comuniquem constantemente. Os gestores recebem alertas a partir de padrões que foram pré-estabelecidos.

    6.Virtualização

    Esse princípio prevê a instalação de sensores em todos os processos das fábricas, visando compilar as informações. É preciso que uma boa equipe de analytics colete dados e use essas informações no processo produtivo empresarial, com objetivo de se destacar diante dos demais concorrentes.

    Certamente todas essas mudanças terão um grande impacto na forma como gerenciaremos nossas empresas, demandando muito mais conhecimento por parte da nossa equipe para se adequarem a todas as novidades que teremos em um futuro muito próximo.

    Existem diversas formas de buscarmos esses conhecimentos, como por exemplo conteúdos gratuitos, cursos, especializações e treinamentos InCompany.

    No site da Trecsson você encontra todas as possibilidades para aprimorar os seus conhecimentos e se preparar para a revolução da Industria 4.0!

    Compartilhar:

    Comentários

    Artigos Semelhantes

  • Crise na empresa? Veja como transformá-la em oportunidades!
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    Crise na empresa? Veja como transformá-la em oportunidades!

    Os momentos de crise na empresa vêm e vão. Contudo, é preciso enxergar nelas a oportunidade de sobressair no mercado.

    Ler artigo
  • O que é gestão proativa e quais são seus benefícios para o negócio?
    Liderança e Gestão
    7 minutos de leitura

    O que é gestão proativa e quais são seus benefícios para o negócio?

    Será que toda empresa pode adotar a gestão proativa? A gestão proativa, foca no aproveitamento de oportunidades e analisa padrões de mercado.

    Ler artigo
  • Gestão remota transforma o crescimento empresarial
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    Gestão remota transforma o crescimento empresarial

    Conheça 5 práticas eficientes para implementar com sucesso a gestão remota na sua empresa!

    Ler artigo
  • O poder da liderança autêntica
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    O poder da liderança autêntica

    É indiscutível a importância da liderança autêntica e seu forte papel nas empresas. Conheça 5 qualidades de um líder autêntico!

    Ler artigo
  • Liderança compartilhada gera excelência no desempenho equipe
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    Liderança compartilhada gera excelência no desempenho equipe

    O conceito de liderança compartilhada chegou para agregar valores por meio da flexibilidade, inovação e comportamento de equipe.

    Ler artigo
  • Tipos de liderança organizacional que fazem total diferença na empresa
    Liderança e Gestão
    49 minutos de leitura

    Tipos de liderança organizacional que fazem total diferença na empresa

    É crucial que os líderes obtenham conhecimento sobre os tipos de liderança organizacional e quais deles fazem realmente a diferença na empresa!

    Ler artigo
  • Ver todos os artigos