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    Liderança e Gestão
    6minutos de leitura

    Formação de líderes: Prepare seus colaboradores para liderar!

    Foto do autor
    Autor Trecsson

    O objetivo de qualquer empresa mundo afora é desenvolver um processo de formação de líderes com o objetivo de incentivar cada vez mais o comportamento de liderança entre os seus funcionários e colaboradores. Não é um desafio dos mais fáceis, afinal, liderar é tarefa para pessoas que buscam arduamente o sucesso profissional, sendo que muitos já possuem naturalmente este comportamento.

    Muitos desses colaboradores acabam exercendo funções de liderança mesmo que de forma informal, e nesse sentido cabem aos gestores e líderes fisgarem esses profissionais e alimentarem este comportamento, preparando assim eles para o trabalho de liderança, prolongando com isso o sucesso de uma corporação no mercado.

    Mas afinal, como preparar os colaboradores para exercerem a arte de liderar? 

    É este o tema desse artigo, que vai se aprofundar nas características que um líder deve possuir para exercer essa função de referência, bem como identificar métodos e práticas que visam formar líderes corporativos.

    O papel do líder nas organizações


    São muitos os papéis que líderes exercem nas corporações, e todos eles possuem importância estratégica para o sucesso de uma empresa, ou de um projeto:

    • Tomar decisões acertadas;

    • Criar e por em práticas as estratégias;

    • Desenvolver bem (e sempre aperfeiçoar) o trabalho em equipe ;

    • Ter fome de conhecimento;

    • Criar uma atmosfera de ambição;

    • Assumir de maneira inteligente o ônus e dividir o bônus;

    • Ser comunicativo e ter carisma;

    • Ser líder é estar em constante evolução.


    Para começar, o líder é aquele que toma as decisões, e este é um dos comportamentos que se deve sempre incentivar em potenciais líderes. Tomar decisões requer inteligência, iniciativa, comprometimento com a empresa e muito conhecimento, que lhe dará credibilidade para tomar não somente as decisões, mas sobretudo, tomar as decisões acertadas.

    O líder também é aquele que cria estratégias para a empresa, e incentivar esse comportamento em seus colaboradores é meio caminho andado para o nascimento de mais um líder na corporação. E como se faz isso? Oferecendo mais desafios aos funcionários com este perfil já identificado.

    Incentive a comunicação na sua equipe

     

    O bom líder até consegue tomar decisões sozinho, mas em regra eles não tomam decisões monocráticas. Pelo contrário: eles ouvem sugestões, recebem feedbacks, delegam funções e observam atentamente o trabalho de sua equipe.

    E é desta forma que o líder acaba formando novos líderes: incentivando a todos a terem e exporem opiniões. Seja um exemplo de tolerância, de flexibilidade, de inteligência emocional e de busca por conhecimento, porque assim você dará vida a pessoas com este mesmo perfil, tão importante para as atividades de liderança numa corporação.

    Incentive a busca por conhecimento em sua equipe



    Busque se atualizar a todo o momento e procure todas as novidades surgidas em sua área de ação. Fazendo desta forma você estará incentivando a sua equipe a agir da mesma forma, e com isso o trabalho de preparação de novas lideranças acaba sendo inevitavelmente melhor sucedido.

    Incentivar a busca por conhecimento é peça chave para o sucesso profissional de quem quer que seja, e certamente o líder possui essa característica como uma das mais constantes de seu comportamento. Incentive a cada situação de trabalho a busca por conhecimento, por leitura, estudo, atualização, especialização, e com certeza você fará bem a sua parte em formar líderes.

    Construa uma atmosfera de ambição em sua equipe