Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade, e ao continuar navegado, você concorda com estas condições.

  • Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Formação de líderes: Prepare seus colaboradores para liderar!

O objetivo de qualquer empresa mundo afora é desenvolver um processo de formação de líderes com o objetivo de incentivar cada vez mais o comportamento de liderança entre os seus funcionários e colaboradores. Não é um desafio dos mais fáceis, afinal, liderar é tarefa para pessoas que buscam arduamente o sucesso profissional, sendo que muitos já possuem naturalmente este comportamento.

Muitos desses colaboradores acabam exercendo funções de liderança mesmo que de forma informal, e nesse sentido cabem aos gestores e líderes fisgarem esses profissionais e alimentarem este comportamento, preparando assim eles para o trabalho de liderança, prolongando com isso o sucesso de uma corporação no mercado.

Mas afinal, como preparar os colaboradores para exercerem a arte de liderar? 

É este o tema desse artigo, que vai se aprofundar nas características que um líder deve possuir para exercer essa função de referência, bem como identificar métodos e práticas que visam formar líderes corporativos.

O papel do líder nas organizações


São muitos os papéis que líderes exercem nas corporações, e todos eles possuem importância estratégica para o sucesso de uma empresa, ou de um projeto:

  • Tomar decisões acertadas;
  • Criar e por em práticas as estratégias;
  • Desenvolver bem (e sempre aperfeiçoar) o trabalho em equipe ;
  • Ter fome de conhecimento;
  • Criar uma atmosfera de ambição;
  • Assumir de maneira inteligente o ônus e dividir o bônus;
  • Ser comunicativo e ter carisma;
  • Ser líder é estar em constante evolução.


Para começar, o líder é aquele que toma as decisões, e este é um dos comportamentos que se deve sempre incentivar em potenciais líderes. Tomar decisões requer inteligência, iniciativa, comprometimento com a empresa e muito conhecimento, que lhe dará credibilidade para tomar não somente as decisões, mas sobretudo, tomar as decisões acertadas.

O líder também é aquele que cria estratégias para a empresa, e incentivar esse comportamento em seus colaboradores é meio caminho andado para o nascimento de mais um líder na corporação. E como se faz isso? Oferecendo mais desafios aos funcionários com este perfil já identificado.

Incentive a comunicação na sua equipe

 

O bom líder até consegue tomar decisões sozinho, mas em regra eles não tomam decisões monocráticas. Pelo contrário: eles ouvem sugestões, recebem feedbacks, delegam funções e observam atentamente o trabalho de sua equipe.

E é desta forma que o líder acaba formando novos líderes: incentivando a todos a terem e exporem opiniões. Seja um exemplo de tolerância, de flexibilidade, de inteligência emocional e de busca por conhecimento, porque assim você dará vida a pessoas com este mesmo perfil, tão importante para as atividades de liderança numa corporação.

Incentive a busca por conhecimento em sua equipe