• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

5 Erros Que Dificultam a Gestão em Saúde

A Gestão em Saúde é um importante fator que impacta diretamente na qualidade de atendimento oferecido, saúde e bem-estar do usuário. No entanto, este setor passa por inúmeros desafios, que além de prejudicarem a produtividade dos processos da organização, impactam também nas importantes ações de planejamento.

Principalmente quando falamos em saúde, é preciso ter uma gestão eficiente, que apresente uma visão estratégica, a fim de alcançar o alto padrão de excelência na assistência, seja ela pública ou privada.

Além disso, a organização precisa evitar alguns erros que colaboram com o surgimento de gaps estruturais nos processos da administração. Confira quais são eles!

5 Erros Para Evitar na Gestão em Saúde

1 - Gestão de custos em saúde

A falta de armazenamento de informações que se referem aos números gerados pela Instituição de saúde é um erro muito grande. Tudo o que envolve custos e investimentos deve ser rigorosamente acompanhado.

O gestor precisa ter em mãos um arquivo semanal, mensal e anual organizado e sempre atualizado. Desta forma, será mais fácil criar novas estratégias e ações para futuras tomadas de decisões, que dizem respeito a redução de custos e investimentos rentáveis.

2 - Falta de estratégias efetivas

Sabemos que a produtividade dentro de uma Instituição de Saúde é crucial para determinar um bom atendimento. A falta de estratégias impacta na desorganização. Sem estratégias, não há metas, e sem metas os colaboradores ficam sem direção nenhuma diante dos processos rotineiros.

Estabelecer estratégias focadas na produtividade também é um trabalho do Gestor, que precisa estar atento aos principais desafios do dia a dia para desenvolver soluções.

3 - Falha de comunicação

Este é um dos maiores erros de qualquer organização que possui grande demanda de serviços. O mapeamento de ações e processos precisa ser um trabalho meticuloso para que estimule uma comunicação entre todos os setores que fazem parte de um processo.

Em uma área hospitalar é comum não vermos esse hábito de comunicação entre os setores, já que cada um se preocupa mais com sua própria demanda. Porém, há uma necessidade de alinhamento para que se tenha muito mais produtividade e organização na Instituição.

Desta forma, o gestor consegue ficar por dentro de tudo o que está acontecendo dentro da Instituição de saúde, o que facilita muito na hora das tomadas de decisão.

4 - Falta de treinamento

Quando falamos em prestar serviços ao usuário, seja no setor público ou privado, precisamos ter excelência. E somente uma equipe bem treinada e capacitada pode entregar um atendimento de excelência.

Se o foco principal de Organizações de Saúde é a produtividade, então quanto mais capacitados forem os profissionais, maiores serão estes resultados.

Além disso, é preciso instalar uma tecnologia moderna dentro da Instituição, para atender a todo tipo de demanda da melhor forma possível. Mas sempre com instrução priorizada aos profissionais responsáveis, para que a tecnologia não acabe se tornando mais uma barreira.

5 - Falta de atualização

No âmbito de saúde, a cada ano surgem novas técnicas e especializações, o mesmo acontece no setor gerencial de uma Organização de saúde. O gestor precisa estar atualizado quanto às novas demandas, novos processos e principalmente estar ciente dos novos desafios do cotidiano, para assim poder apresentar soluções que geram resultados.

O MBA em Gestão de Saúde traz todos os conhecimentos necessários para que o gestor possa desenvolver novas habilidades gerenciais, obter uma visão e pensamento estratégico para agir diante dos desafios que a Gestão Hospitalar oferece.

Veja abaixo os principais tópicos que o curso aborda:

  • Gestão dos Serviços em Saúde
  • Negociação
  • Contabilidade para Executivos em Saúde
  • Marketing de Relacionamento
  • Sistemas de Saúde
  • Diagnóstico Situacional em Saúde
  • Introdução à Metodologia Científica
  • Finanças Aplicadas à Saúde II
  • Finanças Aplicadas à Saúde I
  • Logística Aplicada à Saúde
  • Qualidade e Acreditação em Saúde
  • Sistemas Integrados de Gestão Aplicados à saúde
  • Responsabilidade Social e Ética em Saúde
  • Marketing de Organizações em Saúde
  • Planejamento e Gestão Estratégica em Saúde
  • Gestão de Pessoas em Saúde
  • Gestão de Custos em Saúde
  • Aspectos Jurídicos em Saúde
  • Pesquisa e Desenvolvimento em Gestão de Saúde

É hora de começar a se preparar melhor para este mercado cheio de oportunidades. A área de Gestão em Saúde não é uma área fácil de lidar. Portanto, todo conhecimento agregado ao longo de sua jornada é estrada para uma carreira sólida.

Qualquer dúvida que você tiver em relação a este curso, pode entrar em contato conosco, que teremos o maior prazer em lhe atender. Faça um MBA de Gestão em Saúde com a Trecsson Business!

Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

A Gestão em Saúde é um importante fator que impacta diretamente na qualidade de atendimento oferecido, saúde e bem-estar do usuário.

Gestão em Saúde

05/10/2017

https://www.trecsson.com.br/files/

https://www.trecsson.com.br/blog/lideranca/5-erros-que-dificultam-a-gestao-em-saude