Whatsapp Icone
Fechar     X
  • Maringá - PR: (44) 3029 1162
  • Dourados - MS: (67) 3033 8862
  • FacebookLinkedInYouTubeInstagram
    Newsletter
    Liderança e Gestão
    7minutos de leitura

    5 Erros Que Dificultam a Gestão em Saúde

    Autor Lídia

    A Gestão em Saúde é um importante fator que impacta diretamente na qualidade de atendimento oferecido, saúde e bem-estar do usuário. No entanto, este setor passa por inúmeros desafios, que além de prejudicarem a produtividade dos processos da organização, impactam também nas importantes ações de planejamento.

    Principalmente quando falamos em saúde, é preciso ter uma gestão eficiente, que apresente uma visão estratégica, a fim de alcançar o alto padrão de excelência na assistência, seja ela pública ou privada.

    Além disso, a organização precisa evitar alguns erros que colaboram com o surgimento de gaps estruturais nos processos da administração. Confira quais são eles!

    5 Erros Para Evitar na Gestão em Saúde

    1 - Gestão de custos em saúde

    A falta de armazenamento de informações que se referem aos números gerados pela Instituição de saúde é um erro muito grande. Tudo o que envolve custos e investimentos deve ser rigorosamente acompanhado.

    O gestor precisa ter em mãos um arquivo semanal, mensal e anual organizado e sempre atualizado. Desta forma, será mais fácil criar novas estratégias e ações para futuras tomadas de decisões, que dizem respeito a redução de custos e investimentos rentáveis.

    2 - Falta de estratégias efetivas

    Sabemos que a produtividade dentro de uma Instituição de Saúde é crucial para determinar um bom atendimento. A falta de estratégias impacta na desorganização. Sem estratégias, não há metas, e sem metas os colaboradores ficam sem direção nenhuma diante dos processos rotineiros.

    Estabelecer estratégias focadas na produtividade também é um trabalho do Gestor, que precisa estar atento aos principais desafios do dia a dia para desenvolver soluções.

    3 - Falha de comunicação

    Este é um dos maiores erros de qualquer organização que possui grande demanda de serviços. O mapeamento de ações e processos precisa ser um trabalho meticuloso para que estimule uma comunicação entre todos os setores que fazem parte de um processo.

    Em uma área hospitalar é comum não vermos esse hábito de comunicação entre os setores, já que cada um se preocupa mais com sua própria demanda. Porém, há uma necessidade de alinhamento para que se tenha muito mais produtividade e organização na Instituição.

    Desta forma, o gestor consegue ficar por dentro de tudo o que está acontecendo dentro da Instituição de saúde, o que facilita muito na hora das tomadas de decisão.

    4 - Falta de treinamento

    Quando falamos em prestar serviços ao usuário, seja no setor público ou privado, precisamos ter excelência. E somente uma equipe bem treinada e capacitada pode entregar um atendimento de excelência.

    Se o foco principal de Organizações de Saúde é a produtividade, então quanto mais capacitados forem os profissionais, maiores serão estes resultados.

    Além disso, é preciso instalar uma tecnologia moderna dentro da Instituição, para atender a todo tipo de demanda da melhor forma possível. Mas sempre com instrução priorizada aos profissionais responsáveis, para que a tecnologia não acabe se tornando mais uma barreira.

    5 - Falta de atualização

    No âmbito de saúde, a cada ano surgem novas técnicas e especializações, o mesmo acontece no setor gerencial de uma Organização de saúde. O gestor precisa estar atualizado quanto às novas demandas, novos processos e principalmente estar ciente dos novos desafios do cotidiano, para assim poder apresentar soluções que geram resultados.

    O MBA em Gestão de Saúde traz todos os conhecimentos necessários para que o gestor possa desenvolver novas habilidades gerenciais, obter uma visão e pensamento estratégico para agir diante dos desafios que a Gestão Hospitalar oferece.

    Veja abaixo os principais tópicos que o curso aborda:

    • Gestão dos Serviços em Saúde
    • Negociação
    • Contabilidade para Executivos em Saúde
    • Marketing de Relacionamento
    • Sistemas de Saúde
    • Diagnóstico Situacional em Saúde
    • Introdução à Metodologia Científica
    • Finanças Aplicadas à Saúde II
    • Finanças Aplicadas à Saúde I
    • Logística Aplicada à Saúde
    • Qualidade e Acreditação em Saúde
    • Sistemas Integrados de Gestão Aplicados à saúde
    • Responsabilidade Social e Ética em Saúde
    • Marketing de Organizações em Saúde
    • Planejamento e Gestão Estratégica em Saúde
    • Gestão de Pessoas em Saúde
    • Gestão de Custos em Saúde
    • Aspectos Jurídicos em Saúde
    • Pesquisa e Desenvolvimento em Gestão de Saúde

    É hora de começar a se preparar melhor para este mercado cheio de oportunidades. A área de Gestão em Saúde não é uma área fácil de lidar. Portanto, todo conhecimento agregado ao longo de sua jornada é estrada para uma carreira sólida.

    Qualquer dúvida que você tiver em relação a este curso, pode entrar em contato conosco, que teremos o maior prazer em lhe atender. Faça um MBA de Gestão em Saúde com a Trecsson Business!

    Compartilhar:

    Artigos Semelhantes

    Características de um Líder: Confira quais você possui!
    Liderança e Gestão
    7 minutos de leitura

    Características de um Líder: Confira quais você possui!

    Dentre as principais características de um líder, estão a paciência, ética, visão inovadora e sede de conhecimento. Confira todas as características neste conteúdo e veja quais você possui.

    Ler artigo
    Diferença entre líder e chefe: Qual perfil você se encaixa?
    Liderança e Gestão
    7 minutos de leitura

    Diferença entre líder e chefe: Qual perfil você se encaixa?

    Saber exatamente a diferença entre líder e chefe é primordial para entender mudanças e evoluir num ambiente de trabalho. Neste conteúdo detalhamos as diferenças entre essas duas personalidades do mundo empresarial. Confira qual é o seu perfil.

    Ler artigo
    Líder de equipe: Como ter sucesso em liderar pessoas
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    Líder de equipe: Como ter sucesso em liderar pessoas

    Um bom líder de equipe possui comportamentos típicos que podem ser observados através das grandes empresas de sucesso. Neste post você verá quais são essas características e como você pode replicar em sua carreira.

    Ler artigo
    4 Erros que o (a) Sucessor (a) deve evitar se quer se tornar um (a) Gestor (a) de Sucesso no negócio da Família
    Liderança e Gestão
    6 minutos de leitura

    4 Erros que o (a) Sucessor (a) deve evitar se quer se tornar um (a) Gestor (a) de Sucesso no negócio da Família

    Confira neste artigo escrito por nossa especialista Julia Cavalheri Tittoto, 4 erros que você deve evitar ao assumir o negócio de família, claro, se você quiser ser um gestor (a) de sucesso.

    Ler artigo
    Como ser promovido no trabalho?
    Liderança e Gestão
    4 minutos de leitura

    Como ser promovido no trabalho?

    Como ser promovido no trabalho é a pergunta de todo profissional que deseja alcançar cargos superiores. Seja qual for sua área de atuação, veja 5 dicas de ouro que você pode seguir

    Ler artigo
    Gestão de conflitos: Como lidar com as divergências nas organizações?
    Liderança e Gestão
    5 minutos de leitura

    Gestão de conflitos: Como lidar com as divergências nas organizações?

    Toda organização apresenta divergências na comunicação e para evitar problemas que possam prejudicar o desenvolvimento do negócio, a Gestão de Conflitos se torna uma ferramenta imprescindível.

    Ler artigo
    Ver todos os artigos