• Maringá: (44) 3029-1162

  • Dourados: (67) 3033-8862

Tipos de equipe: Lista completa com as mais comuns

É muito difícil imaginar uma empresa bem sucedida que não invista bastante em suas equipes de trabalho. Ter um grupo eficiente de colaboradores trabalhando em conjunto sob a liderança de um bom gestor de pessoas é ideal para que um negócio prospere e cresça continuamente.

Mas você sabe quais os tipos de equipe de trabalho que existem no mundo corporativo? Podemos antecipar que há um tipo de equipe que inclusive nem precisa de um líder.    

Neste artigo vamos mostrar uma lista completa com as mais comuns equipes de trabalho. Vamos também entender a importância e os benefícios que elas proporcionam para o universo corporativo e como as empresas são prejudicadas quando não investem em ações para criar e gerenciar melhor as suas equipes.


O que é uma equipe de trabalho?


Podemos definir uma equipe de trabalho como um grupo de colaboradores que desempenham as suas funções de acordo com objetivos e metas definidos pela empresa e que é um dos responsáveis pelos resultados obtidos por ela ao longo do tempo.

Quando falamos em equipes de trabalho falamos essencialmente de trabalho coletivo, onde todos precisam interagir entre si, e quanto melhor é esta convivência, mais produtiva tende a ser esta equipe.

A importância de uma equipe de trabalho para a empresa


Possuir uma equipe de trabalho eficiente é muito importante, pois gera muitos benefícios para uma empresa:

Aumento de produtividade

É impossível não pensarmos em como um bom trabalho em equipe não gera melhores resultados em termos de produtividade, seja através da produção, seja através de serviços, seja através de vendas diretas, seja através de resoluções de problemas. 

Maior produtividade, maior lucro

A tendência é que uma boa equipe de trabalho gere maiores lucros para a empresa também. 

Quando se aperfeiçoa a produção e todos os outros processos, naturalmente as receitas acabam superando muito as saídas. 

Quando se possui equipes capazes de solucionar problemas ou de alavancar projetos também acaba gerando resultados financeiros melhores. 

Menos rotatividade

Um dos grandes problemas sofrido por empresas é a alta rotatividade de colaboradores, que gera custos e desperdício de dinheiro. Quando você possui uma equipe de trabalho eficiente você inevitavelmente diminui o fluxo de entradas e saídas de funcionários, pois todos trabalham mais satisfeitos, engajados, e gerando bons resultados.

Melhora a imagem organizacional da empresa

Colaboradores e equipes de trabalhos são termômetros do quão organizada é aquela empresa.

Possuir uma boa equipe de trabalho acaba gerando para o público externo uma confiança e credibilidade maiores. 

Consequências da má gestão de equipes de trabalho para uma empresa


Por outro lado, quando uma equipe de trabalho é mal gerida, ou quando não desenvolve o trabalho com eficiência, os resultados, negativos, também aparecem:

Produtividade baixa

Um dos primeiros sinais de uma equipe de trabalho ineficiente é uma queda na produtividade da empresa, que acaba não focando nos objetivos principais e perdendo tempo com situações periféricas. 

Uma equipe mal organizada gera muita dor de cabeça para seus membros e resultados ruins para a corporação.

Não retém talentos e gera rotatividade de colaboradores

Um colaborador talentoso não vai querer trabalhar em uma empresa que não preza pela eficiência de suas equipes de trabalho. Desta forma, a empresa acaba sofrendo com a saída de seus bons funcionários, gerando a necessidade de buscar sempre novos colaboradores, implicando numa rotatividade que em excesso prejudica a empresa e gera custos e perda de tempo.

Imagem organizacional deteriorada

Uma equipe mal organizada acaba passando, em algum momento, essa imagem negativa para o público externo, gerando uma diminuição da confiança, da credibilidade e piorando o clima organizacional da empresa.  

Tipos de equipe


Agora que já sabemos a importância que as equipes de trabalho possuem dentro do ambiente corporativo, vamos conhecer melhor os tipos de equipes que existem, com as suas características específicas, que acabam contemplando diferentes perfis de negócios ou de necessidades empresariais.

Equipe força tarefa

Você já deve ter ouvido esta palavra em algum lugar, sendo usada para mostrar que era preciso uma força tarefa para resolver algum problema emergencial, alguma crise ou algo mais sério. 

Esta é realmente a função de uma equipe de força tarefa: solucionar problemas ou situações urgentes que uma empresa está passando naquele momento.

Nesse caso, uma equipe de trabalho é criada, com os melhores colaboradores em cada setor, com perfis muito similares: talentosos, que sabem encontrar soluções, que tenham conhecimentos abrangentes e que sejam muito proativos.

O objetivo de uma equipe de força tarefa é encontrar as melhores soluções para a resolução de problemas e de crises, de preferência que sejam encontradas em um curto espaço de tempo.

Equipe de projetos

Este é um dos tipos de equipes mais comuns e estratégicas dentro de uma empresa. Consiste em criar uma equipe para gerenciar novos projetos, serviços, produtos ou ações de uma empresa. 

Neste tipo de equipe é importante que os colaboradores saiam de diversos setores, com conhecimentos abrangentes e que saibam administrar o trabalho no projeto específico com as atividades normais que ele desenvolve na empresa.

A equipe de projetos normalmente é constituída para trabalhar em todas as fases estratégicas e após a conclusão do projeto ela se desfaz.

Como o modelo requer muita organização e disciplina, é necessário que a equipe de projetos se reúna periodicamente, para que haja discussões sobre os pontos mais importantes do projeto.

Neste modelo os participantes acabam tendo uma dupla jornada colaborativa e acabam respondendo tanto para o gestor do setor que ele normalmente trabalha quanto para o líder do projeto em que ele se encontra. Nesse caso há necessidade que os colaboradores tenham mínima experiência para fazer com que esta dinâmica funcione e dê resultados para a empresa.

Equipe funcional

Esta é certamente o modelo de equipe de trabalho mais comum em empresas, porque a sua dinâmica consiste basicamente em um grupo de colaboradores com as mesmas funções e a mesma hierarquia sendo liderados por um gestor em prol de um objetivo corporativo.

Nesse modelo o líder tende a ser o centralizador das decisões, mas nada impede que ele promova uma abertura para seus colaboradores, dando oportunidade para que haja uma gestão um pouco mais compartilhada ou coletiva.

Esse é um modelo que é muito empregado em empresas com uma estrutura mais padronizada e rigorosa, com setores administrativos, de RH, financeiros. Nesse aspecto, possuir equipes de trabalho fixas com objetivos definidos e com uma liderança é o mais adequado e o que gera melhores resultados.

Como vimos, esse é um tipo de equipe que foca muito no trabalho do gestor, mas ele não deve ser muito autocrático, pois a tendência nesses casos é que o trabalho não aconteça de modo fluído. 

É importante que o líder entenda o sentido de parceria e que engaje a sua equipe de forma positiva e produtiva, para que juntos proporcionem bons resultados para a empresa.

Equipe interfuncional

No modelo de equipe interfuncional o caráter multidisciplinar dos colaboradores é destacável, já que eles acabam desempenhando funções distintas uns dos outros. 

O objetivo principal da equipe interfuncional é criar um ambiente que proporcione maior eficiência na solução de problemas e na busca por melhores soluções estratégicas para as diversas demandas da empresa ao longo do tempo.

Nesse sentido você incorpora na equipe os colaboradores de diversas áreas da empresa, que representam seus setores e que compartilham seus conhecimentos com os outros membros para buscar soluções cada vez mais criativas, inteligentes, eficazes e abrangentes.

O trabalho coletivo e colaborativo é essencial para uma equipe interfuncional que dá resultados positivos para um negócio. 

Podemos exemplificar este tipo de equipe com o trabalho de vendas de uma empresa, que cria uma equipe formada por representantes das áreas de vendas, de produção, de marketing e juntas eles decidem buscar soluções para as demandas futuras.  

Equipe autogerida

Existe um modelo de equipe que dispensa a figura central do gestor e líder, porém demanda uma capacidade muito maior da equipe em trabalhar em conjunto. Estamos falando da equipe autogerida.

Nesse tipo os colaboradores possuem a mesma hierarquia e são responsáveis conjuntamente pela tomada de decisões, podendo cada um deles de forma autônoma responder pelas soluções encontradas.

É modelo que exige capacidade, disciplina, dedicação, respeito e autogerenciamento. São os próprios colaboradores que definem seus trabalhos e o que esperam de resultados.

Não é preciso complementar que além dessas características necessárias, é preciso que haja uma relação mútua de confiança e união entre todos os membros da equipe, pois somente assim que este modelo tem condições de ser bem sucedido em um ambiente corporativo.

Equipe para solução de problemas

Pelo nome podemos achar que uma equipe de solução de problemas se assemelha a de uma força tarefa, correto?

A questão é o tom imediatista e de urgência, que nesse modelo não existe.

A equipe de solução de problemas é formada por colaboradores com visão estratégica e que buscam construir soluções que vão aperfeiçoar todos os setores e demandas de uma empresa.

Nesse tipo os colaboradores sugerem estratégias e ações para determinadas situações, mas não participam necessariamente de suas execuções, pois suas funções são mais de consultoria.

Este tipo de equipe é mais adequado para empresas que desejam aperfeiçoar um setor específico, ou buscar melhorias nos processos. Desta forma, a equipe vai trabalhar em cima de todas as situações que demandam melhorias e vão traçar estratégias para que sejam executadas no melhor momento.

É preciso que os membros da equipe de solução de problemas tenham uma visão abrangente e sistêmica da empresa, já que é um trabalho estratégico, que funciona a médio e longo prazo.

No final de um trabalho de solução de problemas a equipe entrega todas as sugestões para os responsáveis começarem o processo de execução.       

Conclusão

Vimos aqui como é essencial para uma empresa ser bem sucedida no mercado possuir equipes capacitadas e estratégicas para as mais diferentes necessidades que elas possam demandar ao longo do tempo.

Independente do tipo de equipe de trabalho é importante que sempre haja um planejamento, organização e principalmente, boas escolhas para o preenchimento de cada equipe de trabalho.

Você já participou de alguma equipe de trabalho? Nos conte a sua experiência.

Leia outros conteúdos como este em nosso blog.


Compartilhe:

Posts Relacionados

Ver Categoria >
Banner EDEX

Neste artigo vamos mostrar uma lista completa com as mais comuns equipes de trabalho. Vamos também entender a importância e os benefícios que elas proporcionam para o universo corporativo.

tipos de equipe

24/01/2023

https://www.trecsson.com.br/files/blog/bannerdesktoptrecsson_0908167257.png

https://www.trecsson.com.br/blog/lideranca-e-pessoas/tipos-de-equipe